avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Colômbia (País perseguido 30/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Colômbia? 

Na Colômbia, um país majoritariamente cristão, a perseguição é localizada – e violenta. Líderes da igreja são ameaçados, assediados, extorquidos e até assassinados como resultado da violência cometida por guerrilheiros e outros grupos criminosos, especialmente nas áreas mais remotas do país. Na maioria dos casos, essa violência é resultado direto de cristãos denunciarem a corrupção e a violência, trabalharem pela defesa dos direitos humanos e ambientais, servirem entre os jovens e buscarem a paz e a justiça – tudo o que coloca em risco as atividades ilegais dos grupos criminosos. Os cristãos são vistos como impedimento para o recrutamento forçado de pessoas, especialmente jovens, para grupos rebeldes e para o tráfico de drogas e o crime organizado. 

Nas comunidades indígenas, existe uma oposição significativa em relação aos missionários cristãos e aos indígenas convertidos ao cristianismo, que podem enfrentar prisão, abuso físico e confisco de bens, entre outras formas de punição.  

Além disso, parece haver uma crescente intolerância contra os cristãos na esfera pública. Há também uma ênfase no secularismo muito maior que em uma sociedade pluralista que valoriza todas as vozes, inclusive os cristãos. Os cristãos podem ser vistos erroneamente como preconceituosos ou discriminatórios, e a oposição às crenças cristãs históricas pode ser violenta às vezes.  

“Um dia, recebi uma mensagem de uma dessas gangues [criminosas] dizendo que se eu não cooperasse com a ‘causa’ delas, então eu não deveria estar nesta cidade. Elas também disseram que todos os jovens devem fazer parte de seus grupos.  

Pastor Alberto, cristão perseguido na Colômbia 

  • Dados da Colômbia
  • Tipo de Perseguição: Opressão do clã, corrupção e crime organizado, intolerância secular
  • Capital: Bogotá
  • Região: América Latina
  • Líder: Iván Duque Marquez
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Cristianismo
  • Idioma: Espanhol

POPULAÇÃO
50,2 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
47,7 MILHÕES

O que mudou este ano? 

A classificação da Colômbia na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021 subiu 11 posições em relação à LMP 2020. Os fatores mais significativos que levam à constante ascensão do país na Lista são a violência de grupos rebeldes – incluindo o retorno de um grupo dentro das FARC às atividades de guerrilha – juntamente com a perseguição enfrentada pelos cristãos indígenas que deixaram uma religião tradicional. Além disso, o impacto da pandemia da COVID-19 afetou muitos grupos que já eram vulneráveis a gangues criminosas, particularmente em áreas do país que são parcialmente controladas por esses grupos violentos.   

Quem persegue os cristãos na Colômbia? 


Quem é mais vulnerável à perseguição na Colômbia? 

Os cristãos com maior risco na Colômbia são os que vivem em regiões onde grupos rebeldes e gangues de tráfico de drogas – que em alguns contextos podem ser a mesma coisa – exercem controle. Cristãos que vivem o evangelho ameaçam interromper o tráfico de drogas e a capacidade dos criminosos locais de manter sua autoridade. Portanto, esses grupos têm como alvo os líderes da igreja, infligindo violência a eles e as suas comunidades.  

O outro grupo mais vulnerável são os indígenas que se convertem ao cristianismo. Muitas vezes, esses cristãos vivem em regiões semiautônomas onde as autoridades locais exercem um poder significativo. Porque seguir Jesus é visto como uma traição à cultura e à herança, isso significa que os cristãos podem ser expulsos de suas casas ou serem alvo de perseguições significativas.  

Como as mulheres são perseguidas na Colômbia? 

Embora não exista uma lei específica na Colômbia que coloque as mulheres cristãs em perigo, na prática, há situações em que elas devem superar desafios para viver a fé sem medo. Por exemplo, dentro das comunidades indígenas. Porque as autoridades tribais se opõem à fé cristã, é comum que uma mulher solteira que se torne cristã seja forçada a se casar com um indígena não cristão. Também é comum que uma mulher casada, ao se converter, seja abandonada pelo marido, separada dos filhos e excluída pela comunidade. Isso coloca as mulheres cristãs em uma situação particularmente vulnerável porque estão expostas ao deslocamento forçado e possivelmente sujeitas a grupos criminosos envolvidos no tráfico e exploração sexual. Nos casos em que as mulheres cristãs permanecem na comunidade, elas devem cumprir as práticas comunitárias, apesar da fé cristã. 

Em áreas sob controle de criminosos, a doutrinação guerrilheira de crianças também afeta meninas cristãs. Não só devem aceitar ideologias violentas, como também se tornam cada vez mais vulneráveis porque provavelmente se tornarão vítimas de estupro e assédio sexual. Além disso, nas áreas mais negligenciadas, os programas governamentais são patrocinados por organizações multilaterais que insistem em incentivar recursos de planejamento familiar, que na maioria das vezes envolvem contraceptivos e aborto. Em alguns lugares, elas são pressionadas a usar esses métodos em troca do recebimento de ajuda governamental ou acesso total aos cuidados de saúde. Essa pressão é realizada de forma mais agressiva nas escolas da zona rural, onde as jovens são coagidas a usar contraceptivos mesmo que seus pais discordem por razões religiosas.    

Como os homens são perseguidos na Colômbia? 

Os homens cristãos sempre enfrentaram um nível mais alto de ameaça e perseguição, em parte porque na cultura colombiana eles são vistos como chefe da família – ou da igreja, se são pastores. Homens e meninos estão em perigo particular em regiões de conflito armado. Homens enfrentam extorsão para fornecer dinheiro para grupos armados; líderes cristãos podem ser fisicamente agredidos, forçados a deixar as comunidades ou assassinados. 

Nas áreas controladas por grupos criminosos ou cartéis de drogas, os jovens são os principais alvos para fins de recrutamento e estão expostos à doutrinação e participação obrigatória nas atividades desses grupos (sequestro, abuso sexual, tráfico, etc.). Devido ao ambiente econômico e social, alguns jovens aceitam isso e se juntam a esses grupos. No entanto, outros se recusam – por causa da fé ou não – esses meninos são frequentemente ameaçados, perseguidos e frequentemente sequestrados junto com suas famílias. 

Em algumas comunidades indígenas, se os pais se convertem ao cristianismo, os meninos são forçados a se casar com mulheres mais velhas na comunidade, para prevenir a gravidez e, consequentemente, a propagação do cristianismo.  

Pedidos de oração da Colômbia 

  • Ore por cristãos em comunidades indígenas na Colômbia. Por causa da pandemia da COVID-19, as comunidades indígenas estão restringindo o acesso e, em alguns casos, bloqueando estradas que levam as suas terras. Essas ações impedem os missionários colaboradores de alcançar os cristãos e até mesmo fornecer ajuda. 
  • Interceda por cristãos que vivem em áreas controladas por grupos rebeldes e criminosos. Ore para que Deus os mantenha seguros e lhes dê coragem para continuar a viver e pregar o evangelho.  
  • Peça a Deus pelas famílias dos líderes da igreja que foram mortos na Colômbia. Clame para que Deus seja seu conforto e lhes dê cura do trauma. 

Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário