avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Uzbequistão (País perseguido 21/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Uzbequistão? 

Cristãos ex-muçulmanos enfrentam o peso da perseguição no Uzbequistão. Eles enfrentam pressão da família, amigos e comunidades, que os veem como traidores, particularmente em áreas urbanas. Não são permitidas atividades religiosas além de instituições estatais e controladas pelo Estado, e os cristãos que são membros de igrejas não registradas são vistos como ameaça ao governo. Os seguidores de Cristo podem ter as reuniões invadidas e serem presos ou multados por participar em atividades religiosas "ilegais". Os líderes da igreja são especialmente alvos porque as autoridades querem causar medo e ansiedade nas congregações. As igrejas ortodoxas russas são menos suscetíveis à pressão e perseguição porque a maioria dos membros são russos e tendem a não tentar alcançar a população uzbeque.

“Depois da minha conversão ao cristianismo, meu irmão não queria ter nada a ver comigo. Meu pai, minha irmã e outros membros da família moravam na mesma aldeia. Quando os visitei, tentei visitar meu irmão. Mais de uma vez, ele ficou muito zangado assim que me viu, e disse: ‘Vá embora, o que você está fazendo aqui? Eu não quero nada com você!’. Durante 20 anos não tivemos contato um com outro.”  

Aziz, cristão perseguido na Ásia Central  

  • Dados do Uzbequistão
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial e opressão islâmica
  • Capital: Tashkent
  • Região: Ásia Central
  • Líder: Shavkat Mirziyoyev
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo
  • Idioma: Uzbeque, russo, tajique

POPULAÇÃO
33,2 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
345 MIL

O que mudou este ano? 

Embora o Uzbequistão tenha caído três posições no ranking da Lista Mundial da Perseguição 2021 em comparação com o ano anterior, a vida como cristão no país continua sendo extremamente desafiadora. Os cristãos continuam a enfrentar enorme pressão da família e comunidade, e a imposição de restrições governamentais afeta muito a vida e o testemunho da igreja. No entanto, houve menos relatos de incidentes violentos em comparação com o ano anterior 

Ainda não está claro se o presidente Mirziyoyev, que chegou ao poder em 2016 após a morte do líder de longa data Islam Karimov, trará qualquer mudança política que afetará os cristãos.   

Quem persegue os cristãos no Uzbequistão? 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Uzbequistão são: paranoia ditatorial e opressão islâmica. 

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Uzbequistão são: oficiais do governo, partidos políticos, cidadãos e quadrilhasparentes, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos. 

Quem é mais vulnerável à perseguição no Uzbequistão? 

A decisão de deixar o islã e seguir Jesus pode custar caro, abrindo caminho para assédio e intimidação da família, amigos e comunidade local. O risco é maior para muitas mulheres que, dadas as expectativas sociais em torno da submissão, não estão efetivamente autorizadas a escolher a própria religião. Os líderes da igreja também são alvo de perseguição; eles podem ser multados, detidos ou colocados em prisão domiciliar pelo envolvimento em atividades cristãs. 

Como as mulheres são perseguidas no Uzbequistão? 

A cultura islâmica tradicional coloca as mulheres em completa submissão aos pais, ou, se casadas, ao marido. Consequentemente, as mulheres não são livres para escolher a própria religião, e isso pode colocá-las em grave perigo.  

A prisão domiciliar é uma forma comum e socialmente aceita de pressionar as mulheres cristãs a retornarem ao islã, enquanto aquelas de origens conservadoras podem enfrentar sequestro ou casamento forçado. É comum que mulheres que se tornam cristãs depois de se casarem sejam forçadas a se divorciar e tenham as posses negadas. Em casos extremos, a esposa é forçada a fugir de casa. 

Abuso verbal, físico, psicológico e sexual contra mulheres e meninas cristãs é comum. Há ainda mais risco para as de áreas rurais que são inteiramente dependentes financeiramente dos pais ou maridos 

Como os homens são perseguidos no Uzbequistão? 

Fora da igreja, homens cristãos podem ser negligenciados para promoção no trabalho, e os empresários que seguem Jesus podem enfrentar intensa vigilância das autoridades e obstrução dos muçulmanos locais. As dificuldades financeiras causadas pela perseguição podem ser devastadoras para as famílias, que dependem dos homens para colocar comida na mesa. 

Os cristãos ex-muçulmanos também são vulneráveis ao abuso no local de trabalho. O serviço militar obrigatório pode expor os cristãos a mais assédio e hostilidade.  

Pedidos de oração do Uzbequistão 

  • Clame para que a nova liderança do presidente Shavkat Mirziyoyev traga mudanças bem-vindas para a população cristã no país. 
  • Peça para que o Espírito Santo encorajeequipe e capacite os cristãos que enfrentam pressão e perseguição. 
  • Ore por proteção contínua e crescimento dos líderes da igreja no Uzbequistão, que podem enfrentar imensa pressão em suas funções 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário