avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Catar (País perseguido 29/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Catar? 

A vida dos cristãos no Catar pode parecer muito diferente dependendo do tipo de cristão que se é. Existem duas categorias gerais: cristãos estrangeiros, a maioria dos quais são trabalhadores migrantes, e cristãos ex-muçulmanos. 

Trabalhadores estrangeiros cristãos são muito mais livres para cultuar a Deus. Por exemplo, o governo permitiu grandes eventos de adoração no passado. Mesmo para esses seguidores de Jesus, no entanto, qualquer evangelismo com muçulmanos é estritamente proibido e pode levar à deportação. Além disso, muitos trabalhadores migrantes (de qualquer fé) são maltratados e abusados – os que são cristãos podem ser duplamente alvo desse tipo de abuso, por causa do trabalho e da fé. E mesmo que o governo forneça terras para os cristãos migrantes construírem igrejas, as igrejas são frequentemente monitoradas e mantidas em áreas específicas.  

Os muçulmanos que se convertem ao cristianismo enfrentam perseguições muito mais significativas. Cristãos ex-muçulmanos nativos e migrantes suportam o peso da perseguição. Os cristãos ex-muçulmanos no Catar enfrentam uma pressão muito alta das famílias muçulmanas. Os cristãos ex-muçulmanos migrantes são controlados principalmente pelo ambiente social em que vivem. Muitas vezes, as normas sociais dos países de origem se aplicam a eles em vez de normas culturais do Catar. Em alguns casos, eles podem evitar a pressão vivendo dentro de uma comunidade internacional, em vez da própria comunidade étnica. No entanto, até mesmo os empregadores podem ser uma fonte de perseguição. 

Tanto nativos quanto migrantes ex-muçulmanos correm risco de discriminação, assédio e monitoramento policial. Além disso, a conversão do islã para outra fé não é oficialmente reconhecida e provavelmente levará a problemas legais em questões pessoais de status e propriedade.  

“Neste país muçulmano, somos limitados em evangelizar abertamente. Mas ninguém pode nos impedir de falar com nossos colegas de trabalho e testemunhar a eles em nossas vidas cotidianas. Todos os dias, Deus nos dá oportunidades de mostrar seu amor aos outros.” 

Pastor Samuel, que pastoreia migrantes no Catar 

  • Dados de Catar
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial
  • Capital: Doha
  • Região: Península Arábica
  • Líder: Tamim bin Hamad al-Thani
  • Governo: Monarquia absolutista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, hinduísmo, budismo, judaísmo e religiões étnicas
  • Idioma: Árabe, inglês

POPULAÇÃO
2,7 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
367 MIL

O que mudou este ano? 

O Catar caiu duas posições na Lista Mundial da Perseguição 2021 em relação ao ano anteriorNo entanto, os níveis de perseguição realmente aumentaram no país, de modo que a classificação do Catar é mais um indicador do aumento geral da perseguição contra cristãos em todo o mundo. A violência contra os cristãos no Catar caiu um pouco – embora geralmente seja baixa – mas a pressão da comunidade, família, sociedade e de outras fontes não violentas aumentou. O principal lugar da vida cotidiana em que a pressão aumentou foi a esfera da naçãoo que impulsionou o ligeiro aumento na pontuação do país. Ainda é extremamente difícil para os cristãos – particularmente os ex-muçulmanos – viverem a fé no Catar.    

Quem persegue os cristãos no Catar? 


Quem é mais vulnerável à perseguição no Catar? 

Os cristãos ex-muçulmanos estão em maior risco no Catar, o que inclui tanto trabalhadores migrantes como cidadãos nativos do Catar.  

O Catar tem uma população maciça de trabalhadores migrantes – uma estimativa recente indica que apenas 12% da população é nativa do Catar; muitos trabalhadores vêm de uma variedade de origens religiosas. No entanto, há uma pressão significativa se eles seguirem Jesus em vez do islã. Essa pressão pode vir das próprias comunidades migrantes, ou da sociedade mais ampla do Catar. Convertidos que são capazes de encontrar um meio de subsistência e um lar em uma comunidade internacional muitas vezes experimentam menos perseguição, mas ainda podem ser alvos.  

Os nativos do Catar que se convertem ao cristianismo enfrentam perseguição da família e da comunidade, especialmente porque a sociedade do Catar abraça uma visão conservadora do islã. 

Como as mulheres são perseguidas no Catar? 

Enquanto as mulheres no Catar em geral enfrentam restrições e limitações aos direitos humanos devido à sharia (conjunto de leis islâmicas) e uma interpretação estrita do islã, essas mesmas restrições tornam as mulheres cristãs particularmente vulneráveis à perseguição religiosa. As limitações gerais às mulheres incluem serem obrigadas a obedecer ao maridoserem vulneráveis à violência doméstica e restringidas legalmente de herdar metade do que um familiar masculino nas mesmas condições receberia. Mulheres e meninas no Catar estão sujeitas à tutela dos familiares homens, o que significa que as autoridades não podem interferir no que acontece na casa da família. 

Isso é especialmente difícil para as mulheres convertidas ao cristianismo, pois as famílias têm autoridade para remover o direito de viajar, mantê-las em prisão domiciliar, negar-lhes acesso ao dinheiro e expulsá-las da casa da família, isso em uma sociedade em que uma mulher não pode facilmente viver sozinha. As mulheres ex-muçulmanas correm o risco de serem excluídas pela família ou comunidade. Elas também correm o risco de enfrentar violência física, ou até mesmo crimes de honra se a nova fé for descoberta.  

Além disso, mulheres ex-muçulmanas são legalmente proibidas de se casar com um não muçulmano. Portanto, as cristãs ex-muçulmanas podem ser forçadas a se casar com um homem muçulmano que deve humilhá-la para convertê-la de volta ao islã – dando-lhe a autoridade de restringir a liberdade por toda a vida. Algumaex-muçulmanas podem até ser casadas à força com um de seus tios ou sobrinhos mais religiosos como uma segunda esposa, assim elas podem viver uma vida como escravas sexuais, privadas de qualquer comunidade ou respeito. 

Empregadas domésticas que trabalham no Catar muitas vezes enfrentam assédio sexual ou trabalho escravo. Os maus-tratos aos trabalhadores migrantes, incluindo o abuso sexual, tornaram-se uma questão de muita importância a nível internacional. Embora não relacionado principalmente à fé, muitas trabalhadoras domésticas cristãs do sexo feminino sofrem abuso sexual.   

Como os homens são perseguidos no Catar? 

Embora a maioria dos cristãos tente manter um perfil discreto no Catar, quando um cristão fica sob vigilância pública, geralmente é um homem. Isso porque quase sempre são homens visíveis na esfera pública e, portanto, à frente da interação com as autoridades. Os que estão na liderança cristã são obrigados a relatar detalhes das atividades da igreja; esses líderes também são homens e estão particularmente sujeitos a vigilância. 

Os cristãos ex-muçulmanos homens não são imunes à pressão doméstica. Quando a conversão se torna conhecida, a família pode ameaçar tirar as esposas e os filhos e colocá-los com outra família. Mesmo nas melhores circunstâncias, as esposas podem concordar em viver com o marido com a condição de que as crianças não sejam informadas da fé cristã do marido. Esses cristãos podem realizar atos privados de adoração cristã, mas eles não podem compartilhar a fé com ofilhos. Essas restrições combinadas significam que os homens no Catar são efetivamente isolados e acham muito difícil se encontrar com outros cristãos ou aprender e crescer na fé. 

O emprego é outro ponto de pressão para os homens cristãos ex-muçulmanos, pois a perda do status e do emprego afetará toda a família, por meio da perda de renda, perspectivas futuras de emprego e isolamento social.    

Pedidos de oração do Catar 

  • Interceda para que Deus trabalhe poderosamente no Catar. Mal ouvimos falar de algum nativo que venha à fé. Peça que o povo de Deus seja colocado em contato com aqueles dispostos a ouvir o evangelho. 
  • Ore para que os trabalhadores migrantes sejam protegidos de abuso e discriminação de seus empregadores e não sejam alvo por causa da fé em Jesus. 
  • Clame pelos cristãos secretos no Catarque aceitaram Jesus mas não podem ser abertos sobre a nova fé. Ore para que a família e comunidade permitam que eles adorem livremente, e a sociedade ao redor se abra para outras crenças além do islã. 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário