avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Etiópia (País perseguido 36/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Etiópia? 

Na Etiópia, a perseguição geralmente depende do tipo de cristão que se é ou de onde mora. Por causa do relacionamento especial do governo com a Igreja Ortodoxa Etíope, outras denominações – especialmente protestantes evangélicos e pentecostais – são perseguidas pelo Estado e pela Igreja Ortodoxa. Os cristãos que mudam de denominação e deixam a Igreja Ortodoxa estão sujeitos à pressão da família e da comunidade e podem enfrentar maus-tratos significativos. Além disso, as igrejas podem ser impedidas de realizar reuniões religiosas. 

Outro fator importante para a perseguição na Etiópia é o extremismo islâmico. Particularmente nas partes leste e sudeste do país, os convertidos do islamismo ao cristianismo podem ser perseguidos e oprimidos pela família e comunidades vizinhas. Em algumas dessas regiões, os cristãos não têm acesso aos recursos da comunidade, são condenados ao isolamento e discriminados. Além disso, alguns cristãos estão sujeitos à violência quando extremistas islâmicos atacam igrejas e casas. 

As mulheres também estão sujeitas a perseguições específicas na Etiópia. Mulheres cristãs foram forçadas a se casar com não cristãos e depois renunciar à fé. E se uma mulher se converte ao cristianismo em uma área não cristã, é mais provável que ela se divorcie do marido. Ela também pode perder a custódia dos filhos. 

“Meus parentes são muçulmanos e oram cinco vezes ao dia. Quando aceitei Jesus Cristo, parei de orar com eles. Eles me disseram que eu contaminei a cultura. Na verdade, eles disseram que eu traí a eles e à fé. Eles me forçaram a sair de casa e se recusaram a me dar comida e abrigo. Eles até ameaçaram me matar, pois acham que quando eu ficar com fome, vou voltar. Apesar de todas essas coisas, a proteção de Deus me salvou.” 

Khalid, cristão perseguido na Etiópia 

  • Dados da Etiópia
  • Tipo de Perseguição: Protecionismo denominacional, opressão islâmica, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa
  • Capital: Adis Abeba
  • Região: Sul e Leste da África
  • Líder: Sahle-Work Zewde
  • Governo: República parlamentarista
  • Religião: Cristianismo e islamismo
  • Idioma: Amárico, oromo, tigrínia, somali

POPULAÇÃO
112,7 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
67,4 MILHÕES

O que mudou este ano? 

A Etiópia subiu três posições na Lista Mundial d Perseguição 2021 em relação ao relatório de 2020. Em grande parte por causa de um aumento na violência contra os seguidores de Jesus. Durante a pandemia de COVID-19, os cristãos foram visados e discriminados quando a ajuda do governo foi distribuída. Muitos tiveram a ajuda negada por causa da fé. 

Quem persegue os cristãos na Etiópia

 

Quem é mais vulnerável à perseguição na Etiópia? 

Geograficamente, a perseguição na Etiópia depende de qual tipo de perseguição é mais dominante em cada região. Por exemplo, os focos de perseguição para os seguidores de Jesus que deixam a Igreja Ortodoxa Etíope por uma denominação diferente estão nas regiões de Amhara, Tigray e algumas partes de Oromia. Cristãosparticularmente convertidos do islã, que vivem em algumas partes de Oromia Oriental e Ocidental, Afar e nas regiões somalissofrem em áreas de maioria muçulmana. 

Como as mulheres são perseguidas na Etiópia? 

A perseguição às mulheres cristãs na Etiópia frequentemente ocorre na forma de sequestro e casamento forçado com um não cristão. O casamento forçado de crianças a partir dos 11 anos continua relativamente comum, e fontes revelam que continua a ocorrer em partes rurais do país. Especialmente nas áreas rurais, as adolescentes cristãs – e as convertidas de outras religiões, em particular – são forçadas a casamentos arranjados pela família; no caso de sequestro, seus sequestradores as forçam a se casar com um seguidor de uma religião diferente. Após o casamento, a esposa cristã deve seguir a religião do novo marido. 

abuso sexual, sem o casamento forçado que o acompanha, também é um meio eficaz de punir uma mulher ou menina cristã. O crime resulta no isolamento da comunidade. Por ter se convertido, ela não poderá mais se casar ou ser educada, e a família sofrerá com a vergonha. 

Quando uma esposa muçulmana se converte ao cristianismo, o divórcio é o resultado mais provável. Mesmo que o marido não solicite o divórcio, a família o pressionará a fazê-lo para proteger o nome da família e os netos da “corrupção”. Em áreas onde o cristianismo é uma religião minoritária, é mais provável que o divórcio ocorra fora dos tribunais. Os anciãos que presidem um tribunal tribal veem a fé cristã como um desvio perigoso e fazem o possível para evitar a propagação do cristianismo na tribo. Os anciãos mais velhos provavelmente concederão a custódia de todos os filhos ao marido. 

Cristãos também enfrentam dificuldades para receber herança após a decisão de se converter – uma prática que afeta principalmente as mulheres.  

Como os homens são perseguidos na Etiópia? 

Homens cristãos na Etiópia têm maior probabilidade de passar por ataques físicos e deslocamento do que mulheres e meninas cristãs. Culturalmente, as famílias esperam que os meninos ajudem em tempos difíceis, portanto, atacar homens e meninos é considerado um movimento estratégico. Os novos convertidos podem ser forçados a deixar casas e vilas e ser deslocados para outra área por causa da fé. 

Às vezes, meninos e homens são recrutados à força por grupos rebeldes militantes, e também são alvo de tortura e agressão. Raptos, ameaças e empobrecimento tático de homens estão afetando muito as famílias cristãs, bem como a separação das famílias quando vivem em acampamentos de deslocados. 

Pedidos de oração da Etiópia 

  • Ore pelas denominações cristãs na Etiópia, especialmente pela Igreja Ortodoxa Etíope. Peça a Deus para que vejam a unidade que é possível em Jesus e abracem os cristãos de todo tipo sob a bandeira do reino de Cristo. 
  • Interceda pelos cristãos que vivem em áreas onde os extremistas islâmicos são ativos. Peça por proteção e para que não sejam discriminados ou oprimidos.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário