avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Comores (País perseguido 50/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Comores? 

Os cristãos em Comores não podem compartilhar a fé livremente em público. Se o fizerem, enfrentam consequências legais. Em algumas partes do país, grupos extremistas ameaçam os cristãos com violência. O proselitismo para qualquer religião, exceto o islã, é ilegal e os convertidos ao cristianismo podem ser processados. Os cristãos ex-muçulmanos enfrentam as dificuldades mais graves. Frequentemente, são pressionados a manter a fé privada – não lhes restando outra opção a não ser viver a vida cristã em segredo. 

Quênia (País perseguido 49/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Quênia? 

No Quênia, o cristianismo é a religião majoritária, mas isso não impediu a propagação da perseguição. Particularmente, cristãos de origem muçulmana nas regiões nordeste e costeira vivem sob constante ameaça de ataque – mesmo dofamiliares mais próximos. Nossa pesquisa revelou que os cristãos foram atacados e forçados a fugir das aldeias, e o grupo extremista islâmico Al-Shabaab se infiltrou na população local para monitorar as atividades dos cristãos nessas áreas.   

Kuwait (País perseguido 48/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Kuwait? 

No Kuwait, cristãos expatriados são relativamente livres para adorar informalmente. No entanto, os lugares existentes registrados para adoração são muito pequenos para o número de pessoas reunidas, e isso pode levar à tensão entre diferentes grupos cristãos. Além disso, é extremamente difícil obter uma propriedade para se reunir para os cultos 

Indonésia (País perseguido 47/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Indonésia? 

Na Indonésia, a situação dos cristãos vem se deteriorando nos últimos anos, com a sociedade indonésia assumindo um caráter islâmico mais conservador. Cristãos que cresceram em um lar muçulmano muitas vezes experimentam perseguição da família. No entanto, a intensidade da perseguição varia de acordo com a família e o local onde os cristãos vivem. Em muitas casas, as famílias abusam verbalmente dos familiares cristãos e os isolam por causa da fé. Apenas uma pequena porcentagem de convertidos enfrenta violência física por causa da fé cristã.  

Malásia (País perseguido 46/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Malásia? 

Na Malásia, o governo e grupos religiosos monitoram igrejas, e é ilegal compartilhar o evangelho com muçulmanos malaios. Convertidos do islamismo ao cristianismo experimentam a maior perseguição, já que todos os malaios étnicos devem ser muçulmanos. Esses cristãos são frequentemente forçados a esconder a fé e se encontrar em segredo. Se descobertos, eles podem enfrentar o divórcio do cônjuge, a rejeição da família – ou até mesmo correr o risco de serem enviados para um campo de reeducação.   

Moçambique (País perseguido 45/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Moçambique? 

Os ataques de extremistas islâmicos e a presença de cartéis de drogas em algumas áreas contribuíram para o aumento da perseguição em Moçambique. Os cristãos enfrentam extrema violência na parte norte do país e foram forçados a fugir de suas casas. Extremistas islâmicos saquearam e destruíram muitos locais cristãos de adoração, escolas cristãs e empresas de cristãos.   

Omã (País perseguido 44/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Omã? 

Em Omã, todos os cidadãos omanis são considerados muçulmanos. O islã é a religião do Estado, e a legislação é baseada principalmente na lei islâmica. Embora os tribunais civis tenham sido estabelecidos há mais de 20 anos, o sistema legal ainda pressupõe que todos os cidadãos são muçulmanos e toma decisões legais sob essa suposição.   

Butão (País perseguido 43/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Butão? 

No Butão, o governo pressupõe que todos os cidadãos são budistas. Qualquer um que se converta ao cristianismo é observado com desconfiança, e, geralmente são feitos esforços para levá-lo de volta à antiga religião. Líderes religiosos, a comunidade local e a família frequentemente cooperam com isso.   

Camarões (País perseguido 42/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Camarões? 

O grupo extremista islâmico Boko Haram está ativo no Norte de Camarões e criou um ambiente hostil para os cristãos. Cristãos foram sequestrados e mortos, e igrejas foram alvo de ataques. Como o governo está frequentemente focado em outros lugares, é dada uma abertura para o Boko Haram expandir e continuar os ataques que visam os cristãos.   

Cazaquistão (País perseguido 41/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Cazaquistão? 

A perseguição no Cazaquistão não mudou muito ao longo dos anos. A legislação, que remonta a setembro de 2011restringe a capacidade de adorar livremente. O governo do Cazaquistão aumentou o controle sobre a expressão religiosa no país, o que significa aumento da vigilância, incursões em reuniões e prisões na igreja. O governo usa a ameaça do islã militante para restringir mais liberdades.   

República Democrática do Congo (País perseguido 40/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na República Democrática do Congo? 

O grupo extremista islâmico Aliança das Forças Democráticas (ADF-NALU) é responsável pela perseguição aos cristãos na parte oriental do país, atacando cristãos e igrejas. Os ataques da ADF e de outros grupos militantes na República Democrática do Congo (RDC) são o motivo pelo qual a violência é um grande risco para a população cristã e igrejas nas regiões onde os militantes estão ativos. A violência resultou em mais de um milhão de deslocados internos. Além disso, os seguidores de Jesus correm o risco de serem sequestrados e terem as casas destruídas.   

Brunei (País Perseguido 39/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Brunei? 

Em Brunei, deixar o islã por outra religião é ilegal – então os convertidos do islã que seguem Jesus encontram perseguição significativa de fontes locais e nacionais. Os cristãos ex-muçulmanos podem ser renegados pela família e forçados a se divorciar do cônjuge e deixar a casa da família. Cristãos ex-muçulmanos casados também perdem a custódia dos filhos. 

Jordânia (País perseguido 38/2021)



Como é a perseguição aos cristãos na Jordânia? 

Em comparação com os cristãos que vivem em outros países do Oriente Médio, a maioria dos cristãos na Jordânia vive uma vida segura e estável e desfruta de um nível relativamente alto de liberdade religiosa. O rei Abdullah II e seu governo parecem tolerar e, até certo ponto, apoiar igrejas reconhecidas. A maioria dos cristãos na Jordânia pertence a igrejas ortodoxas ou católicas romanas. 

México (País Perseguido 37/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no México? 

A presença cada vez maior de grupos criminosos e sua luta pelo controle territorial criam um ambiente em que os cristãos – e principalmente os líderes – enfrentam o risco constante de serem alvo de violência no México. Os cristãos são vistos como uma ameaça às atividades criminosas porque se opõem à corrupção e ao uso de drogas ou porque rejeitam explicitamente quaisquer demandas ou solicitações de organizações criminosas. Os cristãos que falam abertamente sobre a esperança em Jesus em face do tráfico de drogas e da violência são frequentemente alvo de gangues, que buscam remover qualquer obstáculo na busca pelo controle. 

Etiópia (País perseguido 36/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Etiópia? 

Na Etiópia, a perseguição geralmente depende do tipo de cristão que se é ou de onde mora. Por causa do relacionamento especial do governo com a Igreja Ortodoxa Etíope, outras denominações – especialmente protestantes evangélicos e pentecostais – são perseguidas pelo Estado e pela Igreja Ortodoxa. Os cristãos que mudam de denominação e deixam a Igreja Ortodoxa estão sujeitos à pressão da família e da comunidade e podem enfrentar maus-tratos significativos. Além disso, as igrejas podem ser impedidas de realizar reuniões religiosas. 

República Centro-Africana (País perseguido 35/2021)

 


Como é a perseguição aos cristãos na República Centro-Africana? 

A República Centro-Africana tem enfrentado conflitos e combates quase constantes desde 2013. Grande parte do país é ocupada por vários grupos de milícias armadas, que são responsáveis por uma série de abusos dos direitos humanos. Muitos desses grupos – sejam extremistas islâmicos ou não – visam especificamente os cristãos, de modo que a vida é constantemente incerta para os cristãos nas áreas sob controle de milícias. 

Nepal (País perseguido 34/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Nepal? 

No Nepal, os convertidos do hinduísmo são colocados sob maior pressão; eles são vistos como desviando da fé dos antepassados, e, portanto, rompendo com a cultura e a identidade nacional. Cristãos ex-hindus – e membros de igrejas protestantes – sofrem pressão da família, amigos, comunidade e autoridades locais. Igrejas católicas romanas, bem como igrejas que mais estrangeiros frequentam, muitas vezes têm menos problemas.  

Tajiquistão (País perseguido 33/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Tajiquistão? 

No Tajiquistão, o governo pressiona fortemente todos os grupos religiosos considerados desviadosestreitando e aplicando rigorosamente as leis existentes. Todas as atividades religiosas devem ser aprovadas pelo governo, e é comum que igrejas – particularmente protestantes – sejam invadidas pelas autoridades. Líderes da igreja e cristãos podem ser detidos se forem encontrados com materiais cristãos que não foram aprovados pelo governo. O país também tem uma lei especificamente voltada para o trabalho religioso entre os jovens, deixando os cristãos inseguros sobre o que estão legalmente autorizados a dizer aos jovens cristãos. 

Burkina Faso (País perseguido 32/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Burkina Faso? 

Depois de um 2019 brutal, quando os cristãos foram alvo dataques e assassinatos por militantes, houve menos ataques violentos de grande escala em 2020. No entanto, a violência continuou, apenas não tão visivelmente.  

Bangladesh (País perseguido 31/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Bangladesh? 

Os cristãos em Bangladesh enfrentam a maior pressão na comunidade  e na vida privada. A sociedade de Bangladesh está crescendo cada vez mais islâmica, com o governo fazendo mais para apaziguar as preocupações dos extremistas islâmicos, que pressionam todos os grupos de cristãos. Igrejas evangélicas, muitas delas pentecostaisque trabalham entre a maioria muçulmana, enfrentam a maior perseguição. Mas mesmo igrejas históricas, como a Igreja Católica Romana, são cada vez mais confrontadas com ataques e ameaças de morte.

Colômbia (País perseguido 30/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Colômbia? 

Na Colômbia, um país majoritariamente cristão, a perseguição é localizada – e violenta. Líderes da igreja são ameaçados, assediados, extorquidos e até assassinados como resultado da violência cometida por guerrilheiros e outros grupos criminosos, especialmente nas áreas mais remotas do país. Na maioria dos casos, essa violência é resultado direto de cristãos denunciarem a corrupção e a violência, trabalharem pela defesa dos direitos humanos e ambientais, servirem entre os jovens e buscarem a paz e a justiça – tudo o que coloca em risco as atividades ilegais dos grupos criminosos. Os cristãos são vistos como impedimento para o recrutamento forçado de pessoas, especialmente jovens, para grupos rebeldes e para o tráfico de drogas e o crime organizado. 

Catar (País perseguido 29/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Catar? 

A vida dos cristãos no Catar pode parecer muito diferente dependendo do tipo de cristão que se é. Existem duas categorias gerais: cristãos estrangeiros, a maioria dos quais são trabalhadores migrantes, e cristãos ex-muçulmanos. 

Mali (País perseguido 28/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Mali? 

Quando grupos extremistas islâmicos assumiram o controle da parte norte do país em 2012, igrejas foram incendiadas e cristãos foram forçados a fugir. O deslocamento que aconteceu ainda afeta os cristãos que perderam as casas e cujas igrejas foram destruídas. Embora alguns cristãos e congregações tenham retornado ao Norte sob proteção policial, eles ainda vivem sob a ameaça de ataque de militantes islâmicos.  

Marrocos (País perseguido 27/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Marrocos? 

A pressão média sobre os cristãos no Marrocos permanece alta. E para os convertidos do islã, a pressão é ainda maior. Eles podem perder os direitos de herança ou até mesmo a custódia dos filhos.  

Tunísia (País perseguido 26/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Tunísia? 

A pressão média sobre os cristãos está em um nível muito alto. Embora todos os aspectos da vida de um cristão envolvam níveis muito altos de pressão, a perseguição é mais alta na família e igreja. Isso é particularmente evidente para os cristãos ex-muçulmanos, porque muitas vezes a nova fé é rejeitada – às vezes violentamente – pela família e comunidade. Além disso, é difícil, se não impossível, que os cristãos ex-muçulmanos vivam a fé abertamente se quiserem evitar pressão e oposição. 

Turquia (País perseguido 25/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Turquia? 

Na Turquia, o nacionalismo religioso é muito forte e está crescendo, colocando enorme pressão sobre os cristãos. Em contraste com os anos anteriores, o governo não só tem como alvo cristãos estrangeiros, mas também baniu os estrangeiros que são casados com cidadãos turcos — e que têm filhos com cidadania turca. A atmosfera de crescente nacionalismo deixa pouco espaço para qualquer um proclamar uma mensagem diferente, e os cristãos precisam tomar muito cuidado em compartilhar a fé com os outros, pois podem despertar suspeitas. 

Argélia (País perseguido 24/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Argélia? 

A maioria dos cristãos na Argélia são ex-muçulmanos. Eles estão mais em risco de perseguição, não apenas da família, mas da comunidade em geral, que inclui líderes étnicos locais e anciãos. Isso pode envolver assédio, espancamentos, ameaças e prisão, bem como pressão para aderir aos costumes islâmicos.   

Turcomenistão (País perseguido 23/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Turcomenistão?

A perseguição aos cristãos neste Estado islâmico repressivo vem em grande parte do governo e da sociedade. O governo impõe muitas restrições à vida da igreja. A menos que as igrejas sejam registradas, os cristãos são altamente suscetíveis a batidas policiais, ameaças, prisões e multas. Mesmo igrejas apostólicas russas ortodoxas e armênias podem ter seus cultos dominicais monitorados. A impressão ou importação de materiais cristãos também é restrita. 

Os cristãos ex-muçulmanoenfrentam intensa pressão da família, amigos e aldeões para negar a fé.  

Laos (País perseguido 22/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Laos?
 

As atividades cristãs são fortemente monitoradas pelas autoridades comunistas, inclusive as de igrejas registradas. Especialmente nas áreas rurais, as igrejas domésticas são forçadas a se reunir em segredo, pois são consideradas ilegais.

Uzbequistão (País perseguido 21/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Uzbequistão? 

Cristãos ex-muçulmanos enfrentam o peso da perseguição no Uzbequistão. Eles enfrentam pressão da família, amigos e comunidades, que os veem como traidores, particularmente em áreas urbanas. Não são permitidas atividades religiosas além de instituições estatais e controladas pelo Estado, e os cristãos que são membros de igrejas não registradas são vistos como ameaça ao governo. Os seguidores de Cristo podem ter as reuniões invadidas e serem presos ou multados por participar em atividades religiosas "ilegais". Os líderes da igreja são especialmente alvos porque as autoridades querem causar medo e ansiedade nas congregações. As igrejas ortodoxas russas são menos suscetíveis à pressão e perseguição porque a maioria dos membros são russos e tendem a não tentar alcançar a população uzbeque.

Mauritânia (País perseguido 20/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Mauritânia? 

O ambiente restritivo na Mauritânia torna impossível que os cristãos se reúnam abertamente. Isso é especialmente verdadeiro para os convertidos do islã, que enfrentam enorme pressão das famílias e comunidades. Na cultura tribal da Mauritânia, deixar o islã não é visto apenas como traição religiosa, mas também como traição à tribo e à família.

Vietnã (País perseguido 19/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Vietnã? 

No Vietnã, o nível de perseguição que um cristão enfrenta depende de sua denominação ou origem. Comunidades cristãs históricas, como os católicos romanos, gozam de uma certa liberdade, embora possam ser presas caso se tornem politicamente ativas. Grandes parcelas de terras de igrejas católicas (por exemplo, escolas ou conventos circundantes) são, às vezes, confiscadas pelo Estado para fins de desenvolvimento.  

Mianmar (País perseguido 18/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Mianmar? 

O nacionalismo religioso é forte em Mianmar e impulsiona grande parte da perseguição aos cristãos. Há uma ênfase crescente no budismo, com exclusão de todas as outras religiões. 

China (País perseguido 17/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na China? 

A igreja na China continua a ter um forte crescimento; entretanto, a vida para os cristãos é tudo, menos simples. A política de sinização da igreja é implementada em todo o país, já que o Partido Comunista depende fortemente da identidade cultural chinesa para permanecer no poder e limita tudo o que percebe como uma ameaça ao seu controle sobre a sociedade. 

Egito (País perseguido 16/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Egito? 

A perseguição aos cristãos no Egito acontece principalmente no nível da comunidade. Os incidentes ocorrem com mais frequência no Alto Egito, parte sul do paísonde os movimentos salafistas exercem uma forte influência nas comunidades rurais devido aos altos níveis de analfabetismo e pobreza. Os incidentes podem variar desde mulheres cristãs sendo assediadas enquanto caminham na rua até comunidades cristãs expulsas de casa por multidões extremistas. 

Maldivas ( País Perseguido 15/2021)


Como é a perseguição aos cristãos nas Maldivas? 

As Maldivas são vistas por muitos como um destino de férias de luxo, mas por trás da beleza dessas ilhas paradisíacas existe um rígido regime islâmico. Essa cadeia de quase 1.200 ilhas tem uma das maiores densidades populacionais do mundo, especialmente em sua ilha principal, Malé. As comunidades unidas e homogêneas vigiam de perto seus membros em busca de qualquer sinal de desvio – o que naturalmente inclui a escolha religiosa. Todos os políticos afirmam implacavelmente que estão mantendo as Maldivas 100% muçulmanas, não deixando espaço para qualquer alternativa. 

Arábia Saudita (País Perseguido 14/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Arábia Saudita? 

A maioria dos cristãos na Arábia Saudita são expatriados, ou seja, são estrangeiros residentes no país. A maioria vem de países de renda baixa e média da Ásia e da África, mas também existem alguns do Ocidente. 

Sudão (País perseguido 13/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Sudão? 

Embora o Sudão tenha dado passos significativos em direção à liberdade religiosa em 2020, os cristãos ex-muçulmanos ainda enfrentam perseguição extrema da família e comunidade. Eles não enfrentam mais a pena de morte por deixar o islã, mas podem ser atacados, condenados ao isolamento ou discriminados de outra forma se a fé for descoberta. Os edifícios da igreja são frequentemente atacados ou mesmo demolidos. 

Síria (País Perseguido 12/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Síria? 

A contínua guerra civil na Síria tornou o país um terreno fértil para a perseguição aos cristãos. A agitação, que estava começando a diminuir, foi exacerbada pela crise econômica causada pela COVID-19. Muitos cristãos ainda estão deslocados internamente ou são refugiados em outros países como resultado de uma década de guerra e do crescente extremismo islâmico. No Norte da Síria, a invasão das forças turcas no final de 2019 causou maior instabilidade e parece ter sido usada por alguns extremistas islâmicos como disfarce para atacar os cristãos. 

Iraque (País Perseguido 11/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Iraque? 

Após anos de violência, uma paz incerta chegou ao Iraque. Mas em 2020, muitos protestos violentos aconteceram e a instabilidade voltou ao paísnesses momentos a perseguição aos cristãos é contínua. 

Índia (Países Perseguidos 10/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Índia? 

Extremistas hindus acreditam que todos os indianos devem seguir o hinduísmo e que no país não deve haver cristãos nem muçulmanos. Eles usam muita violência para atingir esse objetivo, principalmente contra cristãos de origem hindu. Pois são acusados de seguir uma “fé estrangeira” e culpados pela “má sorte” que atinge as comunidades.  

Nigéria (País Perseguido 09/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Nigéria? 

Mais cristãos são assassinados por causa da fé na Nigéria do que em qualquer outro país. Ataques violentos do Boko Haram, pastores de cabra fulanisEstado Islâmico da África Ocidental (ISWAP, da sigla em inglêsgrupo afiliado ao Estado Islâmico) e outros extremistas islâmicos são comuns no Norte e Cinturão Médio do país, e estão se tornando mais presentes nSul. 

Cristãos sequestrados recebem ajuda na Nigéria


No dia 18 de dezembro, a Portas Abertas noticiou que mais de 300 jovens foram libertos na Nigéria, após serem sequestrados por extremistas que se passaram por integrantes do Boko Haram. O sequestro aconteceu na escola de Kankara, estado de Katsina, os garotos foram mantidos em cativeiro por seis dias e a soltura aconteceu após a divulgação de um vídeo.