avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Síria (País Perseguido 12/2021)


Como é a perseguição aos cristãos na Síria? 

A contínua guerra civil na Síria tornou o país um terreno fértil para a perseguição aos cristãos. A agitação, que estava começando a diminuir, foi exacerbada pela crise econômica causada pela COVID-19. Muitos cristãos ainda estão deslocados internamente ou são refugiados em outros países como resultado de uma década de guerra e do crescente extremismo islâmico. No Norte da Síria, a invasão das forças turcas no final de 2019 causou maior instabilidade e parece ter sido usada por alguns extremistas islâmicos como disfarce para atacar os cristãos. 

Em áreas controladas por grupos extremistas islâmicos, as expressões públicas do cristianismo são proibidas e a maioria das igrejas foi fechada ou destruída. Em áreas controladas pelo governo essa ameaça é menor – mas ainda há sequestros de jovens cristãos por dissidentes islâmicos, inclusive militantes do Estado Islâmico ainda ativos. 

Cristãos ex-muçulmanos são vulneráveis à pressão da família e comunidade, que consideram a conversão ao cristianismo como desonra 

“Vejo homens, mulheres e crianças chorando de fome. É trágico. Nossa igreja percebeu que era o momento de apoiar as pessoas e mostrar o amor de Jesus em tempos difíceis.”  

Pastor George, cristão perseguido na Síria 

  • Dados da Síria
  • Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial, opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado, protecionismo denominacional
  • Capital: Damasco
  • Região: Oriente Médio
  • Líder: Bashar al-Assad
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, druso, judaísmo
  • Idioma: Árabe, curdo, armênio, aramaico, circassiano, francês, inglês

POPULAÇÃO
18,9 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
677 MIL

O que mudou este ano? 

A perseguição continua extrema na vida pública e privada dos cristãos na Síria, embora haja uma leve tendência de diminuir a pressão sobre os cristãos. Isso é um reflexo da diminuição do território dominado por grupos extremistas islâmicos. A pandemia exacerbou muitas vulnerabilidades já existentes. A pressão pública sobre os cristãos continuou a aumentar, embora eles tenham enfrentado um pouco menos de pressão da família e comunidade. 

Houve menos relatos de violência, seguindo uma tendência dos últimos dois anosembora as ameaças de ataque, sequestro e casamento forçado permanecerem constantes. 

Quem persegue os cristãos na Síria 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos da Síria são: paranoia ditatorial, opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado, protecionismo denominacional.

Já afontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Síria são: grupos religiosos violentos, grupos paramilitares, oficiais do governo, partidos políticos, parentes, cidadãos e quadrilhas, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, redes criminosas, líderes religiosos cristãos.

Quem é mais vulnerável à perseguição na Síria? 

Os cristãos estão particularmente sob pressão nos últimos locais controlados por militantes islâmicos na província de Idlib, no Noroeste, e na província de Hasakah, no Nordeste. No território, o Estado Islâmico, o exército da Turquia ou grupos de oposição apoiados pelos turcos continuam a atacar alvos civis e religiosos. Assim sendo, os cristãos ex-muçulmanos são vulneráveis a várias formas de perseguição violenta e não violenta em todo o país, mas são particularmente vulneráveis no Noroeste e Nordeste. 

Como as mulheres são perseguidas na Síria? 

Mulheres e meninas cristãs na Síria enfrentam perseguição tanto de militantes islâmicos quanto, se forem de origem muçulmana, da própria família. A guerra na Síria diminuiu, mas não acabou, e as mulheres são particularmente vulneráveis a ataques sexuais em áreas controladas por rebeldes. Em alguns locais, a violência sexual contra as mulheres se tornou normalizada.  

As cristãs ex-muçulmanas costumam manter a nova fé em segredo. Se a fé for descobertaelas ficam vulneráveis a crimes de honra”, cometidos pela família muçulmana, também enfrentam uma extrema pressão para retornar ao islã. Na prática, a lei pouco faz para proteger mulheres e meninas da violência familiar. 

Na Síria, é ilegal para uma mulher ex-muçulmana se casar com um homem cristão histórico. Se uma mulher se converte enquanto é casada com um homem muçulmano, é provável que ela se divorcie e perca o acesso aos filhos. Segundo a sharia (conjunto de leis islâmicas), todos os direitos vão para o cônjuge muçulmano 

Como os homens são perseguidos na Síria? 

Os homens são os responsáveis pelo sustento financeiro e proteção da família na sociedade síria. Por isso, se um cristão sírio é morto, sequestrado ou perde o emprego (como aconteceu amplamente durante a pandemia), toda a família sofre as consequênciasAlém disso, os líderes das igrejas costumam ser alvos de sequestro, o que afeta toda a comunidade. 

Pedidos de oração da Síria 

  • Ore para que os cristãos sírios possam voltar para as casas, famílias, comunidades e trabalhos, e pela restauração contínua de Deus para aqueles que já retornaram. 
  • Clame para que os cristãos sírios sejam a luz da esperança no território, proporcionando conforto e sabedoria para aqueles que estão sofrendo de traumas ou por falta de alimento e recursos. 
  • Interceda para que os cristãos encontrem nova alegria, força e esperança ao meditar na palavra de Deus 
Fonte: Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário