avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Maldivas ( País Perseguido 15/2021)


Como é a perseguição aos cristãos nas Maldivas? 

As Maldivas são vistas por muitos como um destino de férias de luxo, mas por trás da beleza dessas ilhas paradisíacas existe um rígido regime islâmico. Essa cadeia de quase 1.200 ilhas tem uma das maiores densidades populacionais do mundo, especialmente em sua ilha principal, Malé. As comunidades unidas e homogêneas vigiam de perto seus membros em busca de qualquer sinal de desvio – o que naturalmente inclui a escolha religiosa. Todos os políticos afirmam implacavelmente que estão mantendo as Maldivas 100% muçulmanas, não deixando espaço para qualquer alternativa. 

A conversão ao cristianismo pode facilmente resultar em denúncias a líderes ou autoridades muçulmanas. Cristãos expatriados, a maioria deles trabalhando no setor turístico e vindos da Índia e Sri Lanka, também são observados de perto, tornando a comunhão cristã muito difícil. 

“Ser maldivo é ser muçulmano. Ser cristão nas Maldivas é ser um seguidor secreto, sem poder praticar a fé, principalmente cultuar e ter comunhão, porque pode ser vigiado o tempo todo.” 

Trabalhador cristão nas Maldivas 

  • Dados de Maldivas
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica e paranoia ditatorial
  • Capital: Malé
  • Região: Sul da Ásia
  • Líder: Ibrahim Mohamed Solih
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo
  • Idioma: Divehi, inglês

POPULAÇÃO
459 MIL


POPULAÇÃO CRISTÃ
MILHARES

O que mudou este ano? 

A posição das Maldivas na Lista Mundial da Perseguição permanece quase inalterada, indo da 14ª posição em 2020 para a 15ª em 2021, o que demonstra que muito pouco mudou em relação ao ano passado. O novo governo, iniciado em novembro de 2018, claramente não mostra sinais de hesitação em sua determinação de manter as ilhas totalmente livres de influências religiosas que não sejam islâmicas. 

Quem persegue os cristãos nas Maldivas 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos nas Maldivas são: opressão islâmica e paranoia ditatorial. 

Já a“fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos nas Maldivas são: líderes religiosos não cristãos, oficiais do governo, parentes, cidadãos e quadrilhas, partidos políticos, redes criminosas, grupos religiosos violentos. 

Quem é mais vulnerável à perseguição nas Maldivas? 

A perseguição ocorre principalmente longe dos olhos dos turistas internacionais dos quais depende a economia do país. A vida da igreja no verdadeiro significado da palavra é praticamente impossível. Os convertidos não medem esforços para não serem descobertos pela família e comunidade. Eles não apenas enfrentariam forte oposição e pressão para retornar ao islã, como poderiam até mesmo perder a cidadania. 

Como as mulheres são perseguidas nas Maldivas? 

Dada a interpretação extremamente rígida do islã nas Maldivas, homens e mulheres cristãos devem manter a conversão em segredo. Se uma mulher ou menina for descoberta como cristã, todos os esforços serão feitos para levá-la de volta ao islã por meio de casamento forçado, ameaças ou outras formas de violência. 

Além disso, multidões encarregadas de vigiar a vida das pessoas são conhecidas por sequestrar cidadãos maldivos suspeitos de serem irreligiosos ou não muçulmanos, vendá-los, levá-los a lugares remotos e ali fazer um julgamento de suas açõeso que denominam um “julgamento de vigilantes. 

Apesar do alto controle social nas ilhas, abuso, estupro e assédio sexual são comuns em uma cultura que geralmente desculpa a violência de gênero dentro de casa. Um estudo do Departamento de Gênero, Desenvolvimento Familiar e Segurança Social do Banco Asiático de Desenvolvimento (p.13), publicado em 2014, constatou que “uma em cada três mulheres de 15 a 49 anos sofreu violência doméstica e que 70% das mulheres acreditam que há circunstâncias em que os homens têm justificativa para bater na esposa”. 

As cristãs secretas também são afetadas por isso. Além disso, a perseguição afeta indiretamente as famílias, uma vez que não permite que os cristãos cresçam na fé juntos e construam “imunidade” contra doenças sociais. Dado o ambiente repressivo do país, as mulheres e meninas cristãs não têm escolha a não ser obedecer os códigos de vestimenta islâmica tradicional. 

Como os homens são perseguidos nas Maldivas? 

Ser cristão nas Maldivas é tão perigoso para homens e mulheres que membros da família nuclear podem nem mesmo saber da fé um do outro. Isso significa que os cristãos também não têm um exemplo de como é um bom casamento cristão, pois eles não podem fazer parte de nenhuma comunidade cristã. Se for descoberto que um homem é cristão secreto, é provável que ele enfrente lesões corporais, assédio, ameaças e prisão governamental. 

Pedidos de oração das Maldivas 

  • Ore para que o Senhor forneça oportunidades para os cristãos se reunirem em segurança. 
  • Peça para que Deus use a Bíblia para fortalecer, encorajar e nutrir a vida dos cristãos. 
  • Clame para que a atitude dos oficiais do governo, especialmente dpresidente Solih, seja suavizada em relação aos cristãos e outras minorias religiosas. 
  • Interceda pelos cristãos entre os trabalhadores migrantes expatriados, para que sejam boas testemunhas da esperança que têm em Cristo. 
Fonte: Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário