avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Nepal (País perseguido 34/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Nepal? 

No Nepal, os convertidos do hinduísmo são colocados sob maior pressão; eles são vistos como desviando da fé dos antepassados, e, portanto, rompendo com a cultura e a identidade nacional. Cristãos ex-hindus – e membros de igrejas protestantes – sofrem pressão da família, amigos, comunidade e autoridades locais. Igrejas católicas romanas, bem como igrejas que mais estrangeiros frequentam, muitas vezes têm menos problemas.  

O Nepal tem uma grande instabilidade política, impulsionada por lutas governamentais, bem como o constante conflito entre os poderosos vizinhos China e Índia. Extremistas hindus ocasionalmente se aproveitam desse fato atacando cristãos.  

Há também uma lei anticonversão em vigor no Nepal, que tem sido usada para expulsar cidadãos estrangeiros. Essa lei pode ser amplamente aplicada, pois diz que qualquer um que faz com que um indivíduo se converta a uma religião diferente pode ser preso, multado ou deportado. Essa lei tem sido usada para atingir cristãos. Em algumas áreas, os cristãos também foram deixados de fora do auxílio durante a pandemia da COVID-19 que o governo forneceu, reforçando o status como cidadãos de segunda classe. 

“Na minha aldeia eles não permitem que eu busque água, e nós não estamos autorizados a sequer tocar a alça da bomba de água. Muitas vezes, eu ia secretamente à noite buscar água.” 

Bhumika, cristão perseguido no Nepal 

  • Dados de Nepal
  • Tipo de Perseguição: Nacionalismo religioso, opressão do clã
  • Capital: Catmandu
  • Região: Sul da Ásia
  • Líder: Bidhya Devi Bandhari
  • Governo: República parlamentarista
  • Religião: Hinduísmo, budismo, islamismo, kirati, cristianismo
  • Idioma: Nepalês, maithali, bhojpuri, tharu, tamang

POPULAÇÃO
30,2 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
1,3 MILHÃO

O que mudou este ano? 

O Nepal caiu duas posições na Lista Mundial da Perseguição 2021, no entanto, a perseguição aumentou. Mas a perseguição aumentou em todo o mundo, por isso, mesmo assim, o Nepal está em uma posição mais baixa na Lista. A pressão é alta para os cristãos em todas as esferas da vida, particularmente nas esferas da vida privada e nação. Isso mostra como a vida é restritiva para os cristãos ex-hindus, e o quanto as autoridades governantes dificultam a vida dos seguidores de Cristo. 

Quem persegue os cristãos no Nepal? 


Quem é mais vulnerável à perseguição no Nepal? 

Cristãos que se convertem do hinduísmo são mais vulneráveis à perseguição no Nepal. Muitas vezes, é pior em áreas rurais do que em ambientes urbanos. Além disso, todos os cristãos correm risco de acusações sob a lei anticonversão. 

Como as mulheres são perseguidas no Nepal? 

Mulheres e meninas cristãs se convertem ao cristianismo principalmente ao testemunhar cura e milagres na própria vida ou na família mais próxima. No entanto, é perigoso para elas revelarem a fé, por isso elas participam dos cultos da igreja em segredo 

Quando descobertas, muitas vezes são discriminadas por seus pares, socialmente excluídas e severamente espancadas por membros da família. Os familiares próximos das cristãs podem prendê-las. Depois de isoladas, muitas vezes são privadas de necessidades básicas para a sobrevivência, apoio educacional, herança e direitos legais básicos.  

A violência física vem gradualmente após a tortura emocional e mental. Na fase inicial, elas são emocionalmente torturadas pelos familiares próximos (marido, sogros, pais). Gradualmente, a tortura mental e física começa até que, finalmente, elas se tornam párias sociais, colocando-as em uma posição socialmente vulnerável. 

Em raras ocasiões, as famílias fazem arranjos matrimoniais para casar as filhas com homens não cristãos. Há alguns incidentes relatados, inclusive com a família ameaçando de morte. 

Como os homens são perseguidos no Nepal? 

Homens e meninos cristãos novos convertidos são particularmente vulneráveis à tortura física e mental da família e da sociedade. Muitas vezes, eles têm o acesso à herança negado por familiares próximos, os  direitos legais básicos, como certidão de nascimento e cidadania, também são negados por administradores do governo local. Além disso, os cristãos ex-hindus conhecidos enfrentam assédio em locais públicos, como mercados e local de trabalho. 

De acordo com a lei nepalesa, os cidadãos não podem ser barrados em cargos públicos por causa das crenças religiosas. No entanto, os cristãos no serviço público, especialmente nas forças armadas, têm reclamado que, na prática, eles têm promoções negadas por causa da fé. Nas áreas rurais, é relatado que os hindus impedem os cristãos de fazerem parte de fóruns comunitários e outros fóruns públicos. No exército nepalês, posições do governo e polícia, os cristãos são forçados a adorar deuses hindus e observar festivais hindus. Isso inclui comer comida oferecida a ídolos ou colocar pó vermelho na testa durante as festividades hindus. Homens cristãos geralmente migram para novas cidades ou áreas para se estabelecer de novo e evitar a privação econômica. 

Pastores e líderes locais, independentemente da igreja, são os principais alvos de assédio por razões relacionadas à fé. Extremistas hindus concentrarão seus ataques nos líderes da igreja para mostrar exemplo a outros cristãos na área. Eles também atacam os líderes da igreja porque são considerados os principais atores por trás do crescente número de conversões ao cristianismo 

Quando homens e rapazes são severamente espancados e socialmente isolados, eles têm menos oportunidades econômicas para sustentar a família. A maioria dos homens e rapazes são os provedores da família, então essa forma de discriminação significa que toda a família enfrenta problemas econômicos e insegurança social. 

Pedidos de oração do Nepal 

  • Clame para que os cristãos no Nepal tenham sabedoria para compartilhar a fé com segurança, e ousadia para continuar compartilhando o evangelho. Peça que Deus amoleça os corações daqueles que aplicam as restrições ao evangelismo, e que ele os atraia para si mesmo através do corajoso testemunho de nossos irmãos e irmãs. 
  • Clame pelas mulheres cristãs no Nepal, que enfrentam perseguição dos familiares. Muitas são espancadas, ameaçadas, proibidas de ir à igreja, rejeitadas e isoladas. Ore para que, com a força de Deus, essas mulheres continuem fortes na fé, e através delas Deus traga as famílias inteiras para conhecer a graça salvadora de Jesus Cristo. 
  • Ore pelos cristãos que vivem em aldeias muito remotas. É difícil para nossos parceiros locais contatá-los, e quando eles passam por perseguição, pode ser difícil para nossos parceiros alcançá-los rapidamente. Interceda pelos cristãos nessas aldeias, para que Deus os fortaleça e supra as necessidades. 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário