avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Moçambique (País perseguido 45/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Moçambique? 

Os ataques de extremistas islâmicos e a presença de cartéis de drogas em algumas áreas contribuíram para o aumento da perseguição em Moçambique. Os cristãos enfrentam extrema violência na parte norte do país e foram forçados a fugir de suas casas. Extremistas islâmicos saquearam e destruíram muitos locais cristãos de adoração, escolas cristãs e empresas de cristãos.   

Na parte norte do país, onde os muçulmanos são a maioria, os convertidos enfrentam extrema pressão para renunciar à fé. Se eles se recusarem, geralmente serão evitados. Em abril de 2020um grupo jihadista com possíveis laços com o Estado Islâmico matou 52 pessoas, incendiou igrejas e instituições e atacou aldeias.  

“A menos que o governo trabalhe para controlar a situação, a violência contínua pode corroer a harmonia religiosa que existe hoje entre o povo de Moçambique.

Jo Newhouse (pseudônimo), porta-voz das operações da Portas Abertas na África Subsaariana 

  • Dados de Moçambique
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime organizado
  • Capital: Maputo
  • Região: Sul e Leste da África
  • Líder: Filipe Jacinto Nyusi
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Cristianismo, islamismo
  • Idioma: Macua, português, inglês, tsonga, nianja, sena, iomwe, chuabo, cindau e xítsua

POPULAÇÃO
32,3 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
17,4 MILHÕES


O que mudou este ano? 

Moçambique entrou no Top50 da Lista Mundial da Perseguição pela primeira vez. Nos últimos anos, ataques de extremistas islâmicos tiraram a vida de muitos cristãos e grupos radicais queimaram igrejas e escolas. Dezenas de milhares de pessoas fugiram da parte norte do país. O exército moçambicano se retirou de importantes locais estratégicos, de modo que um fenômeno de perseguição que se limitava a uma parte menor do país se expandiu no último ano. Além disso, a presença de cartéis de drogas em algumas áreas dificulta a vida dos cristãos – especialmente dos jovens da igreja.  

Quem persegue os cristãos em Moçambique? 


Quem é mais vulnerável à perseguição em Moçambique? 

No geral, o país tem liberdade religiosa limitada. No entanto, a perseguição aos cristãos é mais severa no norte da província de Cabo Delgado devido aos extremistas afiliados ao Estado Islâmico que realizam ataques violentos lá. 

Como as mulheres são perseguidas em Moçambique? 

De acordo com fontes locais, as formas mais comuns de perseguição que afetam mulheres e meninas cristãs no país são assédio sexual, estupro – atribuído à incursão de militantes islâmicos – e casamento forçado. Muitas famílias muçulmanas que vivem em Moçambique forçam mulheres suspeitas de se converterem ao cristianismo ao casamento com um homem muçulmano, para garantir que não se envolvam em atividades cristãs. 

Como os homens são perseguidos em Moçambique? 

Segundo especialistas do país, a opressão islâmica é a fonte mais comum de perseguição aos cristãos em Moçambique. Um deles compartilhou que ataques direcionados a propriedades governamentais e cristãs tornaram-se comuns na província onde os jihadistas estão ativos. É relatado que homens e meninos cristãos foram mortos nesses ataques, deixando as famílias economicamente incapacitadas.  

Pedidos de oração de Moçambique 

  • Clame pelos cristãos que perderam entes queridos e sobreviveram aos ataques jihadistas na região norte de Moçambique. Peça a Deus que lhes dê conforto, paz e poder para perdoar os perseguidores.  
  • Interceda por mais proteção e que a atual variedade de extremistas islâmicos seja derrubada antes que eles cresçam e se expandam, potencialmente causando maior violência e perseguição em todo o país.  
  • Ore para que o Senhor fortaleça a igreja em Moçambique e lhe dê unidade diante das ameaças extremistas islâmicas. Peça a Deus para dar coragem aos cristãos para continuarem se encontrando e crescendo na fé.  
  • Peça por sabedoria e discernimento para pastores e líderes da igreja para pastorear o povo de Deus e prepará-lo para qualquer perseguição – para que estejam prontos para se manterem fortes.    
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário