avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Argélia (País perseguido 24/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Argélia? 

A maioria dos cristãos na Argélia são ex-muçulmanos. Eles estão mais em risco de perseguição, não apenas da família, mas da comunidade em geral, que inclui líderes étnicos locais e anciãos. Isso pode envolver assédio, espancamentos, ameaças e prisão, bem como pressão para aderir aos costumes islâmicos.   

A pressão também é exercida por funcionários do Estado receptivos aos ensinamentos de professores islâmicos radicais. Eles usam sua influência para limitar as liberdades dos cristãos ex-muçulmanos, inclusive impedindo-os de expressar opiniões em público.  

Aqueles que vivem nas partes rurais e religiosamente mais conservadoras da Argélia – que foram reduto para os insurgentes islâmicos na luta contra o governo na década de 1990 – estão particularmente expostos à pressão e ao perigo.  

As leis que regulam a adoração não muçulmana proíbem qualquer coisa que “abale a fé de um muçulmano”, ou seja, usada como meio de sedução com a intenção de converter um muçulmano a outra religião 

Nos últimos três anos, as autoridades da Argélia se envolveram em uma campanha sistemática contra as igrejas da Igreja Protestante da Argélia (EPA), que viu 13 igrejas fechadas à força pelas autoridades. Outras receberam ordens para cessar todas as atividades.  

“Vemos sinais de um novo avivamento. Os muçulmanos estão vindo até nós; eles estão cansados, e alguns clara e abertamente dizem: ‘Queremos conhecer Cristo’.” 

Muslih, cristão perseguido no Norte da África 

  • Dados da Argélia
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial, opressão do clã
  • Capital: Argel
  • Região: Norte da África
  • Líder: Abdelmadjid Tebboune
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo e judaísmo
  • Idioma: Árabe, francês, bérbere e dialetos

POPULAÇÃO
43,3 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
129 MIL

O que mudou este ano? 

A Argélia caiu sete posições no ranking da Lista Mundial da Perseguição 2021 em relação a 2020. Isso é devido, em grande parte, a uma redução substancial dos incidentes de violência contra os cristãos. No entanto, isso não significa que a perseguição acabou. Por exemplo, em 2019 houve vários fechamentos de igrejas na Argélia. Não houve tantos em 2020, mas as igrejas que foram fechadas permanecem fechadas. Esses fechamentos não estão incluídos no relatório deste ano, mas continuam a afetar a comunidade cristã na Argélia.   


Quem é mais vulnerável à perseguição na Argélia? 

A maioria dos cristãos vive na região da Cabília, no Norte da Argélia. O povo cabila é um grupo étnico bérbere e fala a língua bérbere, em contraste com outros argelinos de ascendência árabe.  

Os cabilas foram discriminados e negligenciados pelo governo argelino por muitos anos. Isso criou um ambiente no qual o cristianismo poderia se desenvolver. No entanto, a pressão do governo e da sociedade sobre a comunidade cristã permanece forte. 

Na parte árabe do país, especialmente no Sul, a vida pode ser dura para os cristãos e o número de igrejas é muito baixo. Militantes islâmicos violentos não têm uma ampla base de apoio entre as pessoas, mas o islã mantém um controle firme sobre o país devido ao crescimento do movimento salafista.  

Como as mulheres são perseguidas na Argélia? 

Apesar da introdução de uma lei em 2016 que pune a violência e o assédio sexual, as mulheres argelinas continuam a ser desfavorecidas na lei e na sociedade. Isso agrava a perseguição vivida pelas mulheres cristãs. 

Converter-se do islamismo ao cristianismo é proibido e um passo muito perigoso. Pode resultar em espancamentos, assédio, ameaças ou até mesmo prisão da família – esse é especialmente o caso das mulheres. Há restrições para uma comunhão significativa com outros, e elas são impedidas de acessar mídia cristã. 

Dado os riscos, muitas mulheres que se convertem ao cristianismo escondem a fé. Mas se forem descobertas, o casamento forçado é uma possibilidade muito real para atraí-las de volta ao islã. Se já casadas, elas provavelmente enfrentarão o divórcio e o direito de criar os filhos será negado. Mulheres despejadas podem acabar na rua por causa de dificuldades financeiras. 

Há uma dificuldade adicional na esfera pública para as mulheres cristãs. Elas podem enfrentar intimidação no local de trabalho ou na educação, ou perder o emprego. O não uso do véu pode levar ao assédio. Elas também são vulneráveis a agressões sexuais e ameaças de morte.   

Como os homens são perseguidos na Argélia? 

Homens que seguem Jesus passam regularmente por dificuldades financeiras causadas pelo assédio no local de trabalho e pela perda de emprego. Isso pode ser devastador para as famílias que dependem da renda do homem para colocar comida na mesa.  

Homens ex-muçulmanos são particularmente vulneráveis à perseguição. Eles podem enfrentar exclusão não apenas da família, mas também da comunidade em geral, e até mesmo serem forçados a sair da própria casa. Nos protestos pacíficos contra o fechamento de igrejas em 2020, a maioria dos protestantes eram homens que foram detidos.   

Pedidos de oração da Argélia 

  • Ore para que todas as igrejas recentemente fechadas sejam reabertas, e a lei de 2006 que regulamenta a adoração seja revogada.  
  • Peça que os ex-muçulmanos que assumiram o custo para seguir Jesus tenham acesso a uma comunidade de cristãos para apoiá-los e edificá-los. 
  • Clame pelo estabelecimento de relações estratégicas entre cristãos e líderes locais de influência, o que inspirará maior respeito entre as comunidades em relação ao cristianismo.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário