Como é a perseguição aos cristãos no Irã?
O governo iraniano vê a conversão de muçulmanos ao cristianismo como uma tentativa dos países ocidentais de minar o domínio islâmico no país. Os cristãos ex-muçulmanos são os mais perseguidos pelo governo, família e comunidade. As igrejas secretas são frequentemente invadidas e os líderes e membros, presos. Eles recebem longas sentenças de prisão por “crimes contra a segurança nacional”.
Muitas famílias iranianas são muçulmanas nominais e, por isso, alguns novos cristãos são aceitos pela família, mas as que seguem o islamismo mais rígido são hostis às conversões dos familiares.
Apesar dos cristãos de comunidades armênias e assírias serem reconhecidos e protegidos pelo Estado, eles são tratados como cidadãos de segunda classe e não têm permissão para compartilhar sobre Jesus ou falar em persa durante os cultos na igreja.
- Dados do Irã
- Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado
- Capital: Teerã
- Região: Oriente Médio
- Líder: Hassan Rohani
- Governo: República teocrática
- Religião: Islamismo, zoroastrismo, cristianismo e judaísmo
- Idioma: Persa, azeri, curdo, gilaki, mazandarani, luri, balúchi e árabe
- Pontuação: 86
POPULAÇÃO83,5 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ800 MIL
O que mudou este ano?
A perseguição permaneceu extrema no Irã, com um pequeno aumento no número de incidentes de violência relatados. A COVID-19 atingiu duramente o país, e muitos cristãos precisaram desesperadamente de comida e ajuda. Medidas para combater o vírus também dificultaram a comunicação entre os cristãos, por isso aderiram à comunhão e ao discipulado on-line.
Muitos prisioneiros iranianos, incluindo alguns presos por causa da fé, foram libertados da prisão para combater a propagação da COVID-19 nas penitenciárias lotadas. No entanto, outros cristãos permaneceram presos e a condenação de outros continuou.
Quem persegue os cristãos Irã?
O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Irã são: paranoia ditatorial, opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado.
Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Irã são: oficiais do governo, líderes religiosos não cristãos, partidos políticos, grupos paramilitares, parentes, líderes de grupos étnicos.
Quem é mais vulnerável à perseguição no Irã?
Os cristãos ex-muçulmanos são os mais vulneráveis à perseguição do governo e da comunidade. O controle do governo é maior nas áreas urbanas, enquanto as áreas rurais são menos monitoradas. No entanto, o anonimato das cidades dá mais liberdade para organizar reuniões e atividades do que nas áreas rurais, onde o controle social é maior.
Como as mulheres são perseguidas no Irã?
Desde que o governo começou a visar membros de igrejas clandestinas, ao invés de apenas seus líderes, as mulheres cristãs tornaram-se cada vez mais vulneráveis à perseguição do governo.
O estupro é ilegal, mas uma vítima de abuso sexual deve fornecer quatro testemunhas oculares do sexo masculino e duas do sexo feminino para denunciar o crime. Na prática, isso dá imunidade àqueles que usam violência sexual para perseguir mulheres cristãs.
As cristãs que não usam as roupas obrigatórias em público – hijab (véu islâmico) e roupas largas que cobrem o corpo – podem ser condenadas a multa ou açoite; elas também enfrentam discriminação no mercado de trabalho.
Como os homens são perseguidos no Irã?
Os homens cristãos ex-muçulmanos são vistos como pessoas que escolheram errado. Portanto, a punição é mais severa e eles têm maior probabilidade de enfrentar abusos físicos e tortura. É comum que cristãos sejam encarcerados por um longo tempo em condições terríveis. Muitos fogem para países do Ocidente, deixando a igreja iraniana com menos líderes experientes e maduros.
Pedidos de oração do Irã
- Ore pelos cristãos isolados. Muitos cristãos não se atrevem a compartilhar a fé com ninguém ao redor, ou não conhecem nenhum outro irmão na fé. Eles dependem de recursos on-line para aprender mais sobre Deus.
- Clame pelos cristãos que atualmente estão presos por causa da fé. As condições nas prisões do Irã são muito ruins e a pandemia só piorou a situação.
- Interceda por aqueles que defendem os direitos dos cristãos no Irã, tanto dentro como fora do país, para que sejam ouvidos e que Deus os proteja.
0 comentários:
Postar um comentário