avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Turquia (País perseguido 25/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Turquia? 

Na Turquia, o nacionalismo religioso é muito forte e está crescendo, colocando enorme pressão sobre os cristãos. Em contraste com os anos anteriores, o governo não só tem como alvo cristãos estrangeiros, mas também baniu os estrangeiros que são casados com cidadãos turcos — e que têm filhos com cidadania turca. A atmosfera de crescente nacionalismo deixa pouco espaço para qualquer um proclamar uma mensagem diferente, e os cristãos precisam tomar muito cuidado em compartilhar a fé com os outros, pois podem despertar suspeitas. 

Converter-se do islã ao cristianismo não é ilegal, mas os convertidos provavelmente enfrentarão oposição e pressão da família e comunidade local. Em alguns casos, isso pode levar ao divórcio ou à deserção. Os perigos significam que alguns cristãos levam uma vida dupla e escondem a conversão. A filiação religiosa em documentos de identidade pode ser legalmente alterada, mas o processo pode ser estressante e difícil. Mesmo mudar de uma denominação para outra pode ser problemático. 

Essa mistura do islã e do nacionalismo também afeta cristãos de origens não muçulmanas, por exemplo, minorias étnicas como gregos, armênios e sírios. Eles mal são reconhecidos como membros plenos da sociedade turca e encontram todos os tipos de obstruções legais e burocráticas. 

Os cristãos têm acesso limitado ao emprego estatal e experimentam discriminação no setor privado, especialmente quando os empregadores têm laços com o governo. Uma vez que a filiação religiosa ainda é registrada nos documentos de identidade antigos e no chip eletrônico dos novos, é fácil discriminar candidatos cristãos.   

“A única razão que imagino [para tentarem me forçar a sair do país] é que somos pessoas de fé, e às vezes compartilhamos nossa fé com o povo local.” 

Hans-Jurgen Louven, cristão perseguido na Turquia 

  • Dados da Turquia
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, opressão islâmica, nacionalismo religioso, opressão do clã
  • Capital: Ancara
  • Região: Oriente Médio
  • Líder: Recep Tayyip Erdogan
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo
  • Idioma: Turco, curdo

POPULAÇÃO
83,8 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
171 MIL

O que mudou este ano? 

A Turquia subiu nove posições na Lista Mundial de Perseguição 2021 em relação a 2020, refletindo o crescente e sufocante impacto do nacionalismo religioso sobre o cristianismo e um claro aumento da violência relatada.  

A redefinição de duas igrejas históricas, que passaram de museus a mesquitas durante o verão de 2020, reforçou o crescente nervosismo entre os cristãos sobre a direção islâmica e nacionalista que o país está tomando. Em julho, o presidente Recep Tayyip Erdogan declarou que a Hagia Sophia em Istambul – uma igreja construída no século VI e convertida em uma mesquita no século XV, depois transformada em museu em 1935 – seria novamente transformada em mesquita. Duas semanas depois, o prédio foi aberto para orações muçulmanas.  

Isso levou ao medo entre os cristãos, com alguns cristãos mais jovens considerando deixar o país e se mudar para o Ocidente. Há inclusive evidências que sugerem que, geralmente, os jovens na Turquia estão se recusando a acreditar no nacionalismo religioso que permeia a sociedade 

Enquanto isso, muitos cristãos estrangeiros estão precisando deixar a Turquia involuntariamente. De acordo com a Associação de Igrejas Protestantes, desde janeiro de 2019, quase 60 estrangeiros – muitos que trabalham na Turquia como pastores ou líderes comunitários – foram orientados a sair ou não foram autorizados a voltar ao país.  

Quem persegue os cristãos na Turquia? 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Turquia são: paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, opressão islâmica, nacionalismo religioso, opressão do c. 

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Turquia são: oficiais do governo, cidadãos e quadrilhas, líderes de grupos étnicos, parentes, partidos políticos, líderes religiosos não cristãos. 

Quem é mais vulnerável à perseguição na Turquia? 

Os cristãos ex-muçulmanos experimentam maior oposição nas áreas rurais da Turquia. Consequentemente, alguns deles se mudam para lugares urbanos para poderem viver com mais liberdade. Grupos cristãos históricoscomo as igrejas armênia e assíria, enfrentam alta pressão e hostilidade na região Sudeste da Turquia. 

Como as mulheres são perseguidas na Turquia? 

Apesar do sistema legal turco dar direitos iguais a homens e mulheres, ainda espera-se que as mulheres tragam honra às famílias em suas escolhas matrimoniais, de relacionamentos carreira. Portanto, tornar-se cristão pode implicar riscos únicos, especialmente nas áreas rurais. As mulheres ex-muçulmanas podem enfrentar a rejeição da família ou serem proibidas de se encontrar com outros cristãos.  

Dado o atual renascimento do islã no país, é provável que as mulheres também enfrentem uma pressão crescente para atender às regras islâmicas sobre vestimenta e conduta.   

Como os homens são perseguidos na Turquia? 

Na Turquia, espera-se que os homens sejam defensores do islã e da cultura turca. O não cumprimento dessa expectativa cria uma pressão que pode impedir que os homens pisem em uma igreja. 

O serviço militar é obrigatório no país. Se a religião cristã é registrada no documento de identidade de alguém, é provável que seja vista com desconfiança pelo superiores e gere intimidação pelos pares. Os cristãos têm dificuldade em encontrar emprego no setor público, enquanto no setor privado há a ameaça de discriminação.  

Pedidos de oração da Turquia

  • Clame para que a atmosfera sufocante e suspeita para os cristãos na Turquia mude. 
  • Ore para que seja concedido favor aos cristãos estrangeiros em seus pedidos de residência e em apelações em curso contra a proibição de residência. 
  • Peça a Deus para que todos os convertidos sob pressão pela fé em Jesus se mantenham firmes, cresçam no amor por Jesus, e sejam protegidos de todos os danos. 
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário