avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Vietnã (País perseguido 19/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Vietnã? 

No Vietnã, o nível de perseguição que um cristão enfrenta depende de sua denominação ou origem. Comunidades cristãs históricas, como os católicos romanos, gozam de uma certa liberdade, embora possam ser presas caso se tornem politicamente ativas. Grandes parcelas de terras de igrejas católicas (por exemplo, escolas ou conventos circundantes) são, às vezes, confiscadas pelo Estado para fins de desenvolvimento.  

A perseguição mais intensa é reservada para protestantes não tradicionais e convertidos de religiões nativas, especialmente nas áreas remotas do Centro e Norte do Vietnã. A maioria pertence às minorias étnicas do país, como os hmong, e enfrenta exclusão social, discriminação e ataques.  

Às vezes, casas são destruídas, forçando os cristãos a deixarem as aldeias. Em vários casos, os cristãos fugiram para o exterior e reivindicaram asilo, por exemplo, no vizinho Camboja, no entanto são enviados de volta devido à pressão vietnamita.  

“Nós nos convertemos há muito tempo. Recebemos cura e bênção de nosso Senhor. Ele mudou nossas vidas. Não negaremos nossa fé.” 

Ai e Liem, cristãos perseguidos no Vietnã  

  • Dados de Vietnã
  • Tipo de Perseguição: Opressão comunista e pós-comunista, opressão do clã, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado
  • Capital: Hanói
  • Região: Leste e Sudeste Asiático
  • Líder: Nguyen Phu Trong
  • Governo: Estado comunista
  • Religião: Budismo, cristianismo, islamismo, cao dai
  • Idioma: Vietnamita, inglês, francês, chinês, khmer

POPULAÇÃO
98,3 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
8,9 MILHÕES

O que mudou este ano? 

A pressão sobre os cristãos aumentou em quase todas as áreas da vida. As novas regulamentações sobre religião, implementadas a partir de 1 de janeiro de 2018, acrescentaram outra fonte de incerteza, embora no papel pareçam uma melhoria. Regulamentos mais rígidos sobre comunicação on-line restringiram e limitaram ainda mais o espaço que os cristãos desfrutam. A pressão e a violência contra os cristãos pertencentes a grupos minoritários étnicos continuam inalteradas. 

Quem persegue os cristãos no Vietnã? 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Vietnã são: opressão comunista e pós-comunista, opressão do clã, paranoia ditatorial, corrupção crime organizado. 

Já a“fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Vietnã são: oficiais do governo, partidos políticos, líderes de grupos étnicos, parentes. 

Quem é mais vulnerável à perseguição no Vietnã? 

Há pressão sobre todos os cristãos, particularmente à luz da forte retórica comunista. Cristãos abertos sobre a fé podem ser presos e, no geral, os cristãos são vistos com desconfiança. Cristãos ex-budistas e protestantes em áreas rurais tendem a encontrar a perseguição mais aguda; eles podem enfrentar assédio, discriminação, exclusão social e ataque por causa da decisão de seguir Jesus. 

Como as mulheres são perseguidas no Vietnã? 

Apesar de 71% das mulheres estarem empregadas, a desigualdade de gênero ainda é predominante no Vietnã. Entre as mulheres cristãs há medo, pois encontram diferentes formas de pressão e violência.  

Algumas mulheres cristãs, especialmente ex-budistas e de culturas tribais, são forçadas pelas famílias a se casar com não cristãos. De acordo com os líderes de jovens, muitas jovens convertidas param de frequentar a igreja. Dentro do próprio casamento, as mulheres enfrentam opressão e ameaças de divórcio por parte do marido. 

Mulheres e meninas também são mais vulneráveis ao abuso sexual, dada a sua menor posição na sociedade em comparação com os homens. Esse é especialmente o caso quando estão sob custódia da polícia e em áreas rurais, onde muitos cristãos vivem.   

Como os homens são perseguidos no Vietnã? 

Os homens cristãos podem enfrentar assédio e discriminação no local de trabalho por causa da fé, e até mesmo perder o emprego. Dado que os homens são os principais provedores das famílias, perder o emprego pode paralisar uma família economicamente e enfraquecer sua posição na sociedade. Se os homens são líderes da igreja, ficar sem trabalho pode enfraquecer uma congregação e até levar ao seu encerramento. 

Os homens também são alvos de prisão e sequestro, fazendo com que muitos fujam das aldeias. Uma vez sob custódia, eles são tratados duramente, inclusive com espancamento, e enfrentam pressão para renunciar à fé. Um cristão foi supostamente envenenado pela polícia antes de ser espancado fisicamente. A família, ao visitá-lo, encontrou-o acorrentado a uma cama de hospital.  

Pedidos de oração do Vietnã 

  • Ore para que a suspeita dirigida aos cristãos pelas autoridades nacionais e locais diminua e seja substituída por uma apreciação de seu valor para a sociedade. 
  • Peça que os cristãos sob pressão para renunciar à fé tenham força para se apegar a Jesus; que essa postura impacte poderosamente os vizinhos e comunidade. 
  • Clame para que os jovens cristãos cresçam em amor por Jesus, que tenham compreensão do evangelho e apreço pela Bíblia, dando-lhes uma base para a vida.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário