avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Laos (País perseguido 22/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Laos?
 

As atividades cristãs são fortemente monitoradas pelas autoridades comunistas, inclusive as de igrejas registradas. Especialmente nas áreas rurais, as igrejas domésticas são forçadas a se reunir em segredo, pois são consideradas ilegais.

 

A vida é especialmente difícil para os cristãos ex-budistas, que estão em risco de perseguição pela família e autoridades locais. Isso pode envolver danos ao patrimônio, confisco de bens e emissão de multas. 

A oposição aumenta quando a família de um convertido ou as autoridades locais agitam a comunidade local contra ele, às vezes através de reuniões locais da aldeia ou buscando o apoio de líderes religiosos locais.   

"Nunca tive paz na minha aldeia porque as autoridades locais e a comunidade me perseguem.” 

Tou (pseudônimo), líder de igreja doméstica no Laos

  • Dados de Laos
  • Tipo de Perseguição: Opressão do clã, opressão comunista e pós-comunista, paranoia ditatorial
  • Capital: Vientiane
  • Região: Leste e Sudeste Asiático
  • Líder: Bounnhang Vorachith
  • Governo: Estado comunista
  • Religião: Budismo, cristianismo
  • Idioma: Laociano, francês, inglês e vários idiomas étnicos

POPULAÇÃO
7,1 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
199 MIL

O que mudou este ano? 

O Laos caiu duas posições, indo para o 22º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021. Isso mostra uma redução mínima da oposição ao cristianismo, refletida no fato de o governo ter iniciado um programa de treinamento sobre liberdade de religião e crença para as autoridades locais. Resta saber se isso levará a melhorias nível local. Independentemente disso, não mudará a oposição familiar e comunitária contra os convertidos, por isso o Laos continua a ser um país extremamente desafiador para seguir Jesus. 

Quem persegue os cristãos no Laos? 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Laos são: opressão do clã, opressão comunista e pós-comunista, paranoia ditatorial.

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. Afontes de perseguição aos cristãos no Laos são: parentes, cidadãos e quadrilhas, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, oficiais do governo, partidos políticos. 

Quem é mais vulnerável à perseguição no Laos? 

Províncias no Norteonde a minoria hmong está concentrada, e KhammuanePhongsaly e Savannakhet, no Sul, têm sido tradicionalmente lugares difíceis para os cristãos viverem. As autoridades locais nessas áreas ainda parecem ter a intenção de remover qualquer testemunho cristão. 

Como as mulheres são perseguidas no Laos? 

Há várias maneiras pelas quais as mulheres cristãs são alvo de perseguição tanto pela fé quanto pelo gênero. Elas enfrentam o perigo de serem espancadas, estupradas e assediadas sexualmente. Há o risco de isolamento social e casamento arranjado entre grupos tribais no Laos, sendo que esse último visa fazer com que as cristãs renunciem à fé.  

As mulheres também podem sofrer muito quando marido é preso e detido pela fé. Isso traz pressão financeira, já que o marido tende a ser o provedoralém do estresse emocional. Pode ser ainda mais desafiador se o chefe da aldeia expulsar a família da comunidade.  

Como os homens são perseguidos no Laos? 

A liderança da igreja no Laos tende a ser dominada por homens, um papel que os torna vulneráveis à perseguição. Eles podem enfrentar a prisão em condições severas e degradantes, e cobrados uma multa enorme para garantir a libertação, colocando pressão financeira sobre famílias e igrejas. A ausência de um líder também enfraquece as igrejas espiritualmente e desperta o medo. 

Os homens cristãos também são suscetíveis à hostilidade e ao tratamento injusto no local de trabalho. Eles podem ser negligenciados em empregos governamentais e militares, ou até mesmo perder o emprego. Aqueles em treinamento militar são condicionados a dar sua lealdade ao Partido Comunista e odiar seus inimigos – o que inclui o cristianismopor ser visto como uma religião ocidental e indesejada.  

Pedidos de oração do Laos 

  • Agradeça pelo crescimento da igreja no Laos; ore para que Deus continue a usar seu povo para trazer mais pessoas ao conhecimento do amor de Jesus. 
  • Interceda pelos cristãos sobre pressão, para que Deus fortaleça a fé deles e os mantenha firmes. 
  • Ore por famílias e igrejas deixadas sem o apoio e liderança de um marido e/ou líder; ore para que todas as suas necessidades sejam supridas e que seja uma oportunidade para outros crescerem e prosperarem.  

 Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário