avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Marrocos (País perseguido 27/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Marrocos? 

A pressão média sobre os cristãos no Marrocos permanece alta. E para os convertidos do islã, a pressão é ainda maior. Eles podem perder os direitos de herança ou até mesmo a custódia dos filhos.  

Os cristãos ex-muçulmanos enfrentam a oposição de membros da família, que não querem que eles pratiquem a nova fé publicamente – muitas vezes, isso significa que novos cristãos não podem ser batizados, casados ou enterrados em uma igreja ou cerimônia cristã. Particularmente nas áreas rurais, esses seguidores de Jesus também enfrentam hostilidade significativa da comunidade local e governo.  

O código penal marroquino também apresenta questões para os cristãos marroquinos. De acordo com o código, é um ato criminoso abalar a fé de um muçulmano. Obviamente, isso depende muito da interpretação contextual, mas praticamente significa que é muito difícil para os cristãos compartilharem a fésufocando a capacidade das igrejas de alcançar a comunidade. Além disso, os defensores do cristianismo têm sido alvo de ataques violentos de extremistas islâmicos.   

“Eu sempre disse que mesmo que eles colocassem uma faca na minha garganta, eu não poderia dizer que Jesus não existe. Não posso ignorar Jesus, simplesmente não posso. Também acho impossível ficar em silêncio sobre minha fé. Mesmo em um táxi, no trem, em um supermercado, se eu ouvir alguém dizendo coisas ruins sobre Jesus ou sobre cristãos em geral, eu não posso ficar quieto.” 

Abdallah, cristão ex-muçulmano no Norte da África 

  • Dados do Marrocos
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial
  • Capital: Rabat
  • Região: Norte da África
  • Líder: Mohammed VI
  • Governo: Monarquia constitucional
  • Religião: Islamismo, cristianismo, judaísmo, bahaí
  • Idioma: Árabe, línguas bérberes e francês

POPULAÇÃO
37 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
31,5 MIL

O que mudou este ano? 

Marrocos caiu uma posição na Lista Mundial de Perseguição (LMP) 2021 em comparação com a LMP 2020. No entanto, a perseguição aumentou um pouco, principalmente por causa do aumento da pressão na esferas da famíliacomunidade e igreja. A violência diminuiu ligeiramente, mas não o suficiente para alterar as perspectivas para os cristãos na nação norte-africana. 

Quem persegue os cristãos no Marrocos? 


Quem é mais vulnerável à perseguição no Marrocos? 

Os cristãos ex-muçulmanos enfrentam o maior perigo no Marrocos – inclusive pressão da família, comunidade e governo. No entanto, o nível dessa perseguição e discriminação pode variar de área para área. Por essa razão, os cristãos ex-muçulmanos escolhem viver em áreas urbanas, onde é mais fácil escapar da cultura islâmica mais conservadora das áreas rurais. 

Como as mulheres são perseguidas no Marrocos? 

Embora os direitos das mulheres no Marrocos tenham se desenvolvido nos últimos 15 anos, o que deu às mulheres mais igualdade jurídica, as mulheres permanecem em uma posição geralmente menos vantajosa do que os homens. Como resultado, as mulheres marroquinas têm menos liberdade do que os homens e devem estar mais ligadas à família – especialmente nas áreas rurais. 

As mulheres convertidas do islã ao cristianismo estão em maior risco dentro do ambiente doméstico. A perseguição às cristãs ex-muçulmanas reside na capacidade dos pais e irmãos de controlar, oprimir e, em última instância, forçar as mulheres a deixarem a família. A conversão do islã ao cristianismo é socialmente inaceitável e coloca vergonha na menina como uma rebelde contra a sociedade.  

O medo do escândalo sobre a conversão de uma filha muitas vezes significa que as cristãs ex-muçulmanas são mantidas em casa e mais tarde forçadas a se casar, na crença de que o casamento as trará de volta ao islã. Às vezes, a pressão é tão intensa que a menina cede e concorda com um casamento com alguém que não compartilha a mesma fé. Se uma mulher muçulmana casada se converte pode ser pressionada e ameaçada de divórcio pelo marido depois que a fé cristã é descoberta. Algumas foram forçadas a se divorciar e desistir dos filhos. 

Finalmente, o estupro, ou a ameaça de estupro, é um tabu socialmente associado à honra pessoal de uma mulher. O alto estigma faz do estupro uma ferramenta poderosa para a coerção religiosa. Esse é o caso tanto para as mulheres marroquinas quanto para as numerosas mulheres migrantes subsaarianas no Marrocos, das quais uma proporção é cristã. O estupro não é motivado apenas pela exploração, mas também pela intolerância religiosa.  

Como os homens são perseguidos no Marrocos? 

Os homens cristãos ex-muçulmanos na maioria das vezes enfrentam expulsão das famílias, discriminação educacional, dificuldades relacionadas ao trabalho e ameaças de morte. Eles também estão muito mais propensos do que as mulheres a serem alvo de interrogatórios governamentais, espancamentos e prisão. No entanto, a gravidade da reação após a conversão depende da posição social e política dentro da comunidade cristã.    

No âmbito doméstico, os homens cristãos ex-muçulmanos são vistocomo vergonha para as famílias ao deixarem islã e, portanto, são regularmente excluídos após a conversão. Se os cristãos ex-muçulmanos ainda são jovens e vivem com seus pais, podem perder o apoio financeiro da família. Se o homem já é casado, corre o risco de ser abandonado pela esposa, cuja família também pressionará o casal e tomará a filha de volta. Um cristão ex-muçulmano pode, na prática, ser privado da herança. 

O emprego também é um ponto de pressão fundamental para os homens, porque eles geralmente são os provedores das famílias; a conversão pode fazer com que eles percam emprego. Por outro lado, os cristãos às vezes são acusados de se converter para ganho financeiro, porque o cristianismo está associado à luxuosa sociedade ocidental. 

Todos os anos, há relatos de um punhado de homens cristãos presos por nada mais do que ter uma Bíblia ou por discutir a fé cristã com um muçulmano. Multas e violência física podem acompanhar o assédio.  

Pedidos de oração do Marrocos 

  • Ore pela unidade na igreja marroquina. Os cristãos estão espalhados pelo país e não se conhecem bem. Esforços especiais precisam ser feitos para se unirem. 
  • Interceda por crianças em escolas locais. O islã é ensinado em muitas disciplinas diferentes na escola. As crianças cristãs dizem que isso é confuso, pois ouvem ensinamentos diferentes em casa. Peça a Deus para que elas não se sintam confusas, mas que saibam a verdade profundamente. 
  • Interceda pelos cristãos envolvidos no trabalho social, eles são um grande exemplo do cuidado aos vulneráveis e um testemunho na sociedade. Clame para que Deus dê às pessoas uma visão de como se envolver nesse trabalho. 
  • Ore pelos cristãos ex-muçulmanos no Marrocos. Ore para que eles sejam protegidos contra perigos ou discriminação da família, e que andem abertamente com Jesus.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário