avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Nigéria (País Perseguido 09/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Nigéria? 

Mais cristãos são assassinados por causa da fé na Nigéria do que em qualquer outro país. Ataques violentos do Boko Haram, pastores de cabra fulanisEstado Islâmico da África Ocidental (ISWAP, da sigla em inglêsgrupo afiliado ao Estado Islâmico) e outros extremistas islâmicos são comuns no Norte e Cinturão Médio do país, e estão se tornando mais presentes nSul. 

Nesses ataques, os cristãos são assassinados ou têm as propriedades e meios de subsistência destruídos. Homens e meninos têm mais probabilidade de serem mortos. As mulheres e crianças ficam muito vulneráveis e são testemunhas vivas da ação dos agressores. Os agentes dos ataques raramente são levados à justiça. As cristãs são frequentemente raptadas e agredidas sexualmente pelos grupos extremistas, e às vezes forçadas a se casar com muçulmanos. 

Cristãos ex-muçulmanos enfrentam rejeição e pressão dfamília. A presidência de Muhammadu Buhari (desde 2015) viu um aumento acentuado nas tentativas de forçar a islamização do país, inclusive com a nomeação de muçulmanos para cargos governamentais importantes. 

Muitos cristãos que são expulsos das aldeias e têm as fontes de sustento negadas são forçados a se tornarem deslocados internos, geralmente vivendo em acampamentos informais. Dada a ocupação contínua das aldeias por pastores de cabra fulanis, a falta de apoio do governo, de educação adequada para os filhos e a alta vulnerabilidade dos deslocados, os cristãos continuam enfrentando perseguição mesmo após a brutalidade dos ataques iniciais.  

“Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Obrigado, Portas Abertas, por ser uma família e uma fonte de esperança para meus filhos e eu. Esta casa é um ministério que Deus me deu para encorajar outras viúvas a se apegar a Deus e não perder a esperança. Aquele que usou a Portas Abertas para enxugar minhas lágrimas fará o mesmo por elas.” 

Martina, cristã perseguida na Nigéria 

  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, hostilidade etno-religiosa, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado
  • Capital: Abuja
  • Região: Oeste Africano
  • Líder: Muhammadu Buhari
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo e cristianismo
  • Idioma: Inglês, iorubá, igbo, hausa, fulani
  • Pontuação: 85

POPULAÇÃO
206,1 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
95,3 MILHÕES


O que mudou este ano? 

A Nigéria subiu vários lugares na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021, e a perseguição piorou em todas as áreas da vida pública e privada. A violência contra os cristãos perpetrada pelo Boko Haram, pastores de cabra fulanis e Estado Islâmico da África Ocidental – bem como outros agressores armados não identificados – causou um enorme sofrimento entre a comunidade cristã. A Nigéria entrou no Top10 da LMP principalmente porque essa violência aumentou e começou a se espalhar para outras partes do território. Nesse contexto, o governo parece incapaz ou não desejar proteger os cidadãos cristãos. Apesar da pandemia de COVID-19, os ataques extremistas islâmicos não diminuíram e os seguidores de Jesus isolados em casa ficaram ainda mais vulneráveis aos ataques radicais. 

Quem persegue os cristãos na Nigéria?  

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Nigéria são: opressão islâmica, hostilidade etno-religiosa, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado. 

Já afontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Nigéria são: oficias do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, grupos de pressão ideológica, parentes, redes criminosas, partidos políticos, cidadãos e quadrilhas, organizações multilaterais, grupos paramilitares. 

Quem é mais vulnerável à perseguição na Nigéria? 

A perseguição, e especialmente os ataques violentos, são mais predominantes no Norte e Cinturão Médio da Nigéria. Mas as tentativas do governo de islamizar o país são mais generalizadas, afetando até mesmo comunidades de maioria cristã no Sul. Entretanto, os cristãos ex-muçulmanos são muito vulneráveis, especialmente em áreas regidas pela sharia (conjunto de leis islâmicas). Os cristãos que vivem como deslocados internos também são particularmente vulneráveis. 

Como as mulheres são perseguidas na Nigéria? 

A violência sexual é frequentemente usada como arma de perseguição por pastores de cabra fulanisEstado Islâmico da África Ocidental, Boko Haram e outros extremistas islâmicos. Mulheres e meninas são raptadas e forçadas à escravidão sexual ou coagidas a se casar com muçulmanos. Se as mulheres são libertadas, costumam ser rejeitadas pelas comunidades ou famílias e estigmatizadas por causa das experiências traumáticas. Em circunstâncias extremas, adolescentes são recrutadas à força para serem usadas como terroristas suicidas. 

As viúvas são consideradas as mais baixas na hierarquia social. As mulheres cristãs cujos maridos foram assassinados por extremistas islâmicos frequentemente lutam para ter uma renda que seja suficiente para manter as necessidades básicas, como alimentação e moradia.  

Como os homens são perseguidos na Nigéria? 

Homens e meninos cristãos são alvos específicos de assassinato pelo Boko Haram, Estado Islâmico da África Ocidental e outros combatentes islâmicos. Aqueles que sobrevivem podem ser sequestrados e forçados a lutar contra os “infiéis” – incluindo meninos recrutados à força para serem soldados mirins. Essa segmentação de homens é uma tática que visa tirar o sustento de uma família cristã e reduzir a taxa de natalidade nas comunidades cristãs. Além disso, os líderes da igreja também são particularmente vulneráveis a sequestros em troca de resgate.  

Pedidos de oração da Nigéria 

  • Ore pela graça e conforto do Senhor para os cristãos, pois muitos estão desabrigados, perderam entes queridos e casas. Peça ao Senhor para estar perto dos que foram sequestrados e peça que sejam libertados ou resgatados. 
  • Clame pelo presidente Muhammadu Buharipara que ele tome medidas decisivas para proteger os cidadãos em todas as partes do país. 
  • Interceda para que os programas fornecidos pelos parceiros da Portas Abertas fortaleçam a igreja para testemunhar e compartilhar o evangelho, mesmo em circunstâncias muito difíceis. 
Fonte: Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário