avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Bangladesh (País perseguido 31/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Bangladesh? 

Os cristãos em Bangladesh enfrentam a maior pressão na comunidade  e na vida privada. A sociedade de Bangladesh está crescendo cada vez mais islâmica, com o governo fazendo mais para apaziguar as preocupações dos extremistas islâmicos, que pressionam todos os grupos de cristãos. Igrejas evangélicas, muitas delas pentecostaisque trabalham entre a maioria muçulmana, enfrentam a maior perseguição. Mas mesmo igrejas históricas, como a Igreja Católica Romana, são cada vez mais confrontadas com ataques e ameaças de morte.

Convertidos de origem muçulmana, hindu, budista ou étnica/tribal enfrentam as restrições mais severas, discriminação e ataques em Bangladesh. Eles frequentemente se reúnem em pequenas igrejas ou grupos secretos devido ao medo de ataques.  

Os cristãos tribais, como os do povo santal, enfrentam dupla vulnerabilidade, por pertencerem a uma minoria étnica e religiosa. Eles também lutam contra questões de grilagem de terras e violência dirigida contra eles. Cristãos entre os rohingya de maioria muçulmana, que fugiram de Mianmar para Bangladesh, também enfrentam assédio e forte pressão da comunidade. No período de pesquisa (1 de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020), eles foram alvo de um ataque violento de grupos extremistas islâmicos nos campos de refugiados 

“Na minha família, meu pai foi o primeiro cristão, então meus irmãos se tornaram cristãos e, depois disso, eu aceitei Jesus Cristo. Eu tinha um pouco de medo de que os aldeões muçulmanos não quisessem fazer nada comigo. [E agora] ninguém quer falar, se comunicar ou se associar conosco.”  

Badol, cristão perseguido em Bangladesh 

  • Dados de Bangladesh
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, opressão islâmica, hostilidade etno-religiosa, nacionalismo religioso
  • Capital: Daca
  • Região: Sul da Ásia
  • Líder: Abdul Hamid
  • Governo: República parlamentarista
  • Religião: Islamismo, hinduísmo, budismo, cristianismo
  • Idioma: Bengali

POPULAÇÃO
169,7 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
903 MIL

O que mudou este ano? 

Em 31º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021, Bangladesh subiu duas posições, principalmente por causa de um ligeiro aumento em muitas áreas de perseguição. Em muitos aspectos da vida cotidiana, a pressão aumentou para os cristãos de Bangladesh, e eles enfrentam discriminação e perseguição. Também houve ataques violentos contra cristãos em 2020. Na primavera, houve um incidente violento contra a pequena comunidade cristã entre os refugiados rohingya que fugiram de Mianmar para Bangladesh. O acesso a melhores relatórios, particularmente de áreas rurais, mostra o aumento da pressão da vida na igreja. Finalmente, em muitas situações, os cristãos foram deixados de fora do auxílio do governo devido à pandemia da COVID-19, muitas vezes enfrentando fome ou graves problemas de saúde. 

Quem persegue os cristãos em Bangladesh? 


Quem é mais vulnerável à perseguição em Bangladesh? 

A região norte de Bangladesh, com o distrito de Chittagong Hill Tracts e suas muitas minorias étnicas, é um ponto negligenciado de perseguição contra os cristãos nas mãos tanto da maioria muçulmana quanto da minoria budista.  

Nos últimos três anos, outro ponto se desenvolveu quando Bangladesh recebeu mais de 700.000 refugiados rohingya da vizinha Mianmar. Bangladesh luta para cuidar deles, com a ajuda da comunidade internacional. Quanto mais tempo os refugiados ficam nos campos, maior o risco de que alguns estejam sujeitos à radicalização islâmica, afetando Bangladesh também. Uma vez que os esforços para voltar para casa têm sido constantemente adiados, esse é um risco real. Os campos também abrigam uma pequena minoria de cristãos rohingya – a maioria convertidos do islã – que estão enfrentando uma pressão crescente sem opções para sair.   

Como as mulheres são perseguidas em Bangladesh? 

Mulheres e meninas são mais vulneráveis à perseguição da família nuclear, família estendida, amigos, vizinhos e comunidade local. Porque mulheres e meninas são principalmente dependentes de homens. Agressão sexual, estupro e casamento forçado são formas comuns de perseguição religiosa. Elas não são apenas abusadas fisicamente, mas também mentalmente. 

Mulheres e meninas também são propensas à discriminação no local de trabalho e nas escolas. Relatos de estupros e assédio sexual, mesmo em escolas governamentais, são cada vez mais comuns, embora esses incidentes sejam subnotificados devido ao estigma social. 

O Relatório Internacional de Liberdade Religiosa de 2018 do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirma que líderes comunitários da aldeia, muitas vezes juntamente com líderes religiosos locais, continuam a usar fátuas (pronunciamento legal islâmico) extrajudiciais para punir indivíduos. Na maioria das vezes são as mulheres que são punidas por transgressões morais, como adultério e outras relações sexuais ilícitas. Isso acontece apesar de ordens governamentais antigas contra a prática. 

Por outro lado, as mulheres estão cada vez mais sendo capacitadas a ingressar no mercado de trabalho e, portanto, gradualmente ganhando mais independência. Além disso, mesmo em um país com leis conjugais muito complicadas, alguns progressos estão sendo feitos para garantir mais proteção às mulheres de todas as religiões. Muçulmanos, hindus e cristãos têm leis separadas sobre casamento, separação e divórcio. 

Como os homens são perseguidos em Bangladesh? 

Um resultado das normas culturais patriarcais em Bangladesh é que os homens geralmente se tornam cristãos primeiro, seguidos por suas famílias. Como líderes dentro da família, homens e meninos muitas vezes enfrentam perseguição primeiro. Além disso, os homens cristãos casados com não cristãs são excluídos de reivindicar a custódia dos filhos, levando à separação dos homens cristãos de seus filhos.  

Homens e meninos estão particularmente sujeitos a todo tipo de violência física, tortura, falsas acusações e prisão por causa dfé. A violência vem de muitas formas – homens cristãos podem ser espancados, presos, monitorados, abusados, ameaçados de morte, encontrar a casa e os bens demolidos ou confiscados, e serem assediados por funcionários do governo local e nacional. 

Como os homens são os principais provedores das famílias bengalis, inclusive em famílias cristãs, perder o emprego por causa da fé afetará toda a família. O mesmo acontece com os donos de lojas que enfrentam boicote da comunidade ao redor. 


Pedidos de oração de Bangladesh 

  • Ore pelos treinamentos para cristãos de diferentes tribos e culturas, que eles sejam equipados para absorver e transmitir o que aprenderam para fortalecer suas comunidades. 
  • Clame pelos cristãos que são discriminados na distribuição de ajuda do governo durante a pandemia de COVID-19 e ciclones. Muitas vezes, os trabalhadores pobres enfrentam perda de renda e fome. Ore para que eles sejam capazes de se recuperar, física e emocionalmente.  
  • Peça a Deus pelo pequeno grupo de cristãos rohingya enquanto eles procuram seguir Jesus nos campos de refugiados em Bangladesh. Ore para que sejam mantidos seguros e andem com Jesus, não importa o que aconteça.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário