avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Camarões (País perseguido 42/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Camarões? 

O grupo extremista islâmico Boko Haram está ativo no Norte de Camarões e criou um ambiente hostil para os cristãos. Cristãos foram sequestrados e mortos, e igrejas foram alvo de ataques. Como o governo está frequentemente focado em outros lugares, é dada uma abertura para o Boko Haram expandir e continuar os ataques que visam os cristãos.   

Em áreas onde o Boko Haram está ativo, as atividades da igreja foram dificultadas ou perturbadas. Devido ao deslocamento de pessoas, as igrejas não têm sido capazes de funcionar normalmente nessas partes do país. Em outras áreas, liminares de segurança estabeleceram pesadas restrições às atividades da igreja.  

Em Camarões, é muito difícil para os muçulmanos que querem se converter ao cristianismo. Em partes de maioria islâmica, houve um processo de radicalização. Cristãos ex-muçulmanos foram ameaçados quando Bíblias ou outra literatura cristã foram encontradas em sua posse. Eles não são livres para expressar a fé ou crenças cristãs – mesmo para a família próxima – porque isso os expõe ao risco de respostas violentas da comunidade.   

Muitos cristãos ex-muçulmanos enfrentam problemas com comunidades locais em áreas remotas nas regiões do Norte, onde o governo central não é forte o suficiente para manter a paz e a liberdade religiosa – ou para defender essas áreas de ataques de extremistas islâmicos. As mulheres convertidas do islã são frequentemente forçadas a se casar com não cristãos, e as mulheres cristãs históricas enfrentam o perigo de sequestro pelo Boko Haram.  

“Os ataques são incessantes. À noite, vamos para as montanhas dormir e, pela manhã, voltamos para a aldeia para trabalhar. É assim que vivemos agora porque nossas casas não são seguras. Às vezes, podemos ver [o Boko Haram] nos observando das montanhas... possivelmente planejando o próximo ataque. Quando eles atacam, só podemos correr e nos esconder para nossa segurança. Muitos cristãos fugiram da aldeia porque não podemos prever quando será o próximo ataque.”  

Samuel, cristão perseguido em Camarões  

  • Dados de Camarões
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado, hostilidade etno-religiosa, protecionismo denominacional
  • Capital: Yaoundé
  • Região: Oeste Africano
  • Líder: Paul Biya
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Cristianismo, islamismo e animismo
  • Idioma: Inglês, francês, grupos linguísticos africanos

POPULAÇÃO
25,9 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
15,9 MILHÕES

O que mudou este ano? 

Camarões subiu seis posições na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021, comparado com a LMP 2020. A perseguição aumentou em quase todas as esferas da vida para os seguidores de Jesus em Camarões, e a violência também aumentou. É uma tendência preocupante para essa nação da África Subsaariana.   

Quem persegue os cristãos em Camarões? 


 

Quem é mais vulnerável à perseguição em Camarões? 

É difícil que qualquer governo forte e estável – e a segurança que ele fornece – se estabeleça e desenvolva em Camarões. Os cristãos enfrentam violência por causa da fé no extremo Norte, onde o Boko Haram continua a organizar ataques; uma insurgência está crescendo nas regiões noroeste e sudoeste. Além disso, os convertidos do islã são alvos particulares em suas comunidades.  

Como as mulheres são perseguidas em Camarões? 

As mulheres cristãs no Norte de Camarões estão sujeitas a uma série de formas de perseguição relacionadas ao seu status na sociedade. Boko Haram frequentemente sequestra mulheres e meninas usa-as para trabalho forçado, além de obrigarem-nas a se casarem com extremistas. Onde as escolas ainda estão funcionando, alguns pais cristãos mantêm as filhas em casa para segurança delas 

Quando uma cristã se casa com um muçulmano e, mais tarde se separam, a família do marido muitas vezes se recusa a entregar a criança para a mãe, porque insiste que a criança deve ser criada à maneira muçulmana.  

Em parte devido à falta de educação, as mulheres em Camarões dependem do marido ou pais, e quando tomam a decisão de se converter ao cristianismo, a conversão é vista como um ato de rebeldia. Nessa situação, as meninas às vezes são coagidas a se casar com não cristãos.  

Em muitos casos, as famílias muçulmanas isolarão as convertidaao cristianismo ou adeslocarão para forçá-las a mudar de ideia. Segundo um relato, uma jovem mãe convertida ao cristianismo foi separada do marido e forçada a deixar o filho mais velho com ele. Por causa da situação de perseguição, ela também teve que deixar o segundo filho com seu irmão muçulmano, que acabou confiando a criança a outro vizinho muçulmano. 

Como os homens são perseguidos em Camarões? 

Em geral, a discriminação afeta os homens cristãos em relação a oportunidades de trabalho. Eles também sofrem pressão de funcionários do governo quando se opõem à corrupção. Quando um homem se recusa a se envolver em práticas antiéticas por causa das crenças cristãs, ele é insultado e chamado de covarde. Quando os empregos são recusados devido à discriminação, a família não pode prosperar.   

Na vida comunitária, a perseguição acontece de várias formas, começando pela falta de oportunidades educacionais para meninos cristãos. Boicotes sociais também afetam as famílias cristãs econômica, financeira e psicologicamente. Além disso, várias vezes os cristãos foram falsamente acusados e receberam julgamentos injustos em conflitos com muçulmanos.  

Em casos de sequestros, na maioria das vezes um homem ou menino é levado, deixando famílias cristãs sem fonte de renda. As comunidades diminuíram de tamanho devido a esses ataques, e muitas se mudaram para áreas mais seguras.  

Para os jovens, há pressão para participar de rituais tradicionais de passagem e outros rituais religiosos não cristãos. A violência e a pressão externas muitas vezes afetam as gerações dentro da igreja de forma diferente; jovens cristãos podem começar a perder confiança na autoridade dos pais e líderes da igreja, e ignorar a ênfase na não violência.  

Pedidos de oração de Camarões 

  • No Norte de Camarões, a vida das pessoas foi interrompida pela violência do Boko Haram, que se espalhou pela fronteira com a Nigéria. Muitas comunidades cristãs têm se tornado alvo. O nível de intimidação que esses cristãos enfrentam é extremamente difícil. Interceda por paz na tempestade.  
  • Ore pelos cristãos ex-muçulmanos, que eles sejam protegidos da violência e da opressão nas mãos da família, amigos e comunidade.  
  • Clame para que Deus proteja as mulheres cristãs em Camarões que estão em constante risco de sequestro, casamento forçado e violência sexual nas mãos do Boko Haram. Peça para que sejam protegidasque as vítimas encontrem cura de seus traumas, e que Deus confunda e desfaça os esquemas do inimigo.   
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário