avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Indonésia (País perseguido 47/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Indonésia? 

Na Indonésia, a situação dos cristãos vem se deteriorando nos últimos anos, com a sociedade indonésia assumindo um caráter islâmico mais conservador. Cristãos que cresceram em um lar muçulmano muitas vezes experimentam perseguição da família. No entanto, a intensidade da perseguição varia de acordo com a família e o local onde os cristãos vivem. Em muitas casas, as famílias abusam verbalmente dos familiares cristãos e os isolam por causa da fé. Apenas uma pequena porcentagem de convertidos enfrenta violência física por causa da fé cristã.  

O nível de perseguição também depende da região da Indonésia onde os cristãos vivem. Em certos pontos, como Java Ocidental ou Aceh, grupos islâmicos extremistas são fortes e influenciam a sociedade e a política. Se pegarem cristãos evangelizando, os cristãos podem ter problemas. Além disso, grupos de igrejas não tradicionais tendem a ter dificuldades para obter permissão para construir igrejas. Mesmo que consigam cumprir todos os requisitos legais (inclusive processos judiciais vencedores), as autoridades locais ainda os ignoram frequentemente.  

Houve alguns desenvolvimentos positivos na Indonésia. Como relatado pelo Jakarta Post, pela primeira vez desde que assumiu o cargo, o presidente Joko tem falado cautelosamente contra as dificuldades que os cristãos e outras religiões minoritárias enfrentam quando querem criar um novo local de adoração.  

“Vejo tristeza nos olhos desses moradores. Há muita tristeza no olhos de Kandi, que perdeu o pai e o marido durante o ataque. Mas, ao nos verem, os aldeões sorriram.” 

Parceiro local da Portas Abertas na Indonésia  

  • Dados de Indonésia 
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica
  • Capital: Jacarta
  • Região: Leste e Sudeste Asiático
  • Líder: Joko Widodo
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, hinduísmo
  • Idioma: Indonésio, inglês, holandês, dialetos locais

POPULAÇÃO
272,2 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
33,1 MILHÕES


O que mudou este ano? 

A Indonésia subiu duas posições na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021 em comparação com a LMP 2020. Isso se deve principalmente ao fato de que mais pressão contra os cristãos foi relatada, resultando em um aumento da pressão em quase todas as esferas. Não houve ataques a bombas contra igrejas pelo segundo ano consecutivo, mas os cristãos ainda podem ter dificuldade de se encontrar. Um pastor em Papua foi morto, supostamente por um soldado do governo, e mais de 50 pessoas foram despejadas de suas terras em East Nusa Tenggara. Dezenas de extremistas islâmicos foram presos pelas autoridades e os ataques foram frustrados.  

Quem persegue os cristãos na Indonésia? 


Quem é mais vulnerável à perseguição na Indonésia? 

O principal foco de perseguição na Indonésia é a província de Aceh, na ponta noroeste de Sumatra – a única província governada pela sharia (conjunto de leis islâmicas). As igrejas foram fechadas em larga escala em outubro de 2015, e a construção de novas igrejas é impossível na região, e muito difícil em outras províncias. Os convertidos do islã correm o risco de enfrentar severa oposição em muitas partes da Indonésia, mas os cristãos ex-muçulmanos em Aceh provavelmente enfrentam a pressão mais forte. 

Como as mulheres são perseguidas na Indonésia? 

A desigualdade de gênero na Indonésia é uma questão em curso reconhecida pelo governo; no entanto, as normas patriarcais de gênero, o casamento infantil e as altas taxas de mortalidade materna permanecem em grande parte sem solução, e estima-se que um terço das mulheres indonésias sofreram abuso físico ou sexual.  

Nesse contexto, a maioria dos relatos de perseguição enfrentada por mulheres e meninas cristãs tem a ver com a ameaça do divórcio, o que significa perder a segurança física e econômica, ainda mais nas áreas rurais. As mulheres cristãs que são as primeiras na casa a se converter ao cristianismo são mais vulneráveis ao divórcio forçado. Em um sistema patriarcal, é mais difícil para a esposa influenciar o marido.  

Além disso, as mulheres cristãs são marginalizadas através de códigos de vestimenta religiosos forçados. Em províncias como Aceh, as mulheres são obrigadas a usar hijab (véu islâmico), especialmente dentro do escritório do governo. No ano letivo de 2019/2020, surgiu uma nova questão de discórdia em torno do código de vestimenta imposto que afeta principalmente meninas cristãs: algumas escolas estatais agora querem implementar regulamentos para forçar as alunas a usar um hijab. 

Como os homens são perseguidos na Indonésia? 

Na Indonésia, muita perseguição é suportada igualmente por mulheres e homens; no entanto, os homens geralmente sofrem menos perseguição do que as mulheres nas áreas privadas da vida. Por outro lado, relatórios indicam que figuras masculinas proeminentes como pastores cristãos são os principais alvos da discriminação religiosa pública. Eles provavelmente enfrentarão violência física e prisão por parte das autoridades por acusações como incitar o ódio religioso. 

Pedidos de oração da Indonésia 

  • Ore pelos cristãos que deixam o islã e são fortemente pressionados pela família e comunidade para renunciar à nova fé em Jesus. Peça a Deus que lhes dê o apoio que precisam – bem como o acesso a uma Bíblia e ao treinamento para estudá-la e crescer.   
  • Interceda para que as igrejas que estão tentando obter locais para adoração alcancem a boa vontade do governo e tenham liberdade para se reunir e adorar em paz.  
  • Clame para que Deus dê aos líderes do ministério e voluntários a ousadia e perseverança que precisam para liderar e servir a igreja na Indonésia.  
  • Peça pelas crianças e adolescentes cristãos, que muitas vezes enfrentam discriminação e isolamento por causa da fé. Peça a Deus que lhes dê esperança, fortaleça a fé – e faça-os saber que não estão sozinhos em Cristo.    
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário