avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

República Centro-Africana (País perseguido 35/2021)

 


Como é a perseguição aos cristãos na República Centro-Africana? 

A República Centro-Africana tem enfrentado conflitos e combates quase constantes desde 2013. Grande parte do país é ocupada por vários grupos de milícias armadas, que são responsáveis por uma série de abusos dos direitos humanos. Muitos desses grupos – sejam extremistas islâmicos ou não – visam especificamente os cristãos, de modo que a vida é constantemente incerta para os cristãos nas áreas sob controle de milícias. 

Líderes cristãos que denunciaram publicamente a violência foram ameaçados; edifícios de igrejas foram queimados e saqueados. O conflito resultou no deslocamento de milhares de cristãos que perderam as casas e meios de subsistência, agora forçados a viver em campos de deslocados. 

Além da insegurança e da violência que todos os cristãos enfrentam, os convertidos do islamismo ao cristianismo também enfrentam perseguição por parte de familiares próximos. A comunidade local frequentemente rejeita os cristãos ex-muçulmanos e também pode tentar forçá-los a renunciar ao cristianismo por meio da violência. 

“Se um dia eu conhecer o muçulmano que atirou as granadas em minha igreja, não ficarei zangado. Eu vou sorrir. Eu nem tenho coragem de machucá-lo. Acho que ele realmente não sabe o quão terrível é o que ele fez. Vou cumprimentá-lo e dizer: ‘Deus o perdoa e quer que eu também o perdoe. Você não sabe o que fez comigo, mas eu te perdoo’. E uma vez que eu disser isso a ele, nunca vou ficar com raiva dele.” 

Jeovani, cristão perseguido na República Centro-Africana  

  • Dados da República Centro-Africana
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, corrupção e crime organizado, hostilidade etno-religiosa
  • Capital: Bangui
  • Região: Oeste Africano
  • Líder: Faustin-Archange Touadera
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Cristianismo, islamismo, animismo
  • Idioma: Francês, sango, línguas étnicas

POPULAÇÃO
4,9 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
3,6 MILHÕES

O que mudou este ano? 

A República Centro-Africana caiu 10 posições em relação à Lista Mundial da Perseguição 2020. Muito disso se deve à diminuição da pressão sobre os cristãos na vida privada. Isso pode ser porque muitos dos grupos rebeldes que têm como alvo os cristãos também lutam entre si. Mas isso não significa que os cristãos estão protegidos da perseguição e discriminação no paísA violência contra os seguidores de Jesus permanece extrema, tornando a fé em Cristo uma perspectiva perigosa para muitos. 

Quem persegue os cristãos na República Centro-Africana? 


Quem é mais vulnerável à perseguição na República Centro-Africana? 

A perseguição é mais severa nas partes norte e leste do país, onde a população muçulmana domina, e grupos dissidentes do Seleka (uma aliança de grupos de milícias rebeldes) estão operando. Existem também dificuldades específicas para os cristãos na parte oriental do país que faz fronteira com o Sudão. Além disso, os cristãos que se convertem do islamismo são duplamente vulneráveis por causa da violência geral contra os cristãos, bem como da intensa pressão da família e da comunidade.  

Como as mulheres são perseguidas na República Centro-Africana? 

Na República Centro-Africana, as mulheres e meninas cristãs estão particularmente sujeitas a abuso sexual, deslocamento, rapto e casamento forçado, como formas de perseguição religiosa. Às vezes, os pais são induzidos a dar as filhas cristãs em casamento em troca de presentes significativos. Em outros casos, garotas cristãs que pensavam que estariam livres para praticar a fé depois de se casarem com um homem muçulmano descobrem que, em vez disso, são forçadas a se converter.  

Estudantes, especialmente as mulheres, enfrentam o risco de sequestro e violência sexual durante o trajeto de ida e volta para a escola – um crime que desencoraja os pais que vivem em áreas de alto risco de mandar as filhas à escola. As meninas que são abusadas e engravidam têm probabilidade de abandonar a escola. 

Além disso, as táticas empregadas para islamizar a população agora estão assumindo formas mais sutis do que nos anos anteriores. Em algumas áreas do país, sob o pretexto de lutar contra a promiscuidade ou obter o registro de nascimento, as cristãs não têm escolha a não ser se casar por um imã ou ter o registro do nascimento de uma criança negado. 

No Norte do país, famílias cristãs pobres são pressionadas a permitir que as filhas sejam empregadas domésticas de famílias não cristãs ricas, de modo que as meninas passem meses em servidão sem receber pagamento. Também há relatos de estratégias de longo prazo para aumentar a população islâmica. Uma dessas estratégias envolve um homem muçulmano engravidar uma mulher cristã, abandoná-la com os filhos, e então retornar quando os filhos estiverem crescidos para reivindicá-los como muçulmanos. 

Como a República Centro-Africana é um dos países mais pobres da África, a necessidade financeira pode levar mulheres cristãs com muitos filhos a concordar em se converter ao islamismo simplesmente para sobreviver. Há relatos de que às vezes uma mãe cristã pode ficar com um membro da igreja, sob a condição de que os filhos sejam enviados à mesquita local. 

Como os homens são perseguidos na República Centro-Africana? 

Quando as famílias cristãs são alvos de milícias extremistas, as mulheres cristãs na República Centro-Africana geralmente são abusadas sexualmente e deixadas vivas, enquanto os homens são mortos ou detidos pela milícia. Nos últimos meses, o país viu dezenas de mortes em muitas cidades e vilas diferentes. Os pastores são especialmente visados e, às vezes, falsas acusações são usadas como pretexto. 

Meninos e homens são, às vezes, recrutados à força por grupos rebeldes militantes; eles também são alvo de tortura e agressão. Raptos, ameaças e empobrecimento tático de homens afetam muito as famílias cristãs, bem como a separação das famílias quando vivem em acampamentos de deslocados. 

edidos de oração da República Centro-Africana 

  • Ore pelos cristãos na República Centro-Africana enquanto eles enfrentam a violência e os conflitos que parecem não ter fim. Ore para que tenham a coragem de permanecer firmes na fé e trabalhar para ser luz e paz nas comunidades. 
  • Ore pelos seguidores de Jesus que são alvo de vários grupos em ataques violentos. Sejam extremistas islâmicos, milícias do crime organizado ou seguidores radicais de religiões animistas, todos esses grupos escolhem os cristãos para o ataque. Ore para que Deus os proteja e os mantenha seguros. 
  • Ore pela paz no país e para que Deus toque os corações dos líderes de cada grupo radical. 
  • Ore pelos cristãos ex-muçulmanos, para que eles sejam protegidos da opressão nas mãos da família e comunidade. Ore para que eles encontrem cristãos que os ajudem a crescer e amadurecer na fé. 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário