avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Cazaquistão (País perseguido 41/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Cazaquistão? 

A perseguição no Cazaquistão não mudou muito ao longo dos anos. A legislação, que remonta a setembro de 2011restringe a capacidade de adorar livremente. O governo do Cazaquistão aumentou o controle sobre a expressão religiosa no país, o que significa aumento da vigilância, incursões em reuniões e prisões na igreja. O governo usa a ameaça do islã militante para restringir mais liberdades.   

As igrejas ortodoxas russas experimentam o menor número de problemas do governo porque não costumam tentar evangelizar a população cazaque. São os cristãos cazaques de origem muçulmana que carregam a pior perseguição, tanto nas mãos do Estado quanto da família, amigos e comunidade. Alguns convertidos são trancados pelas famílias por longos períodos, espancados e podem ser expulsos das comunidades. Mulás locais também pregam contra eles.  

Em suma, a pressão é alta para os cristãos em geral. Famílias muçulmanas, amigos e aldeões pressionam os convertidos, enquanto o governo impõe muitas restrições ao funcionamento das igrejas cristãs de todas as denominações e origens. 

“Se eu sair, quem vai contar a eles sobre Isa (Jesus)? Como podem aprender sobre ele se não através de mim? Quanto mais brutalmente eles me batiam, mais eu via a necessidade de eles amarem Isa Massih.” 

Khan, cristão perseguido na Ásia Central  

  • Dados do Cazaquistão
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, opressão islâmica
  • Capital: Nursultan
  • Região: Ásia Central
  • Líder: Kasym-Jomart Tokayev
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo e ateísmo
  • Idioma: Cazaque e russo

POPULAÇÃO
18,7 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
4,8 MILHÕES

O que mudou este ano? 

Embora o Cazaquistão tenha realmente caído seis posições na Lista Mundial da Perseguição 2021, o nível de perseguição aos cristãos foi em grande parte o mesmo dos anos anteriores. A Lista Mundial da Perseguição indica mais um aumento geral na perseguição em todo o mundo do que uma diminuição da pressão ou opressão para o povo de Deus na antiga república soviética.  

Quem persegue os cristãos no Cazaquistão? 


Quem é mais vulnerável à perseguição no Cazaquistão? 

Os convertidos do islã são particularmente vulneráveis no Cazaquistão, pois carregam o peso da perseguição da família e comunidade, experimentam a discriminação geral e a pressão exercida sobre os cristãos pelo governo. Além disso, a pressão sobre os cristãos ex-muçulmanos é geralmente mais intensa em ambientes rurais.   

Como as mulheres são perseguidas no Cazaquistão? 

As práticas tradicionais islâmicas e culturais que tratam as mulheres como inferiores aos homens são o principal fator que torna as mulheres e meninas que se convertem ao cristianismo mais vulneráveis à perseguição. As mulheres ex-muçulmanas correm maior risco de sofrer abuso físico e verbal, assédio, ameaças e prisão domiciliar. Uma família pode manter uma cristã ex-muçulmana em prisão domiciliar, porque a exposição traria grande vergonha para a família aos olhos da comunidade. Tal perseguição é experimentada especialmente por cristãs ex-muçulmanas, mas as cristãs que não se converteram do islã, mas são casadas com um não cristão, também podem experimentar isso.  

O casamento forçado com um muçulmano não é incomum e às vezes está ligado ao sequestro. Cônjuges e filhos de cristãs ex-muçulmanas em áreas rurais também são pressionados pelas famílias, que tentam mantê-los dentro do islã. Algumas mulheres cristãs ex-muçulmanas acham a pressão tão intensa, que ou são forçadas a esconder a fé ou até mesmo deixar suas casas. As mulheres têm muito pouca possibilidade de viver por conta própria, com poucas habilidades, desemprego muito alto e nenhum apoio das autoridades.  

Como os homens são perseguidos no Cazaquistão? 

Homens cristãos estão sujeitos a abusos verbais e físicos, acusações e ameaças, espancamentos, detenção domiciliar, rejeição e perda da herança.  

Quando uma reunião cristã é invadida, os líderes – geralmente homens – suportam o peso do ataque. O serviço militar obrigatório para jovens oferece um risco potencial extra de perseguição porque é um ambiente altamente controlado em um Estado de maioria muçulmana. Além disso, aqueles cristãos que, por razões religiosas, não querem pegar em armas são forçados a se alistar no exército.  

Quando um homem cristão se torna alvo de perseguição – por exemplo, ao perder o emprego – toda a família será afetada. Se um homem é líder da igreja, qualquer perseguição que ele enfrenta também afetará a congregação que ele serve, o que pode facilmente resultar em aumento do medo na comunidade da igreja.  

Além disso, os homens que se convertem ao cristianismo também são vulneráveis à perseguição da família. Jovens que ainda são estudantes e precisam de apoio financeiro correm o risco de perder esse apoio se deixarem o islã. 

Pedidos de oração do Cazaquistão 

  • Ore pelos cristãos – particularmente pelos líderes da igreja – no Cazaquistão, que sofrem suspeitas e interferências do governo em suas vidas e fé. Interceda para que eles sejam capazes de adorar sem impedimentos e que os líderes da igreja que estão detidos sejam libertados.  
  • Clame pelos cristãos ex-muçulmanos, para que eles sejam protegidos da opressão e da discriminação da família, amigos e comunidade.  
  • Ore para que Deus trabalhe no coração dos líderes do Cazaquistão. O país tem um governo unipartidário por décadas, e o controle é rigoroso. Peça que Deus revele a verdade do seu reino para o governo do Cazaquistão.   
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário