avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Egito (País perseguido 16/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Egito? 

A perseguição aos cristãos no Egito acontece principalmente no nível da comunidade. Os incidentes ocorrem com mais frequência no Alto Egito, parte sul do paísonde os movimentos salafistas exercem uma forte influência nas comunidades rurais devido aos altos níveis de analfabetismo e pobreza. Os incidentes podem variar desde mulheres cristãs sendo assediadas enquanto caminham na rua até comunidades cristãs expulsas de casa por multidões extremistas. 

A Universidade Al-Azhar, uma das universidades islâmicas mais influentes do mundo, tem um lugar de destaque na sociedade egípcia e até mesmo na Constituição. O grande imã Ahmed el-Tayyeb da universidade afirmou claramente que não há lugar no islã para que os muçulmanos se convertam ao cristianismo. 

Embora o governo do Egito fale positivamente sobre a comunidade cristã do país, a falta de aplicação da lei de modo sério e a relutância das autoridades locais em proteger os cristãos os deixam vulneráveis a todos os tipos de ataques, especialmente no Alto Egito. Devido à natureza ditatorial do regime, nem os líderes da igreja nem outros cristãos estão em posição de se pronunciar contra essas práticas. 

Além disso, em contraste com a forma como as mesquitas e organizações islâmicas são tratadas, as igrejas e organizações não governamentais cristãs têm sua capacidade de construir novas igrejas ou administrar serviços sociais restrita. Cristãos de todas as origens enfrentam dificuldades em encontrar novos lugares para o culto comunitário. As dificuldades vêm tanto das restrições do Estado quanto da hostilidade comunitária e da violência das multidões. 

Os cristãos de origem muçulmana muitas vezes têm grande dificuldade em viver de acordo com a fé, pois enfrentam uma enorme pressão da família para retornar ao islã. O Estado também torna impossível para eles obter qualquer reconhecimento oficial da conversão. 

“Quase perdi minha fé pouco depois de meu pai [ser morto por causa da fé]. Não sei como carrego meu fardo, mas sinto que não sou eu. Deve ser o Espírito Santo em minha vida. Poderia ter me perdido de Deus e me tornado ateu. Estou feliz que Deus impediu isso. Ele escolheu meu caminho e agora posso cuidar da minha família. Aconteça o que acontecer, mesmo que você se afaste de Deus, apenas ore. Ore e sempre volte para Deus.” 

Marqos, cristão perseguido no Egito 

  • Dados do Egito
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, opressão islâmica e opressão do clã
  • Capital: Cairo
  • Região: Norte da África
  • Líder: Abdel Fattah al-Sisi
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo
  • Idioma: Árabe, inglês e francês

POPULAÇÃO
102,9 MILHÕES

POPULAÇÃO CRISTÃ
16,2 MILHÕES

O que mudou este ano? 

Embora a posição do Egito na classificação da Lista Mundial da Perseguição 2021 permaneça inalterada, houve um ligeiro aumento na oposição geral aos cristãos desde o ano passado. Menos incidentes de violência contra cristãos foram relatados, mas isso é compensado por um aumento na oposição nas esferas da família, comunidade e igreja. 

Quem persegue os cristãos no Egito 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Egito são: paranoia ditatorial, opressão islâmica e opressão do clã. 

Já afontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Egito são: oficiais do governo, parentes, cidadãos e quadrilhas, líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, líderes de grupos étnicos. 

Quem é mais vulnerável à perseguição no Egito? 

A maioria dos incidentes e ataques de multidões ocorrem no Alto Egito, a parte sul do país que é conhecida por ser mais conservadora e radical que o Norte. A província de Minya é conhecida por ter o maior número de ataques contra cristãos. No entanto, os cristãos nas áreas rurais economicamente desfavorecidas dNorte enfrentam um grau semelhante de opressão nas mãos de extremistas islâmicos, especialmente nas aldeias e cidades da região do Delta do Nilo. 

Grupos extremistas islâmicos, como a Irmandade Muçulmana, têm apoio nacional, mas militantes islâmicos violentos só atuam abertamente na região nordeste da Península do Sinai. 

Como as mulheres são perseguidas no Egito? 

As mulheres cristãs no Egito são particularmente vulneráveis ao assédio sexual e à violência. Embora o assédio, o casamento forçado ou o casamento por sequestro, e a agressão sexual sejam práticas comuns que afetam todas as mulheres no Egito em vários graus, há relatos de que as mulheres cristãs são particularmente alvo de casamento por sequestro, principalmente nas áreas rurais, aldeias e cidades do Sul. Isso significa que as famílias cristãs muitas vezes ficam com medo da possibilidade de sequestro, especialmente nas áreas rurais. 

Também há relatos de que meninas cristãs são atraídas para o casamento. Essas meninas geralmente são menores de idade e vêm de famílias vulneráveis. As práticas tradicionais não ajudam nesse sentido – o casamento precoce faz parte da norma em sociedades mais rurais e tradicionais. 

As mulheres que decidem deixar o islã para se tornarem cristãs enfrentam vários desafios. Elas podem se deparar com leis de blasfêmia, status reduzido na sociedade e adesão forçada aos costumes tradicionais. Elas também podem enfrentar o divórcio do marido muçulmano, deixando-as sem qualquer apoio financeiro. A guarda dos filhos pode ser retirada delas, bem como os direitos de herança. 

Além disso, elas correm risco dentro da própria família, porque não se espera que as mulheres tragam vergonha para a honra da família. É difícil para as mulheres escaparem de qualquer situação perigosa, uma vez que elas não tendem a viver ou viajar sozinhas. 

No local de trabalho, as mulheres cristãs podem enfrentar dupla discriminação por causa da fé e do gênero. Se elas forem conhecidas como cristãs, podem perder promoções e outros benefícios profissionais. 

Como os homens são perseguidos no Egito? 

Em todo o Egito, encontrar trabalho é uma grande pressão sobre os homens, principalmente no Alto Egito. Para jovens cristãos que vivem em áreas rurais, isso pode ser especialmente difícil. Uma razão para isso é que alguns lojistas muçulmanos exortam abertamente seus clientes muçulmanos a não comprarem de restaurantes cristãos, já que alguns muçulmanos acreditam que a comida feita por um cristão é impura. 

Alguns homens cristãos não têm permissão para participar do governo ou mesmo de times de futebol devido aos seus nomes cristãos. As dificuldades financeiras das famílias podem ser usadas contra os meninos cristãos como uma armadilha: alguns muçulmanos oferecem ajuda financeira a jovens cristãos, mas quando não conseguem pagar, os muçulmanos dizem que a dívida só será anulada se eles se converterem ao islamismo. 

A mídia social está se tornando cada vez mais uma ferramenta para desencadear a violência física contra homens cristãos. Por exemplo, um grande grupo de muçulmanos na província de Minya atacou a casa de um homem cristão e seus irmãos por causa de uma mensagem que havia sido postada na página do Facebook de seu filho, que mora em outra região do Egito. A mensagem foi considerada um insulto ao islã. Apesar de um vídeo de desculpas do filho, que alegava que sua conta foi hackeada, a polícia o prendeu por blasfêmia, junto com seu irmão e três de seus tios. 

O impacto sobre uma família por causa da perseguição contra um homem cristão pode ser catastrófico. Por ser o principal provedor, prisão, espancamentos, sequestros (envolvendo resgate) ou até mesmo assassinato podem resultar em dificuldades financeiras que afetam toda a família. Além disso, os ataques podem provocar um profundo sentimento de vergonha e quebrantamento, destruindo a confiança e a autoestima de maridos e pais. A estabilidade e o bem-estar de toda a família podem estar sob ameaça, resultando em taxas mais altas de violência doméstica e divórcio. 

Pedidos de oração do Egito 

  • Ore pela libertação de todos os cristãos presos ou mantidos em cativeiro, e pela segurança de todos os cristãos em suas vidas diárias. 
  • Clame pelo fim de todas as falsas acusações e ataques sem sentido contra os cristãos, e que haja urgência nas forças policiais locais para buscar justiça por todos os delitos.
  • Interceda para que os cristãos no Egito tenham coragem e sabedoria para resplandecer a luz de Cristo em suas comunidades. 
Fonte: Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário