avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Malásia (País perseguido 46/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Malásia? 

Na Malásia, o governo e grupos religiosos monitoram igrejas, e é ilegal compartilhar o evangelho com muçulmanos malaios. Convertidos do islamismo ao cristianismo experimentam a maior perseguição, já que todos os malaios étnicos devem ser muçulmanos. Esses cristãos são frequentemente forçados a esconder a fé e se encontrar em segredo. Se descobertos, eles podem enfrentar o divórcio do cônjuge, a rejeição da família – ou até mesmo correr o risco de serem enviados para um campo de reeducação.   

É por isso que para os seguidores de Cristo malaios a pressão é mais extrema nas esferas da vida familiar e comunidade. Quem deixa o islã não está apenas indo contra a Constituição da Malásia, mas também contra a sociedade em geral – o que coloca os cristãos contra os próprios familiares e vizinhos.   

No entanto, além do sequestro de alguns cristãos nos últimos anos, a perseguição raramente tem sido violenta na Malásia. O pastor Joshua Hilmy e sua esposa Ruth estão desaparecidos há mais de três anos, depois que foram sequestrados em sua casa no estado de Selangor. O pastor Raymond Koh foi sequestrado enquanto dirigia em uma estrada movimentada na cidade de Petaling Jaya e está desaparecido desde fevereiro de 2017. Seu paradeiro ainda é desconhecido e, de acordo com as conclusões da Comissão de Direitos Humanos do país, o braço especial da polícia da Malásia estava envolvido no sequestro. 

“Quando era muçulmana, orava cinco vezes por dia durante minha adolescência para agradar meus pais. Lia e recitava o Alcorão e jejuava. Mas eu nunca tinha experimentado nada como [Cristo] antes.” 

Aina, cristã perseguida no Sudeste Asiático 

  • Dados da Malásia
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial
  • Capital: Kuala Lumpur
  • Região: Leste e Sudeste Asiático
  • Líder: Abdullah Sultan Ahmad Shah
  • Governo: Monarquia constitucional
  • Religião: Islamismo, cristianismo, hinduísmo, budismo, confucionismo, taoísmo e outras religiões tradicionais chinesas
  • Idioma: Bahasa malaio, inglês, chinês, tâmil, telugo, malabar, panjabi, tailandês e dialetos

POPULAÇÃO
32,8 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
2,9 MILHÕES


O que mudou este ano? 

Apesar da Malásia ter caído seis posições na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021 em relação à LMP 2020, a realidade da perseguição no país permaneceu praticamente inalterada. Embora houvesse alguma esperança de uma nova abertura na Malásia após as eleições de 2018, em grande medida isso não aconteceu. As esperanças que vieram com o novo governo e o aparente compromisso com mais liberdade religiosa foram substituídas por decepção, e a perseguição contra os seguidores de Jesus não mudou muito.     

Quem persegue os cristãos na Malásia? 


Quem é mais vulnerável à perseguição na Malásia? 

Não há focos de perseguição aos cristãos na Malásia. No entanto, existe um forte trabalho missionário islâmico entre os cristãos na Malásia Oriental – especialmente entre o povo bumiputra. À medida que o número de muçulmanos migrantes cresceu na região, especificamente no estado de Sabah, a afiliação religiosa da área deixou de ser de maioria cristã há vários anos.   

Como as mulheres são perseguidas na Malásia? 

Na Malásia, os direitos legais das mulheres e meninas são minados por disposições que fazem exceções à sharia. Organizações da sociedade civil afirmaram em um relatório da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres de fevereiro de 2018 que as mulheres muçulmanas agora gozam de muito menos direitos no casamento, divórcio, tutela dos filhos e herança do que seus parceiros não muçulmanos. O relatório também afirmou: Outras áreas de discriminação grosseira contra mulheres sob as Leis da Família Islâmica incluem divórcio, poligamia e casamento infantil 

Essas leis abrem caminhos para vulnerabilidade das mulheres que se convertem do islamismo ao cristianismo, sendo a mais prevalente a ameaça de abuso sexual e/ou casamento forçado com um muçulmano. Uma vez que a idade mínima legal para o casamento nas Leis da Família Islâmica (16 anos para mulheres) pode ser reduzida com o consentimento de um juiz da sharia, é possível que crianças se casem. Essa lei pode tornar as meninas que se convertem ao cristianismo muito mais vulneráveis. O governo federal tentou agir contra casamentos infantis, mas encontrou a resistência dos estados federais muçulmanos conservadores. Em alguns casos, jovens cristãs são sequestradas e registradas como muçulmanas.  

Essa é uma tática eficaz porque uma vez que as mulheres cristãs são registradas como muçulmanas, não há mecanismo para reverter isso, mesmo em caso de divórcio. Além disso, todas as crianças nascidas como resultado desse chamado casamento também são legalmente consideradas muçulmanas. Acredita-se que um pequeno número de convertidos tenha fugido ou se escondido para evitar esse tipo de retaliação familiar religiosamente motivada.  

Como os homens são perseguidos na Malásia? 

Apesar da abolição da Lei de Segurança Interna de 1960 (ISA, da sigla em inglês) em 2012, qualquer pessoa suspeita de violar a segurança interna corre o risco de ser interrogada, independentemente de raça ou religião. Esse risco é alto para os cristãos devido ao medo latente de que eles estejam em uma missão para cristianizar a Malásia, uma alegação repetida diversas vezes pelos interessados. Esse risco de interrogatório afeta mais os homens do que as mulheres, já que as mulheres geralmente não são vistas como líderes na sociedade malaia. A perseguição típica que impacta os homens cristãos vem na forma de bullying nas mãos da justiça ou monitoramento por autoridades religiosas.  

Pedidos de oração da Malásia 

  • Ore por cristãos que procuram se encontrar em segredo. Peça a Deus para lhes dar períodos significativos de adoração e comunhão – juntamente com a proteção que eles precisam para se reunir em segurança.   
  • Clame pela liberdade religiosa em toda a Malásia. Hoje, é ilegal compartilhar o evangelho com muçulmanos malaios – e também é ilegal que os muçulmanos malaios se convertam do islamismo para o cristianismo.  
  • Interceda pelos seguidores de Cristo malaios que deixaram o islã e são muitas vezes isolados pelos familiares por escolherem Jesus. Peça a Deus que lhes dê uma graça especial e que eles saibam e sintam que nunca estão sozinhos.   
  • Ore por sabedoria e ousadia para os líderes da igreja enquanto eles lideram o povo em discipulado. Peça a Deus que dê aos cristãos malaios unidade e força para viver a fé em meio a cada provação que enfrentam.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário