avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Turcomenistão (País perseguido 23/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Turcomenistão?

A perseguição aos cristãos neste Estado islâmico repressivo vem em grande parte do governo e da sociedade. O governo impõe muitas restrições à vida da igreja. A menos que as igrejas sejam registradas, os cristãos são altamente suscetíveis a batidas policiais, ameaças, prisões e multas. Mesmo igrejas apostólicas russas ortodoxas e armênias podem ter seus cultos dominicais monitorados. A impressão ou importação de materiais cristãos também é restrita. 

Os cristãos ex-muçulmanoenfrentam intensa pressão da família, amigos e aldeões para negar a fé.  

A vida ainda é difícil para Umid. Ele não está curado depois do período de prisão. Ele ainda tem pesadelos e está com medo. O fato de o governo o observar quando viaja dentro do país também não ajuda. Umid tem medo de que o governo o prenda novamente se ele cometer algum erro.

Yousef (pseudônimo), parente de Umid, um cristão perseguido que passou três anos na prisão por causa da fé  

  • Dados do Turcomenistão
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial e opressão islâmica
  • Capital: Ashgabat
  • Região: Ásia Central
  • Líder: Gurbanguly Berdimuhamedow
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo
  • Idioma: Turcomano, russo e uzbeque

POPULAÇÃO
6 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
68 MIL

O que mudou este ano? 

Apesar de ter caído um lugar em relação à posição do ano passado na Lista Mundial da Perseguição, pouco mudou para os cristãos no TurcomenistãoO país continua sendo extremamente desafiador para aqueles que seguem Jesus, devido a restrições e vigilância do Estado, e pressão para os convertidos abandonarem a fé.   

Quem persegue os cristãos no Turcomenistão? 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Turcomenistão são: paranoia ditatorial e opressão islâmica. 

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Turcomenistão são: oficiais do governo, partidos políticos, cidadãos e quadrilhasparentes, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos. 

Quem é mais vulnerável à perseguição no Turcomenistão? 

Embora a opressão do governo seja predominante em todo o país, os cristãos ex-muçulmanos experimentam maior pressão nas áreas rurais. 

Como as mulheres são perseguidas no Turcomenistão? 

Ao decidirem se converter ao cristianismo, mulheres de origem muçulmana vão contra as expectativas da sociedade – em que são totalmente subordinadas aos pais ou, se casadas, ao marido – e ficam expostas a espancamentos, prisão domiciliar, abuso verbal, ameaças, deserção e rejeição.  

Elas também podem enfrentar sequestro, estupro e assédio sexual. Casos movidos contra autores de agressão sexual raramente são investigados por causa da vergonha associada a isso 

Algumas mulheres sequestradas são casadas à força com muçulmanos como medida corretiva, enquanto as cristãs ex-muçulmanas também podem ser forçadas a casamentos para obrigar os arranjos conjugais feitos pelos pais antes da conversão ao cristianismo.  

As mulheres cristãs são discriminadas no local de trabalho. Elas podem até perder o emprego, aumentando ainda mais a perseguição porque isso as torna mais dependentes da família.  

Além disso, as mulheres podem ser abusadas como forma de pressionar o marido e familiares. Isso, por sua vez, promove o medo e o sentimento de desamparo em toda a comunidade cristã.   

Como os homens são perseguidos no  Turcomenistão? 

Papéis de liderança no Turcomenistão normalmente são exercidos por homens, tornando-os alvo de perseguição em vários níveis. Os cristãos sentem que os agentes do Estado procuram desculpas para impor multas aos homens por coisas como realizar encontros ilegais ou até mesmo baixar músicas cristãs. Enquanto isso, os muçulmanos suspeitam dos líderes cristãos, pois os consideram encarregados de converter outros ao cristianismo. Eles atacam os mais ativos em evangelismo.  

É muito difícil para os líderes obter treinamento religioso. Restrições rígidas significam que o treinamento só pode ser realizado em instituições especiais e estatais – mas essas instituições não existem no Turcomenistão. As autoridades também monitoram os líderes da igreja para garantir que os púlpitos não sejam assumidos por ninguém com visões radicais ou extremistas. 

Além dos muros da igreja, os muçulmanos obstruem as atividades comerciais de cristãos ex-muçulmanos e protestantes (que são considerados uma seita), forçando muitos empresários cristãos a manter a fé em segredo.  

Homens cristãos ex-muçulmanos podem enfrentar assédio e intimidação de famílias e comunidades, o que pode levar à detenção domiciliar, deserção, vergonha e espancamentos. O serviço militar é obrigatório e a objeção por motivos de consciência não é permitida.   

Pedidos de oração do Turcomenistão 

  • Clame por uma flexibilização das pesadas restrições às igrejas no Turcomenistão. 
  • Ore pelo bem-estar físico, emocional e espiritual dos líderes da igreja, é um papel que pode resultar em pressão intensa. 
  • Peça a Deus que os cristãos ex-muçulmanos sejam protegidos do mal, e que famílias, amigos e aldeões sejam fortemente impactados pela transformação em suas vidas. 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário