avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Omã (País perseguido 44/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Omã? 

Em Omã, todos os cidadãos omanis são considerados muçulmanos. O islã é a religião do Estado, e a legislação é baseada principalmente na lei islâmica. Embora os tribunais civis tenham sido estabelecidos há mais de 20 anos, o sistema legal ainda pressupõe que todos os cidadãos são muçulmanos e toma decisões legais sob essa suposição.   

O nível de perseguição para os cristãos em Omã depende se eles são trabalhadores migrantes ou se são omanis. Os convertidos do islã locais estão sob maior pressão – a família, vizinhos e sociedade mais ampla os pressionam a retornar à fé nacional e tribal. Cristãos ex-muçulmanos podem ser expulsos da família e perder o emprego. Os filhos podem ser tirados deles, e as famílias podem tirar seus direitos de herança.  

Os cristãos que se converteram do islã, mas que não são omanis, enfrentam diferentes níveis de pressão de acordo com o nível de pressão no país de origem. Normalmente, eles vivem em comunidades expatriadas de pessoas da terra natal, então a comunidade local faz muita diferença na perseguição que os seguidores de Jesus enfrentam.  

O governo tolera em grande parte comunidades cristãs estrangeiras, mas mesmo assim, restringe e monitora as reuniões públicas. Todas as reuniões cristãs são monitoradas para verificar declarações políticas e presença de cidadãos omanis. Além disso, todas as organizações religiosas devem ser registradas junto às autoridades.   

“Muitos cristãos [na Península Arábica] vivem em segredo, e as famílias não sabem sobre a mudança de fé. Se eles compartilham a fé, não é incomum que haja tensão familiar. Às vezes, novos cristãos são aceitos e encontram um novo papel dentro da família. Mas sempre que novas tensões surgem, como a COVID-19, essas situações desafiam o equilíbrio frágil. Isso pode resultar em acusações contra novos convertidos por trazer estresse à família. Os seguidores de Cristo podem ser ridicularizados por não agirem como Jesus ordena; ou a família encontrará outras maneiras de tentar envergonhar os cristãos.” 

Daniel, cristão perseguido na Península Arábica 

  • Dados de Omã
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial
  • Capital: Muscate
  • Região: Península Arábica
  • Líder: Haitham bin Tariq Al Said
  • Governo: Monarquia absolutista
  • Religião: Islamismo, hinduísmo, cristianismo, budismo, judaísmo
  • Idioma: Árabe, inglês, balúchi, suaíli, urdu, dialetos indianos

POPULAÇÃO
5,1 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
185 MIL


O que mudou este ano? 

Omã caiu duas posições na Lista Mundial da Perseguição 2021, mas a perseguição aumentou no pequeno país da Península Arábica. A pressão no cotidiano para os seguidores de Jesus – especialmente aqueles que se converteram do islã – continua a ser muito alta em todas as esferas. Opressão, discriminação e coerção são comuns, e mesmo outros cristãos (que não os ex-muçulmanos) enfrentam discriminação diária e monitoramento do governo e da sociedade omani. 

Quem persegue os cristãos em Omã? 


Quem é mais vulnerável à perseguição em Omã? 

Os cristãos ex-muçulmanos omanis são facilmente os mais perseguidos em Omã. Eles estão sob pressão significativa na vida privada, familiar e comunitária. Essa pressão aumenta ligeiramente fora das cidades e nas áreas rurais.   

Como as mulheres são perseguidas em Omã? 

Dentro da cultura islâmica omani, o valor da mulher é visto como menor do que o do homem – mesmo durante o processo judicial. Mais comumente, as mulheres ficam em casa com os filhos. Isso incentiva uma mentalidade de que as mulheres são vistas como menos capazes do que os homens em muitos aspectos, o que também impacta a fé, uma vez que não se espera que as mulheres tenham as próprias opiniões religiosas. Assim, o ambiente opressivo torna especialmente difícil para as mulheres se converterem do islamismo ao cristianismo.  

Existem muitas barreiras que impedem as mulheres de se converterem e se encontrarem com os cristãos. Quando as mulheres se convertem, elas provavelmente enfrentarão prisão domiciliar pela família e serão forçadas a se casar se forem solteiras. As convertidas ao cristianismo não têm a opção de se casar com um cônjuge cristão, porque as mulheres registradas como muçulmanas são legalmente proibidas de se casarem com um não muçulmano.  

Os maus-tratos a trabalhadores estrangeiros, incluindo abuso sexual, continuam a ser um grande problema. Embora não relacionado principalmente à fé, muitas trabalhadoras domésticas cristãs migrantes – quase todas as mulheres – sofrem abuso sexual. 

Como os homens são perseguidos em Omã? 

Em Omã, converter-se ao cristianismo é muito difícil para os homens muçulmanos. Os cristãos ex-muçulmanos provavelmente sofrerão com as ramificações da exclusão social, tanto pela família imediata e extensa, quanto pela comunidade maior. Homens que se convertem ao cristianismo provavelmente perderão o apoio financeiro da família, bem como as conexões necessárias para encontrar ou manter um emprego na sociedade de Omã. Além disso, nenhuma família omani permitirá que a filha se case com um homem cristão, porque ele é visto como desrespeitoso com a própria família, rejeitando família e tudo o que lhe ensinaram.  

Se um cristão ex-muçulmano tem família e emprego no momento da conversão, corre o risco de perder ambos. Quando um homem deixa o islã, por lei, automaticamente perde a custódia de qualquer filho; a esposa pode se divorciar dele e ele pode perder o emprego, o que tem grandes implicações para todos os membros da família porque os homens são tradicionalmente os provedores 

Quanto aos homens cristãos expatriados, qualquer pressão que eles experimentam por causa da fé é provavelmente encontrada no local de trabalho. 

Pedidos de oração de Omã 

  • Na Península Arábica, o medo é uma barreira para o crescimento da igreja de Cristo. Há um medo de que se você duvidar do islã será impedido de entrar no céu, pois o medo é visto como uma forma de incredulidade na sociedade islâmica. Então, há o medo do que acontecerá se começar a seguir Cristo, o medo de confiar em irmãos e irmãs, e o medo da traição de um dos novos companheiros cristãos. Ore para que essa escravidão do medo seja quebrada.  
  • Muitos cristãos que se convertem do islã vivem em segredo e isolados de outros seguidores de Jesus. Os seguidores de Jesus crescem melhor quando cercados por uma comunidade de cristãos. Peça a Deus para trazer esses cristãos secretos isolados à comunhão com outros cristãosOre para que famílias inteiras venham à graça salvadora do Senhor Jesus Cristo.  
  • À medida que a igreja na Península Arábica cresce, muitos cristãos ex-muçulmanos procuram se casar. Esses cristãos desejam criar famílias que amam e honram Deus através de Jesus. Interceda para que Deus conecte os cristãos uns aos outros com o propósito do casamento. Ore para que esses cristãos abandonem as mentiras com as quais cresceram em relação à família e renovem a mente com a verdade de Deus sobre casamento e família. Clame para que Deus crie famílias que glorifiquem seu nome.   
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário