avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Postagem em destaque

Nove entre dez brasileiros atribuem a Deus sucesso financeiro

Nove entre dez brasileiros dizem que seu sucesso financeiro se deve a Deus, mostra pesquisa Datafolha. A porcentagem supera 90% ent...

Arepa, Venezuela



A Arepa apresenta uma forma circular achatada com cerca de dez a vinte centímetros de diâmetro.  Pode servir de acompanhamento a outros alimentos ou então ser o prato principal de uma refeição.

Arepa é um alimento elaborado a partir da farinha de milho, típico da gastronomia da Venezuela e da Colômbia.

Para alguns estudiosos a palavra arepa deriva de erepa, palavra que os índios Cumanagotos usavam para se referir ao milho.

Segundo outra perspectiva a palavra derivaria de aripo,  uma placa de barro onde os índios coziam o milho.
O método atualmente mais utilizado para preparar arepas é utilizar farinha de milho pré-cozida disponível no mercado (existem duas variantes de farinha na Venezuela, a branca e a amarela).  A farinha é misturada com água (de preferência morna) e sal; algumas pessoas podem acrescentar um ovo e/ou leite. 

Depois desta mistura ter sido amassada, de modo a se alcançar uma massa compacta, retiram-se dela pequenos bolos que são achatados com as mãos podendo estes ser fritos, cozidos ou assados.

Uma vez pronta a arepa pode ser consumida simples ou então pode ser aberta com uma faca para lhe ser acrescentada manteiga, fatias de queijo ou fiambre ou outros alimentos que estejam de acordo com a imaginação, gosto e tradição local.

1 comentários:

arlan marques disse...

AREPA REALMENTE É UM ALIMNETO MUITO SABOROSO, TIVE A HONRA DE VISTAR A FAMILIA MISSIONARIA QUANDO TIVERAM DE FERIAS EM NATAL E PUDE SABORIAR UMA AREPA RECHEADA, É REALMENTE MUITO BOM...INESQUESSIVEL...

Postar um comentário