avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Brunei (País Perseguido 39/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Brunei? 

Em Brunei, deixar o islã por outra religião é ilegal – então os convertidos do islã que seguem Jesus encontram perseguição significativa de fontes locais e nacionais. Os cristãos ex-muçulmanos podem ser renegados pela família e forçados a se divorciar do cônjuge e deixar a casa da família. Cristãos ex-muçulmanos casados também perdem a custódia dos filhos. 

Comunidades cristãs não tradicionais não podem ser registradas como igrejas e, em vez disso, geralmente precisam ser registradas como empresas, organizações ou centros familiares. Assim, elas são tratadas como entidades empresariais seculares e são obrigadas a submeter anualmente seus relatórios financeiros e operacionais ao governo.   

Todos os níveis da sociedade em Brunei são afetados pela introdução da sharia (conjunto de leis islâmicas). A implementação completa da sharia em 2019 levantou preocupação internacional sobre o que isso significaria para Brunei. Mesmo um ano depois, o significado da lei para os cristãos ainda é um pouco incerto, embora pareça que não tenha sido implementada contra os cristãos. 

“Os cristãos não estão dispostos a correr riscos. Os pais também optam por não mandar os filhos para eventos públicos da igreja. Alguns dos meus amigos até disseram que não veem mais um lugar para eles na igreja.” 

Elora, cristã perseguida em Brunei   

  • Dados de Brunei
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial
  • Capital: Bandar Seri Begawan
  • Região: Leste e Sudeste Asiático
  • Líder: Hassanal Bolkiah
  • Governo: Monarquia absolutista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, budismo e outras
  • Idioma: Malaio, inglês e dialetos chineses

POPULAÇÃO
445 MIL


POPULAÇÃO CRISTÃ
52 MIL

O que mudou este ano? 

A classificação de Brunei na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021 é duas posições abaixo da LMP 2020. E, ainda assim, na verdade a perseguição aumentou ligeiramente neste pequeno reino. A pressão aumentou na maioria das áreas da vida para os cristãos. Embora a violência aberta continue sendo um risco remoto para a maioria dos seguidores de Jesus, muitos sentem discriminação intensa e abuso diariamente. 

Quem persegue os cristãos em Brunei? 


 

Quem é mais vulnerável à perseguição em Brunei? 

Uma vez que o reino é tão pequeno, não há diferenças geográficas reais ou qualquer tipo de divisão rural/urbana para perseguição. Os cristãos ex-muçulmanos são particularmente visados, especialmente porque estão infringindo a lei. Eles podem ter os direitos negados e às vezes preferem ir para o exterior em vez de viver onde experimentam pressão constante e forte. 

Como as mulheres são perseguidas em Brunei? 

Devido à implementação das leis islâmicas, as mulheres são forçadas a usar um hijab (véu islâmico) em escolas e locais de trabalho e são punidas pelas autoridades religiosas quando se recusam a usá-lo. Mulheres e meninas são geralmente repudiadas pela família quando a conversão se torna conhecida. A família muitas vezes as isola, imãs são chamados para fazê-las se retratar e às vezes as famílias as ameaçam com casamento forçado com homens muçulmanos. As mulheres casadas que se convertem ao cristianismo provavelmente terão os filhos tirados delas. 

Como os homens são perseguidos em Brunei? 

Homens e meninos geralmente são renegados pela família quando se convertem ou, se casados, são forçados a se divorciar e deixar a casa da família. 

Pedidos de oração de Brunei 

  • Os cristãos em Brunei enfrentam muitos desafios para viver a fé em Cristo. As muitas leis islâmicas no país têm pressionado a igreja por décadas, tornando-a ineficaz no avanço do reino de Deus. Ore para que Deus quebre esse aperto e liberte a igreja para ser uma bênção para a nação. À medida que o islã cresce, peça que Deus fortaleça a igreja em Brunei 
  • O país parece fechado ao evangelho. Existem leis para impedir que alguém alcance o povo de Brunei com a mensagem de salvação. Clame para que Deus abra as portas do país para que muitos venham à fé em Cristo, pois só ele pode operar tal milagre.   
  • Ore também pela igreja em Brunei, para que Deus a abençoe e a use para seu reino. Clame por sabedoria para pastores e líderes da igreja, para que encontrem maneiras de encorajar os membros a serem fiéis a Deuse também como ser sal e luz para a nação.    
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário