Como é a perseguição aos cristãos na Tunísia?
A pressão média sobre os cristãos está em um nível muito alto. Embora todos os aspectos da vida de um cristão envolvam níveis muito altos de pressão, a perseguição é mais alta na família e igreja. Isso é particularmente evidente para os cristãos ex-muçulmanos, porque muitas vezes a nova fé é rejeitada – às vezes violentamente – pela família e comunidade. Além disso, é difícil, se não impossível, que os cristãos ex-muçulmanos vivam a fé abertamente se quiserem evitar pressão e oposição.
A maioria dos cristãos ex-muçulmanos escolhe esconder a fé e não pode adorar abertamente e viver a vida como cristãos. A hostilidade e a pressão que enfrentam da comunidade e da sociedade ao redor tornam perigoso compartilhar a fé com familiares, vizinhos, amigos ou colegas. Eles também têm dificuldade em se reunir para adoração e comunhão devido ao risco de exposição, especialmente se forem monitorados pelos serviços de segurança da Tunísia.
Outras fontes ecoam essa realidade atual. Priscilla Hwang, escritora e jornalista da CBC (Canadian Broadcasting Corporation), realizou recentemente uma investigação aprofundada sobre a situação dos cristãos tunisianos. Ela diz: “Os cristãos tunisianos enfrentam discriminação e são alvo de discriminação, geralmente de modo obscuro e oculto dos olhos públicos. Afeta o dia a dia deles. Por causa da identidade cristã, muitos experimentam insegurança no trabalho, abandono da família, amigos e até noivos; eles são vítimas de abuso verbal, mental e físico”.
“Minha família ainda acha que sou muçulmana. Só minha mãe sabe que sou cristã e ela aceita. Meu pai não sabe nada sobre isso. Ele é um bom homem, mas de vez em quando mostra seu outro rosto. Nunca se sabe como ele reagirá se eu disser que sou cristã.”
Islèm (pseudônimo), cristã perseguida no Norte da África
- Dados da Tunísia
- Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, opressão do clã
- Capital: Túnis
- Região: Norte da África
- Líder: Kaïs Saïed
- Governo: República parlamentarista
- Religião: Islamismo
- Idioma: Árabe, francês e bérbere
POPULAÇÃO11,9 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ23,1 MIL
O que mudou este ano?
A Tunísia subiu no ranking este ano devido a um aumento na violência relatada contra cristãos e propriedades cristãs. Um maior número de edifícios cristãos, casas e lojas de cristãs foram atacados. Além disso, houve um aumento da pressão na vida privada e na igreja. A situação dos cristãos tunisianos continua a variar de acordo com a área, e em algumas regiões o sentimento anticristão é significativo. Além disso, a pressão sobre os cristãos – particularmente os ex-muçulmanos – continua a ser forte em todos os aspectos da vida.
Quem persegue os cristãos na Tunísia?
.
Quem é mais vulnerável à perseguição na Tunísia?
Os cristãos ex-muçulmanos têm mais a temer – muitas vezes dos próprios membros da família e da sociedade ao redor. Isso é especialmente verdade nas regiões conservadoras do Sul do país. Áreas urbanas, especialmente a capital Túnis, oferecem mais opções para convertidos escaparem da pressão familiar e cultural, e viverem a fé mais abertamente no anonimato da cidade grande.
Extremistas islâmicos violentos também estão ativos nas áreas fronteiriças ao Sul. Eles terão como alvo qualquer cristão, estrangeiro ou não, se a oportunidade surgir.
Como as mulheres são perseguidas na Tunísia?
Mulheres e meninas cristãs na Tunísia estão particularmente sujeitas a assédio sexual, violência doméstica, expulsão da família e casamento forçado como formas de perseguição religiosa.
A principal fonte de perseguição para as mulheres na Tunísia vem do homem principal da família: para uma mulher solteira, é o pai, o irmão ou qualquer outro membro da família que segue na posição. Para uma mulher casada, é o marido ou noivo. A conversão do islã é proibida, e uma mulher cristã ex-muçulmana corre o risco de ser excluída pela família e comunidade e sofrer violência física ou assassinato de honra se a nova fé for descoberta.
Além disso, as mulheres que se convertem do islã podem ser presas nas próprias casas e abusadas sexualmente, até mesmo por membros da família. Mulheres casadas convertidas podem enfrentar divórcio forçado e perder a guarda dos filhos.
Como os homens são perseguidos na Tunísia?
Homens cristãos ex-muçulmanos enfrentam intimidação, espancamentos e ameaças de morte. Eles trazem vergonha à família quando deixam o islã e, portanto, são suscetíveis ao isolamento.
Pressionadas por suas famílias, as esposas muçulmanas muitas vezes deixam um cristão ex-muçulmano, e ele pode ter o direito à herança ou acesso a seus bens negados. Os homens ex-muçulmanos também enfrentam a perda de emprego e o acesso aos círculos sociais negado. Além disso, quando um homem cristão é perseguido na Tunísia, a família se torna vulnerável e precisa de proteção.
Pedidos de oração da Tunísia
- Há muitos cristãos solitários na Tunísia. Ore para que encontrem outros seguidores de Cristo ao seu redor para se conectarem, e ore por comunhões fortes e frutíferas.
- Clame para que a luz, a paz e o amor de Cristo superem o espírito de intimidação e medo que alguns cristãos tunisianos podem sentir. Interceda para que os cristãos tunisianos continuem orando no Espírito para manter as mentes livres de medo, intimidação e confusão.
- Ore pelas mulheres cristãs na Tunísia que lutam contra o trauma. Peça a Deus para que as abençoe. Clame para que encontrem segurança e ajuda em Cristo.
- Interceda pelo presidente da Tunísia, que só está no poder há um ano. Ore para que seu tempo no cargo traga mais liberdade para os cristãos.
0 comentários:
Postar um comentário