avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

República Democrática do Congo (País perseguido 40/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na República Democrática do Congo? 

O grupo extremista islâmico Aliança das Forças Democráticas (ADF-NALU) é responsável pela perseguição aos cristãos na parte oriental do país, atacando cristãos e igrejas. Os ataques da ADF e de outros grupos militantes na República Democrática do Congo (RDC) são o motivo pelo qual a violência é um grande risco para a população cristã e igrejas nas regiões onde os militantes estão ativos. A violência resultou em mais de um milhão de deslocados internos. Além disso, os seguidores de Jesus correm o risco de serem sequestrados e terem as casas destruídas.   

Os convertidos, tanto do islã quanto de religiões tribais, enfrentam pressão para participar de atividades religiosas e cerimônias não cristãs. O presidente anterior da RDC permaneceu ilegalmente no cargo anos após o mandato terminar. Representantes da Igreja Católica, que pediram publicamente ao governo que cumprisse os prazos eleitorais determinados pela Constituição, relataram ter enfrentado assédio verbal e interferência. 

“Era noite. Ouvimos tiros por toda parte, então fugimos... não levamos nada conosco. [Nós] vivemos aqui ao ar livre. Sem camas, sob a chuva e o sol. É muito difícil. Com todo esse sofrimento, só me lembro do que meu marido costumava dizer... Digo a mim mesma que Deus está no controle. Ele enxugará minhas lágrimas. Meu marido me ensinou a ler a palavra de Deus, o Senhor me diz para agradecer em todas as situações, e é isso que eu faço, isso me ajuda.” 

Mama Teseli, cristã perseguida na República Democrática do Congo 

  • Dados da República Democrática do Congo
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, corrupção e crime organizado, hostilidade etno-religiosa, paranoia ditatorial
  • Capital: Kinshasa
  • Região: Oeste Africano
  • Líder: Felix Tshisekedi
  • Governo: República semipresidencialista
  • Religião: Cristianismo, islamismo, religiões indígenas africanas
  • Idioma: Francês, lingala, kingwana, congo, tshiluba

POPULAÇÃO
89,5 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
85,1 MILHÕES

O que mudou este ano? 

A República Democrática do Congo não estava no Top50 da Lista Mundial da Perseguição no ano passado. Sua ascensão acentuada reflete a violência extrema infligida à comunidade cristã no país. Em algumas partes do território, os cristãos estão sob risco constante de violência brutal, o que elevou a classificação da RDC na Lista Mundial da Perseguição 2021.   

Quem persegue os cristãos na República Democrática do Congo? 


Quem é mais vulnerável à perseguição na República Democrática do Congo? 

Extremistas islâmicos são particularmente ativos na parte oriental do país. Todos os cristãos estão em risco nessas áreas. Além disso, os cristãos que se convertem do islã ou de religiões tradicionais (ou religiões que combinam elementos do cristianismo e do animismo) podem enfrentar pressão social, familiar e comunitária pela fé. 

Como as mulheres são perseguidas na República Democrática do Congo? 

As mulheres cristãs congolesas estão vulneráveis a sequestro, estupro, tortura sexual e trabalho forçado. Mulheres cristãs podem ser casadas, engravidadaou divorciadas à força. Esses casamentos forçados são frequentemente casamentos precoces, conforme relatos de que homens muçulmanos idosos geralmente preferem jovens meninas cristãs.  

Certos grupos terroristas buscam a islamização por meios violentos, casando mulheres sequestradas à força com líderes de milícias. As jovens são recrutadas por meios não violentos, inclusive por meio da sedução direcionada por jovens muçulmanos.  

Devido à vergonha da violência sexual, mulheres e meninas cristãs podem enfrentar isolamento e rejeição das famílias e comunidades após um ataque. Na cultura local, acredita-se que o estupro causa contaminação física e mental – uma crença que faz com que alguns maridos rejeitem completamente as esposas. 

Como os homens são perseguidos na República Democrática do Congo? 

Os cristãos congoleses enfrentam formas violentas e extremas de perseguição, incluindo mutilação, sequestro, recrutamento forçado por grupos de milícias, trabalho forçado e assassinatos brutais. Para escapar dos sequestradores, os homens podem ser forçados a pagar resgates altos; essevalores paralisam famílias já em dificuldades, sentenciando-as a viver os próximos anos na pobreza. Homens cristãos enfrentam discriminação no local de trabalho e, em alguns casos, a oportunidade de trabalhar é negada. O tratamento dos homens cristãos dessa forma também serve para enfraquecer as famílias e a igreja. 

Pedidos de oração da República Democrática do Congo 
  • Ataques de extremistas islâmicos trouxeram grande sofrimento à população em geral, incluindo um grande número de cristãos. A vida das pessoas foi totalmente interrompida ao enfrentarem a morte de entes queridos, serem arrancadas de suas casas e terem os meios de subsistência destruídosOre pela abundante graça do Senhor à igreja nesta área enquanto procura ministrar a esperança de Cristo nessas circunstâncias. É difícil fornecer até mesmo as necessidades mais básicas. Por favor, clame pela provisão, força e esperança do Senhor.  
  • Interceda para que aqueles que enfrentaram perda de entes queridos experimentem o conforto do Senhor. Peça para que os sequestrados sejam libertos e voltem em segurança. Ore por estratégias mais eficazes e bem sucedidas para operações militares destinadas a remover a ADF e outras milícias violentas de seus redutos.  
  • Peça para que Deus toque os corações dos militantes da ADF. Clame para que ele os tire da violência e eles vejam a verdadeira face do Príncipe da Paz.   
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário