avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Em sete dias, mortos passam de 700 no Rio; voluntários lutam por reconstrução

Do UOL Notícias* 
No Rio de Janeiro e em São Paulo

Sete dias após a tragédia das chuvas, que deixou mais de 700 mortos na região serrana do Rio de Janeiro, moradores e voluntários deram início à reconstrução das cidades atingidas. “O mais triste é a tragédia, claro. Mas, o mais bonito disso tudo é que apesar de estarmos numa igreja evangélica, tem gente aqui de todos os credos e com uma só finalidade: ajudar. Dizem que Friburgo acabou, mas não, isso tudo é prova de que não acabou”, diz Aline Queiroz, que há apenas um ano mora em Friburgo e é uma das voluntárias na reconstrução da cidade.

Em Nova Friburgo, onde as condições de abastecimento de água ainda são mais precárias em relação às demais cidades atingidas, se concentra o maior número de mortos:334Teresópolis, onde apenas a parte central do município foi mais poupada da força das águas e de deslizamentos, conta 285 mortes. O distrito de Itaipava, em Petrópolis, registra62 mortos; Sumidouro tem 21São José do Vale do Rio Preto4, e Bom Jardimumamorte. Os números são das prefeituras. Ao todo, 696 corpos foram identificados.
Segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro, as fortes chuvas afetam um total de 94.926 pessoas no Estado. Destas, 6.410 estão desabrigadas, ou seja, perderam suas casas, e 10.950 estão desalojados (em casas de parentes).

Vidas em reconstrução

Não só voluntários, mas também moradores, ainda retiram corpos soterrados. De calças dobradas e pés descalços na lama, seu Assis desenterrava da mistura pesada de terra, pedra e madeira o terceiro familiar: a neta Jenice, de 14 anos. E ainda procura pelo terceiro filho, que está desaparecido. “Ele se chama Assis, como eu, e era o mais parecido comigo. Só Deus para explicar de onde tiro forças para buscá-lo”, desabafou depois de, com ajuda de militares e voluntários, atravessar um córrego com a maca que levava o corpo da neta.
Até um príncipe foi fotografado ajudando as vítimas. Discreto, o integrante da família real Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, dom João de Orleans e Bragança, 56, resolveu colocar a mão na massa e se solidarizou com a população afetada. Ele é trineto de dom Pedro 2º.

Com a força dos voluntários, Exército e autoridades, as cidades começam a se reerguer. A Polícia Militar do Rio divulgou que, somente em Nova Friburgo, foram realizados mais de 700 resgates de vítimas das chuvas. O cenário, porém, ainda é de guerra, conforme definiu o chefe do Estado Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Paulo Miranda.
“O primeiro momento sempre é mais difícil porque não tínhamos ideia do que realmente tinha acontecido. O acesso aos locais de deslizamento era muito difícil, o tempo, ainda chuvoso, também complicou. Mas estamos avançando e diante da dimensão do desastre, a resposta tem sido extremamente positiva”, diz.

Mas à medida que o tempo passa, o reconhecimento de familiares fica mais difícil. "Não há mais corpos intactos, já estão em fase de decomposição, o que dificulta o trabalho. O foco é a coleta de material genético, mas também há a possibilidade de reconhecimento pelo odontograma, desde que a vítima possua ficha em algum consultório dentário da região", afirmou o diretor-geral da Polícia Técnico-Científica do Rio de Janeiro, Sérgio Henriques.

Os prejuízos também começam a ser calculados. O das empresas passa dos R$ 153,4 milhões. O na agricultura deve ser medido por um mapeamento que começou hoje. Mas dificilmente tudo voltará a ser como era, principalmente para aqueles que perderam tudocom as enchentes.

Saiba como fazer doações

As cidades afetadas recebem doações de diversas partes do país (veja aqui como ajudar). Entre os itens mais pedidos pela prefeitura de Petrópolis, Nova Friburgo e pela Defesa Civil de Teresópolis estão velas e produtos de higiene pessoal (pasta de dente, escova de dente, xampu, sabonete, absorvente e fraldas descartáveis).

As prioridades de Petrópolis são mantimentos, material de limpeza, objetos de higiene pessoal, lençóis e roupa de cama. A cidade recebeu gratuitamente mais de 1,5 milhão de litros de água no sábado (15) e afirma que o abastecimento está praticamente normalizado. Nova Friburgo pede, principalmente, água e vela. Também são necessárias roupas íntimas, talheres, pão de forma, produtos de higiene pessoal e fósforo. Sumidouro pede água, pó de café, feijão, enlatados, leite em pó, açúcar, material de higiene, fósforos, velas, isqueiros, cobertores, colchões, roupas de cama, mesa e banho, roupas de adultos e crianças, calçados.

Em Teresópolis, os itens de mais necessidade são produtos de higiene pessoal (incluindo fralda descartável e geriátrica), vela, fósforo e roupas íntimas. A cidade reforça o pedido de galochas e capas de chuva, que serão usados por profissionais e voluntários em campo.

* Com informações de Fabiana Uchinaka, Rodrigo Bertolotto e Daniel Milazzo, enviados especiais do UOL Notícias em Nova Friburgo e Teresópolis (RJ), e Janaina Garcia e Rosanne D'Agostino, do UOL Notícias em São Paulo


Fonte...

0 comentários:

Postar um comentário