avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Comores (País perseguido 50/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Comores? 

Os cristãos em Comores não podem compartilhar a fé livremente em público. Se o fizerem, enfrentam consequências legais. Em algumas partes do país, grupos extremistas ameaçam os cristãos com violência. O proselitismo para qualquer religião, exceto o islã, é ilegal e os convertidos ao cristianismo podem ser processados. Os cristãos ex-muçulmanos enfrentam as dificuldades mais graves. Frequentemente, são pressionados a manter a fé privada – não lhes restando outra opção a não ser viver a vida cristã em segredo. 

“Quase três dias depois de decidir seguir Cristo, minha casa foi incendiada. Só consegui resgatar meu computador. Tudo o que eu tinha eram as roupas do corpo. Achei que era um teste da minha fé em Cristo, mas acabou sendo um fortalecimento.” 

Tirus, cristão perseguido em Comores 

  • Dados de Comores
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial
  • Capital: Moroni
  • Região: Sul e Leste da África
  • Líder: Azali Assoumani
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo
  • Idioma: Árabe, francês, comoriano

POPULAÇÃO
870 MIL


POPULAÇÃO CRISTÃ
4,2 MIL


O que mudou este ano? 

Por que Comores entrou no top 50 da Lista Mundial da Perseguição 2021? A situação dos cristãos em Comores mudou muito pouco nos últimos anos. Enquanto o país está progredindo na estabilidade e na democracia, ainda há um aumento de simpatias islâmicas radicais entre a população em geral. No entanto, o país melhorou muito desde a década de 1990, quando passou vários anos classificado entre os 20 primeiros na Lista Mundial da Perseguição. A reentrada este ano no Top50 se deve à pressão do governo sobre todos os grupos religiosos, exceto o islã sunita. O governo acredita que a liberdade de religião na Constituição é para estrangeiros, não para comorianos. Isso significa que os convertidos precisam esconder a fé. A posição pública do governo também concede aos moradores uma licença para pressionar e perseguir os cristãos. 

Quem persegue os cristãos em Comores 


Quem é mais vulnerável à perseguição em Comores? 

A perseguição é comum em todas as comunidades cristãs em Comores. No entanto, o nível de perseguição que os cristãos ex-muçulmanos experimentam é muito mais extremo do que os níveis enfrentados por outros grupos. 

Como as mulheres são perseguidas em Comores? 

Muitas famílias comorianas tradicionalmente têm herança matrilinear, dando às mulheres uma boa dose de influência no lar, que muitas vezes pode servir como uma proteção contra a perseguição. No entanto, as mulheres convertidas do islã experimentam sérias dificuldades devido à conversão, mais ainda do que os homens. 

Mulheres e meninas que se convertem ao cristianismo antes de receberem a herança correm o risco de serem deserdadas. Se forem deserdadas, enfrentam uma desvantagem financeira, geralmente levando à pobreza e à angústia. Além de serem evitadas, há a possibilidade de que sejam forçadas a se casar com um muçulmano para pressioná-las a retornar ao islã. 

No entanto, uma mulher casada que se converte permanecerá responsável pela educação dos filhos, e ela ainda tem a oportunidade de transmitir o ensino cristão para eles. 

Como os homens são perseguidos em Comores? 

Os homens convertidos do islamismo em Comores geralmente dependem da família e não têm independência. Comores é uma sociedade matriarcal em que a norma cultural é que um homem casado more com os sogros. Nessa situação, a família pode exercer muita pressão sobre um convertido para que ele retorne ao islã. Frequentemente, eles não recebem tratamento igual em casa, são abusados verbalmente e, em alguns casos, têm comida negada. É muito comum que a família muçulmana da esposa de um cristão ex-muçulmano a pressione a se divorciar do marido e, em seguida, o faça sair de casa. 

Pedidos de oração de Comores 

  • Ore para que os cristãos em Comores sejam fiéis e frutíferos onde estiverem e que vivam com alegria e sem culpa, para que outros perguntem sobre sua vida e uma porta seja aberta para o evangelho. 
  • Interceda pelos cristãos que deixaram o islã para seguir Jesus. Peça a Deus para lhes dar sabedoria, coragem e apoio – para que saibam que nunca estão sozinhos. 
  • Peça que o Senhor use os programas da Portas Abertas para levar apoio e esperança aos cristãos em Comores. Ore para que eles sejam um testemunho da graça do Senhor e encorajem muitos a irem a Jesus. 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário