avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

México (País Perseguido 37/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no México? 

A presença cada vez maior de grupos criminosos e sua luta pelo controle territorial criam um ambiente em que os cristãos – e principalmente os líderes – enfrentam o risco constante de serem alvo de violência no México. Os cristãos são vistos como uma ameaça às atividades criminosas porque se opõem à corrupção e ao uso de drogas ou porque rejeitam explicitamente quaisquer demandas ou solicitações de organizações criminosas. Os cristãos que falam abertamente sobre a esperança em Jesus em face do tráfico de drogas e da violência são frequentemente alvo de gangues, que buscam remover qualquer obstáculo na busca pelo controle. 

Nas comunidades indígenas, quem decide abandonar as crenças religiosas ou práticas sincréticas da comunidade muitas vezes enfrenta rejeição e punição na forma de multas, encarceramento ou deslocamento forçado. 

Finalmente, tem havido um aumento de atos violentos e discriminatórios contra cristãos por pessoas que acreditam que os cristãos são fanáticos, xenófobos ou se opõem aos direitos das mulheres. Igrejas foram atacadas e grafitadas por manifestantes, e relatos locais sugerem que a abertura à ética cristã na esfera pública está diminuindo, embora o México supostamente valorize o pluralismo.  

“Há missionários que subiram para as áreas montanhosas e voltaram arrependidos. Quanto mais perto você chega do que as pessoas nessas áreas chamam de ‘pontos quentes’, a vida se torna muito mais difícil. Você arrisca sua vida e a vida de seus entes queridos. Enquanto estive lá, ouvi muitas histórias tristes.” 

Pastor Genaro, cristão perseguido no México 

  • Dados de México
  • Tipo de Perseguição: Opressão do clã, corrupção e crime organizado, intolerância secular
  • Capital: Cidade do México
  • Região: América Latina
  • Líder: Andres Manuel Lopez Obrador
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Cristianismo
  • Idioma: Espanhol, línguas indígenas

POPULAÇÃO
133,8 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
128,2 MILHÕES

O que mudou este ano? 

O México disparou na Lista Mundial da Perseguição 2021, depois de ficar fora do ranking dos 50 países no ano passado. Isso provavelmente se deve ao aumento da atividade ilegal que desafia diretamente os cristãos e o ensino cristão. Traficantes de drogas e gangues retaliam e têm como alvo os líderes cristãos por se oporem as suas atividades criminosas e, durante a pandemia da COVID-19, o controle sobre partes do México se fortaleceu.  

Da mesma forma, as comunidades indígenas que se opõem aos convertidos cristãos fortaleceram a autonomia durante a crise do coronavírus, levando a um aumento da dificuldade para os seguidores de Jesus. E, finalmente, a sociedade mexicana parece estar aumentando seu compromisso com o secularismo em vez do pluralismo. Frequentemente, os pontos de vista cristãos não são bem-vindos na esfera pública. 

Quem persegue os cristãos no México 


Quem é mais vulnerável à perseguição no México? 

Redes criminosas se espalharam por todo o México. Embora ainda existam dois cartéis principais no país, existem outros – pelo menos 17 grupos criminosos – que têm uma presença significativa. Isso não inclui os grupos novos ou fragmentados, que também perseguem os cristãos porque os percebem como ameaças aos interesses do grupo. 

A perseguição aos cristãos dentro das comunidades indígenas ocorre principalmente na parte sul do país. E a rejeição aos pontos de vista cristãos em praça pública é cada vez mais um problema em todo o México. 

Como as mulheres são perseguidas no México? 

Nas comunidades indígenas, o casamento forçado ainda é uma tradição cultural, apesar dos esforços do governo para erradicá-lo. Mulheres cristãs são forçadas a se casar com homens indígenas não cristãos porque as autoridades tribais veem isso como uma forma de quebrar a fé delas e forçá-las a renunciar à fé cristã. Abuso verbal e físico, inclusive violência sexual, é usado para pressioná-las a seguir a religião tribal. 

Em áreas controladas por traficantes de drogas, membros de redes criminosas expõem mulheres a abusos. Elas são recrutadas como assassinas de aluguel ou são forçadas a se relacionar com membros do cartel. No caso das famílias cristãs, o fato de as mulheres serem forçadas a manter um relacionamento com membros de grupos criminosos leva a uma ameaça inevitável à fé cristã e à fé da família. Em muitos casos, essa dinâmica leva à separação e ao colapso. As famílias de mulheres que se convertem ao cristianismo e desertam de grupos criminosos muitas vezes enfrentam estupro, ameaça de morte e vigilância constante como punição. 

Como os homens são perseguidos no México? 

Embora nenhuma lei torne os homens e meninos cristãos mais vulneráveis à perseguição no México, nas áreas controladas por grupos criminosos ou cartéis de drogas, os jovens são expostos à doutrinação e recrutamento forçado. Por causa das circunstâncias econômicas e sociais, alguns rapazes aceitam isso; aqueles que não o fazem – seja por razões de fé cristã ou outras – são ameaçados, sequestrados ou até mortos. Às vezes, organizações criminosas subornam ou intimidam famílias para forçar os filhos a obedecê-las. 

Os homens no México geralmente enfrentam mais ameaças do que as mulheres e um nível mais alto de perseguição, pois geralmente são os chefes da família e líderes de igrejas. Os pais costumam ser os primeiros a serem ameaçados para intimidar a família. Quando grupos criminosos armados desejam impedir igrejas ou limitar suas atividades, as ameaças geralmente são dirigidas primeiro ao pastor da igreja. 

Se um cristão indígena também é considerado um líder religioso, seu papel aumenta os níveis de assédio, rejeição e sanções que a comunidade aplicará a ele e à família. Essas ações têm como objetivo desencorajar outras pessoas de se interessarem pelo cristianismo e se converterem. 

Pedidos de oração do México 

  • Ore pelos líderes cristãos que se arriscam para servir as comunidades das igrejas em lugares onde são alvo do crime organizado. Peça a Deus que os poupe da violência e cuide de toda a família e igreja ao lidar com a violência e o trauma. 
  • Ore pelos cristãos que abandonaram o sistema de crenças da comunidade. Ore por um quebrantamento de coração entre os líderes locais, e para que os cristãos estejam seguros e sejam uma luz da esperança de Cristo em meio a uma situação sombria. 
  • Ore pelos cristãos que estão lutando para ver como se encaixam na sociedade mexicana. Peça a Deus para lhes dar compaixão e coragem, enquanto arriscam a vida e sustento para caminhar na fé. 
portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário