avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Tajiquistão (País perseguido 33/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Tajiquistão? 

No Tajiquistão, o governo pressiona fortemente todos os grupos religiosos considerados desviadosestreitando e aplicando rigorosamente as leis existentes. Todas as atividades religiosas devem ser aprovadas pelo governo, e é comum que igrejas – particularmente protestantes – sejam invadidas pelas autoridades. Líderes da igreja e cristãos podem ser detidos se forem encontrados com materiais cristãos que não foram aprovados pelo governo. O país também tem uma lei especificamente voltada para o trabalho religioso entre os jovens, deixando os cristãos inseguros sobre o que estão legalmente autorizados a dizer aos jovens cristãos. 

De tempos em tempos, policiais interrompem reuniões e interrogam os participantes. As autoridades locais muitas vezes impõem multas aos cristãos por causa da fé e por razões legais, como encontros sem permissão, posse impressão de material religioso sem permissão, ou proselitismo. A perseguição do Estado inclui buscas, detenção, interrogatório, confisco, multas e prisão – tudo com o objetivo de pressionar os cristãos e mantê-los na linha. 

O governo do Tajiquistão, uma antiga república soviética, está principalmente preocupado com o poder e o controle, mas a sociedade ao redor é fortemente islâmica. A identidade étnica tajique está diretamente ligada ao islã. É por isso que os cristãos que se converteram do islã carregam o peso da perseguição nas mãos do Estado e da família, amigos e comunidade. 

Igrejas e cristãos ortodoxos russos experimentam menos problemas com o governo porque eles geralmente não tentam fazer contato ou evangelizar a população tajique. 

“No início do ano passado, minha igreja foi atacada por pessoas más e o prédio da igreja foi confiscado pelo tribunal. Nossa igreja está se reunindo dentro de um contêiner de 40 toneladas. Oramos por um novo prédio para nossa igreja. Também pedimos que ore e nos apoie nisso. O Senhor disse: ‘Clame a mim e eu responderei...’ (Jeremias 33.3).” 

Pastor Bahrom, cristão perseguido na Ásia Central 

  • Dados do Tajiquistão
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, opressão islâmica
  • Capital: Dushanbe
  • Região: Ásia Central
  • Líder: Emomali Rahmon
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo
  • Idioma: Tajique, uzbeque, quirguiz e russo

POPULAÇÃO
9,4 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
66,3 MIL

O que mudou este ano? 

Embora o Tajiquistão tenha caído duas posições na Lista Mundial da Perseguição 2021 em relação a 2020, a perseguição e a pressão aumentaram ligeiramente. A violência ainda é muito baixa, mas a pressão em todas as esferas da vida aumentou um pouco. Ser cristão no Tajiquistão continua a ser difícil e perigoso, particularmente para igrejas que tentam evangelizar e fazer discípulos. 

Quem persegue os cristãos no Tajiquistão? 

 

Quem é mais vulnerável à perseguição no Tajiquistão? 

Os cristãos no Tajiquistão que se converteram do islã são mais vulneráveis. Eles são alvo tanto do governo como das comunidades e famílias. Além disso, os cristãos que vivem fora das principais cidades do Tajiquistão são mais propensos a experimentar maior pressão do que os seguidores de Jesus em ambientes urbanos. 

Como as mulheres são perseguidas no Tajiquistão? 

Embora a lei dê direitos iguais a homens e mulheres no Tajiquistão, a cultura tradicional coloca as mulheres em uma posição inferior em relação aos homens e exige que elas sejam obedientes aos homens da família. 

Por essa razão, as mulheres não podem escolher a própria religião e serão perseguidas se se converterem do islamismo ao cristianismo. Se a conversão for descoberta, as mulheres ex-muçulmanas correm o risco de serem presas, espancadas, rejeitadas, assediadas, forçadas ao divórcio ou podem perder a herança. Em suma, elas são submetidas a imensa pressão para abandonar a nova fé. 

O governo do Tajiquistão proíbe o uso de roupas religiosas ou símbolos. Entre alguns grupos batistas e pentecostais, mulheres casadas tradicionalmente cobrem as cabeças com um véu. Essvéu é diferente do usado pelas mulheres muçulmanas, por isso há preocupação de que isso se torne uma causa de suspeita ou prisão. 

Como os homens são perseguidos no Tajiquistão? 

Como outras partes da Ásia Central, os homens no Tajiquistão normalmente ocupam papéis de liderança dentro da família e igreja. Então, há mais pressão policial sobre os homens do que as mulheres. Quando detidos pela polícia, os homens cristãos sofrem abusos verbais e físicos, ameaças, espancamentos e pressão para se tornarem informantes entre outros cristãos. Se um homem é líder da igreja, perseguição a ele também afetará a igreja e a comunidade cristã circundante. 

Os homens cristãos podem perder o emprego e sofrer espancamentos, ameaças, abuso verbal e físico, discriminação, isolamento e pressão da comunidade, às vezes, a comunidade terá como alvo as famílias dos homens para causar pressão adicional. Os homens são os principais provedores, então qualquer perda de emprego afeta toda a família. 

Internamente, os cristãos ex-muçulmanos conhecidos serão assediados e interrogados duramente por familiares não cristãos e membros da comunidade. Nas mãos da família muçulmana, um cristão ex-muçulmano pode enfrentar espancamento, humilhação, detenção domiciliar, rejeição e perda da herança. Para jovens estudantes cristãos que ainda precisam do apoio financeiro da família, a dependência pode ser o meio que os pais usam para impedir a conversão dos filhos à fé em Jesus. 

Pedidos de oração do Tajiquistão 

  • Ore por pastores e líderes da igreja no Tajiquistão, especialmente aqueles que são monitorados e detidos pelo governo. Interceda para que eles estejam seguros e que Deus sustente a fé deles das famílias. 
  • Ore por cristãos ex-muçulmanos que vivem em áreas do Tajiquistão onde a conversão significa severa pressão da família e da comunidade. Peça a Deus para que eles sintam que têm uma comunidade que transcende a localização e a situação, e que eles saibam que não estão sozinhos. 
  • Ore pelo governo do Tajiquistão, que os corações das autoridades sejam suavizados em relação aos cristãos e outras minorias religiosas, e que eles permitam que toda a expressão religiosa floresça. Interceda pela verdade e esperança de Jesus para romper a oposição no Tajiquistão. 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário