avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Iêmen (Países Perseguidos 07/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Iêmen? 

Os cristãos no Iêmen geralmente mantêm a fé em segredo porque poderão enfrentar a pena de morte se forem descobertos. Deixar o islã é proibido e todos os iemenitas são considerados muçulmanos pelo Estado. Mas não são apenas as autoridades que perseguem os cristãos. Grupos extremistas islâmicos ameaçam os cristãos ex-muçulmanos com morte, e as tribos podem matar ou banir qualquer membro que se converta ao cristianismo. 

A guerra em curso, a crise humanitária e a pandemia da COVID-19 no Iêmen estão afetando todos os cidadãos, mas os cristãos são mais vulneráveis porque o auxílio emergencial é distribuído, principalmente, por organizações que usam líderes islâmicos e mesquitas locais para distribuir ajuda. Acredita-se que eles discriminam qualquer pessoa que não seja considerada um muçulmano devoto. Há relatos de cristãos iemenitas que tiveram tratamento em hospitais recusados.  

“Nós, cristãos, carregamos uma esperança que nos ajuda com a certeza de que o amanhã será melhor e, pela vontade de nosso Senhor, passaremos por isso e por todas as ansiedades e medos que nos cercam.” 

Nasser, cristão perseguido na Península Arábica 

  • Dados do Iêmen
  • Tipo de Perseguição: Opressão do clã, opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado
  • Capital: Saná
  • Região: Península Arábica
  • Líder: Abd Rabbuh Mansur Hadi
  • Governo: Em transição
  • Religião: Islamismo
  • Idioma: Árabe

POPULAÇÃO
30,2 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
ALGUNS MILHARES


O que mudou este ano? 

A perseguição continua extrema em quase todas as áreas da vida. Há, relativamente, poucos relatos de violência contra cristãos no Iêmen, embora isso tenha piorado um pouco no ano passado. No entanto, é quase impossível pesquisar e verificar ataques violentos por causa da guerra em andamento, do segredo que os cristãos devem manter a respeito da fé e do desafio da comunicação com eles. É muito provável que haja mais violência não relatada. 

Quem persegue os cristãos no Iêmen 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Iêmen são: opressão do clã, opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado.

Já afontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma d
eterminada visão de mundo.
 As fontes de perseguição aos cristãos no Iêmen são: líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, parentes, cidadãos e quadrilhas, grupos religiosos violentos, grupos paramilitares, oficiais do governo.

Quem é mais vulnerável à perseguição no Iêmen? 

Cristãos ex-muçulmanos são os mais vulneráveis à perseguição e, agora, constituem a maior parte da população cristã no Iêmen, já que a guerra em curso levou muitos cristãos expatriados e migrantes a deixar o país. O Sul do país, onde existe uma forte presença da Al-Qaeda, é particularmente perigoso. 

Como as mulheres são perseguidas no Iêmen? 

As mulheres iemenitas têm poucos direitos e são monitoradas de perto, e as cristãs ex-muçulmanas são particularmente vulneráveis. Frequentemente, elasão mantidas longe de outras pessoas e, se a nova fé for descoberta, serão dadas como segunda ou terceira esposa a um muçulmano e mantidas como reféns no novo lar. O casamento forçado pode atingir até as meninas, pois não há idade mínima para o matrimônioAlém disso, a lei não reconhece o estupro conjugal como crime. Se uma mulher cristã for forçada a se divorciar de um muçulmano, é muito provável que ela perca a guarda dos filhos para o marido ou qualquer parente muçulmano. 

Como os homens são perseguidos no Iêmen 

Homens mais jovens são mais vulneráveis à perseguição do que os mais velhos, por causa da hierarquia da sociedade. Meninos de 10 anos podem ser forçados a se juntar milícias. Além disso, eles correm um risco maior do que as mulheres de serem mortos por causa da fé, sequestrados, torturados ou demitidos dos empregos. Os homens cristãos também são mais propensos a serem presos pelas autoridades locais e geralmente enfrentam perseguição na vida pública, enquanto as mulheres são mais propensas a enfrentar perseguição na vida privada. 

Pedidos de oração do Iêmen 

  • Ore pelo povo iemenita que enfrenta a guerraenchentes, gafanhotos e COVID-19. Peça para que a paz chegue ao país e que as pessoas reconstruam as vidas. 
  • Clame pelos cristãos secretos e igrejas domésticas, para que tenham sabedoria e discernimento ao apoiarem os seguidores de Jesus. 
  • Interceda por aqueles que estão assumindo grandes riscos para fornecer discipulado aos novos convertidos. Ore por segurança enquanto eles viajam em áreas de conflito, e que Deus os use para levantar novos líderes em todas as partes do país. 
Fonte: Portas Abertas

 

0 comentários:

Postar um comentário