avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Mali (País perseguido 28/2021)


Como é a perseguição aos cristãos no Mali? 

Quando grupos extremistas islâmicos assumiram o controle da parte norte do país em 2012, igrejas foram incendiadas e cristãos foram forçados a fugir. O deslocamento que aconteceu ainda afeta os cristãos que perderam as casas e cujas igrejas foram destruídas. Embora alguns cristãos e congregações tenham retornado ao Norte sob proteção policial, eles ainda vivem sob a ameaça de ataque de militantes islâmicos.  

Atividades evangélicas no Norte são especialmente arriscadas e podem levar a ataques de extremistas islâmicos. Missionários cristãos que operam no Mali também vivem sob a constante ameaça de sequestro e alguns foram de fato sequestrados por jihadistas. Se a conversão do islamismo ao cristianismo for descoberta, os cristãos correm o risco de violência (especialmente no Norte) e pressão dos familiares.  

Mesmo no Sul do país, onde os cristãos gozam de mais liberdade religiosa, as ameaças de grupos extremistas islâmicos aumentaram. Além disso, o golpe no final do verão de 2020 deu continuidade à agitação política no Mali, deixando a porta aberta para que elementos extremistas se enraizassem em lugares sem uma liderança forte.  

Os extremistas também usaram a incerteza da pandemia da COVID-19 para afirmar mais controle em algumas partes do Mali, um dos países mais pobres da África. Como esses grupos geralmente visam particularmente os cristãos, essa é uma tendência preocupante para os cristãos, embora ainda não esteja claro o que a liderança provisória do país significará para a liberdade religiosa.   

“Mais de uma vez, minha família enviou jihadistas à minha casa para nos matar [ou pelo menos nos intimidar]. Os planos deles nunca funcionaram. Mas um dia, enquanto meu marido estava em uma viagem de negócios, ele foi morto a tiros. Ele foi morto pela fé, e por se casar com uma ex-muçulmana. Seus colegas me deram a terrível notícia. [Mesmo agora], eu não tenho ideia do que aconteceu com o corpo dele.” 

Naomi, cristã ex-muçulmana no Mali 

  • Dados de Mali
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime organizado
  • Capital: Bamako
  • Região: Oeste Africano
  • Líder: Bah Ndaw
  • Governo: República semipresidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, animismo e ateísmo
  • Idioma: Francês, mais 13 idiomas locais, dentre os quais bambara é o predominante

POPULAÇÃO
20,2 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
467 MIL

O que mudou este ano? 

Mali subiu uma posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021 em comparação com LMP 2020. A perseguição continua muito alta no Mali, particularmente a perseguição violenta, que aumentou no ano passado. Em 2020, ataques de jihadistas deixaram dezenas de cristãos mortos. O risco de violência para os seguidores de Jesus no Mali é muito real.  

Quem persegue os cristãos no Mali? 


Quem é mais vulnerável à perseguição no Mali? 

Os cristãos com maior risco no Mali são aqueles que vivem em áreas do Norte, amplamente controladas por grupos extremistas islâmicos. Todos os cristãos estão em risco nessas áreas, mas os cristãos ex-muçulmanos, particularmente, são alvo. Além disso, esses cristãos podem enfrentar mais pressão da comunidade e família, que veem a conversão como traição e fé em Jesus como algo que trará vergonha para a família ou sociedade ao redor.   

Como as mulheres são perseguidas no Mali? 

No Mali, muitas mulheres ex-muçulmanas são especialmente vulneráveis ao abuso sexual, divórcio forçado e, quase sistematicamente, casamento forçado. Isso é particularmente comum no Norte do Mali. Embora existam leis nacionais para proteger mulheres e meninas em geral, as práticas tradicionais e culturais, bem como as normas de gênero, tornam as mulheres mais vulneráveis a esse tipo de abuso. Sequestrar meninas cristãs e forçá-las a se casar com muçulmanos é uma tática comum usada por extremistas islâmicos para espalhar o islã.  

Quando os pais são separados dos filhos, são mortos ou ocorre perda da renda de subsistência, algumas meninas cristãs sentem que não têm outra opção a não ser recorrer à prostituição para sobreviver. As viúvas também são particularmente vulneráveis. Como resultado de tais práticas, algumas cristãs são traumatizadas e perdem a confiança nas autoridades; sua fé às vezes também pode ser afetada.  

Como os homens são perseguidos no Mali? 

Homens e meninos cristãos no Mali estão particularmente sujeitos a ataques físicos violentos por causa da fé. A pobreza generalizada em um dos países mais pobres da África pode tornar muitos, particularmente homens e meninos, vulneráveis a manobras de recrutamento de grupos extremistas islâmicos. Aqueles que vivem em áreas rurais e remotas são especialmente suscetíveis ao recrutamento forçado por grupos violentos. 

Jovens cristãos são submetidos a sequestro, conversão forçada e recrutamento por milícias no Norte do país. Isso tem um efeito devastador nas famílias e colegas cristãos, que ficam traumatizados por tal perseguição. Na tentativa de proteger os meninos cristãos, eles podem ser separados dos pais e transferidos para áreas mais seguras, mas isso muitas vezes cria outros desafios.  

Pedidos de oração do Mali 

  • Interceda pelos cristãos que ainda tentam reconstruir as casas, igrejas e vidas depois de serem forçados a fugir em 2012. Muitas áreas continuam instáveis, e os seguidores de Jesus correm risco de violência. 
  • Ore pelo governo interino que assumiu o país em meados de 2020. Para que os novos líderes lutem e defendam a liberdade religiosa para pessoas de todas as crenças, e que eles ajudem o Mali a sair da crise da COVID-19 com justiça e liberdade. 
  • Peça a Deus pelos grupos extremistas islâmicos que visam os cristãos no Mali, para que amoleça seus corações e lhes dê ouvidos para ouvir e olhos para ver a glória de seu evangelho e graça. 
  • Clame pelos cristãos malianos que estão exaustos simplesmente de viver sob constantes ameaças, discriminação e perseguição. Ore para que esses cristãos sejam renovados pelo Espírito Santo, e que o Espírito avive a chama da fé deles.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário