avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Quênia (País perseguido 49/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Quênia? 

No Quênia, o cristianismo é a religião majoritária, mas isso não impediu a propagação da perseguição. Particularmente, cristãos de origem muçulmana nas regiões nordeste e costeira vivem sob constante ameaça de ataque – mesmo dofamiliares mais próximos. Nossa pesquisa revelou que os cristãos foram atacados e forçados a fugir das aldeias, e o grupo extremista islâmico Al-Shabaab se infiltrou na população local para monitorar as atividades dos cristãos nessas áreas.   

No entanto, o crime organizado também é um problema sério. Funcionários corruptos muitas vezes não tomam medidas contra os perseguidores – aumentando o potencial de novos incidentes contra os cristãos.  

Para os cristãos no Quênia, a vida diária é cheia de pressão – especialmente na vida privada e social. E em algumas regiões como o Nordeste, onde o Al-Shabaab é uma ameaça constante, a vida da igreja e da comunidade é muito difícil e também pode incluir a ameaça de violência.   

Sou grato pela Portas Abertas. Recebi milho, arroz, feijão, óleo, além de cebola e tomate. Deus os abençoe.” 

Ninka, cristão perseguido no Quênia 

  • Dados de Quênia
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime organizado
  • Capital: Nairóbi
  • Região: Sul e Leste da África
  • Líder: Uhuru Kenyatta
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Cristianismo, islamismo, tradicionalismo
  • Idioma: Suaíli, inglês, línguas indígenas

POPULAÇÃO
53,4 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
43,9 MILHÕES

O que mudou este ano? 

A situação dos cristãos no Quênia tem permanecido terrível nos últimos três anos. Apesar de ter caído cinco posições da Lista Mundial da Perseguição 2021, a violência aumentou significativamente no país – refletindo um aumento geral da perseguição em toda a Lista em comparação com uma situação melhorada para os cristãos quenianos. 

Quem persegue os cristãos no Quênia? 


Quem é mais vulnerável à perseguição no Quênia? 

Os cristãos que vivem no Nordeste do país devem conviver com o medo de serem alvo a qualquer momento. Os pontos quentes para ataques do Al-Shabaab incluem Mombaça, Mandera, Garissa, Wajir, Lamu e Rio Tana. Nessas áreas, muitos informantes locais ajudam na organização de ataques a igrejas e cristãos. Como resultado, muitos seguidores de Cristo optaram por se mudar dessas áreas para o Centro do país. 

Como as mulheres são perseguidas no Quênia? 

Nas regiões de maioria muçulmana no Quênia, mulheres e meninas cristãs enfrentam múltiplas formas de perseguição. Embora a igualdade de gênero esteja enraizada na Constituição do Quênia, as práticas culturais em algumas tribos (como ritos fúnebres, casamento precoce e poligamia) deixam as mulheres cristãs em maior risco de perseguição se se opuserem a essas práticas.   

Nas regiões do Norte, mulheres e meninas cristãs enfrentam mais casos de abuso verbal e rejeição social. Além disso, as mulheres cristãs relatam que devem ter cuidado para não serem enganadas e estupradas por membros da comunidade muçulmana. Professoras cristãs em áreas dominadas por muçulmanos reclamam de assédio sexual constante de estudantes muçulmanos homens e outros homens muçulmanos na sociedade.   

No entanto, as mulheres cristãs também enfrentam o risco de morte se encontradas pelo Al-Shabaab. Mulheres e meninas cristãs ex-muçulmanas correm o risco de terem a custódia dos filhos negada e serem forçadas a se casar ou se divorciar. No entanto, isso acontece menos se o nível de renda e educação da mulher for alto o suficiente para evitar essa situação 

Em circunstâncias extremas, as mulheres do Norte do Quênia foram sequestradas por combatentes do Al-Shabaab e forçadas a serem esposas ou escravas sexuais. Essas mulheres recebem contraceptivos para que sejam estupradas repetidamente sem engravidar. Apenas aquelas que se convertem ao islamismo e se casam com comandantes podem ter filhos. 

Como os homens são perseguidos no Quênia? 

Meninos e homens cristãos na região nordeste, em particular, enfrentam o maior perigo de agressão física e execução nas mãos de muçulmanos extremistas e do Al-Shabaab. Em ataques passados contra cristãos em aldeias, apenas homens foram mortos. Além disso, homens e meninos que se opõem a práticas culturais negativas em algumas tribos (como ritos fúnebres, mutilação genital, casamentos precoces e poligamia) também enfrentam diferentes níveis de perseguição. Suas famílias não são aceitas na comunidade porque são consideradas amaldiçoadas e eles não são considerados “homens de verdade” (se optarem pela circuncisão hospitalar). 

Pedidos de oração do Quênia 

  • Ore pela graça contínua do Senhor para os novos cristãos no Quênia. Interceda para que em meio a provações e perseguições eles vejam a fidelidade do Senhor em proteção e provisão. Clame para que o Senhor, através de seu Espírito, lhes conceda alegria, paz e coragem em sua aflição.   
  • Interceda pelos cristãos no Nordeste que enfrentam ameaças de ataques mortais do Al-Shabaab. Peça a Deus para protegê-los da violência e dar-lhes a paz que só vem dele.   
  • Peça para que a igreja no Quênia esteja equipada para os cristãos, para treinar líderes piedosos e para compartilhar efetivamente o evangelho com seus vizinhos – fortalecendo e expandindo a igreja global para a glória de Cristo.   
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário