avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Iraque (País Perseguido 11/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Iraque? 

Após anos de violência, uma paz incerta chegou ao Iraque. Mas em 2020, muitos protestos violentos aconteceram e a instabilidade voltou ao paísnesses momentos a perseguição aos cristãos é contínua. 

Os cristãos ex-muçulmanos frequentemente mantêm a fé em segredo por causa da pressão e ameaças de parentes, líderes de grupos étnicos e da sociedade em geral. Eles também correm o risco de perder a herança ou o direito de se casar – e eles não podem se casar com cristãos históricos, pois a lei ainda os considera muçulmanos. 

Extremistas islâmicos continuam ativos no Iraque, atacando e sequestrando os cristãos. O governo também discrimina os seguidores de Jesus em vários contextos, desde o local de trabalho até em postos de controle. Além disso, as leis de blasfêmia também podem ser usadas contra aqueles que tentam pregar o evangelho. 

“Nesta crise, somos mais uma vez lembrados de como somos fracos como seres humanos e do quanto precisamos da salvação do Senhor.”     

 Ammar, cristão perseguido no Iraque 

  • Dados do Iraque
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado, paranoia ditatorial, protecionismo denominacional
  • Capital: Bagdá
  • Região: Oriente Médio
  • Líder: Barham Salih
  • Governo: República parlamentarista
  • Religião: Islamismo, cristianismo e outras
  • Idioma: Árabe, curdo, turcomeno, siríaco, armênio

POPULAÇÃO
41,5 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
175 MIL

O que mudou este ano? 

A perseguição enfrentada na vida pública e privada não mudou de modo significativo, mas o nível de violência enfrentada pelos cristãos aumentou drasticamente – o que, em grande parteé a razão do Iraque ter subido do 15º em 2020 para o 11º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021Além disso, os relatos de igrejas sendo fechadas após os ataques da Turquia no Norte do Iraque e um ligeiro aumento no número de cristãos sequestrados também contribuíram para que o país subisse no ranking.  

Quem persegue os cristãos no Iraque 

O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Iraque são: opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado, paranoia ditatorial, protecionismo denominacional.

Já afontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Iraque são: grupos religiosos violentos, parentes, cidadãos e quadrilhas, grupos paramilitares, oficiais do governo, partidos políticos, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, redes criminosas, líderes religiosos cristãos.

Quem é mais vulnerável à perseguição no Iraque? 

Cristãos ex-muçulmanos são os mais vulneráveis a ataques e outras formas de perseguição no Iraque. 

Como as mulheres são perseguidas no Iraque? 

O Estado Islâmico é conhecido por atacar as mulheres e as obrigar a ser escravas sexuais. Embora o grupo jihadista não tenha mais domínio sobre o país, o legado das ações dele permanece e muitas mulheres estão traumatizadas com as experiências que viveram. Mulheres sem véu em áreas como Bagdá e Basra são provavelmente perseguidas ou apedrejadasPor não haver punição aos agressores, a impunidade favorece a repetição desses crimes de gênero.  

As mulheres ex-muçulmanas são ainda mais vulneráveis, porém, as casadas com cristãos ex-muçulmanos também são muito vulneráveis à perseguição. Elas podem ser abusadas sexualmente, colocadas em prisão domiciliar ou proibidas de deixar o país. Além disso, as cristãs de origem islâmica solteiras não podem se casar com homens cristãos históricos. 

Como os homens são perseguidos no Iraque? 

Os cristãos no Iraque são vulneráveis a várias formas de violência, especialmente os ex-muçulmanosMuitos que vivem no Centro e no Sul do país são pressionados a deixar os empregos, especialmente se estiverem trabalhando para organizações estrangeiras ou em níveis mais elevados da sociedade, por exemplo, empresas governamentais. No Norte, os cristãos muitas vezes lutam para conseguir um trabalho e são explorados quando encontram um. Dessa maneira, as famílias são diretamente afetadas, pois eles são os responsáveis pelo sustento dos lares.  

Pedidos de oração do Iraque 

  • Ore pelo crescimento do Iraque e pelo fim das ondas de violência. Peça ao Senhor para colocar paz no coração dos cristãos e dos perseguidores. 
  • Clame para que Senhor volte os corações dos líderes do Iraque para ele. Que eles recebam sabedoria para liderar o país com retidão e misericórdia. 
  • Louve a Deus pelas oportunidades incríveis que os cristãos experimentam de compartilhar o evangelho. Ore para que a população sinta fome e sede de Deus 
Fonte: Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário