avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Burkina Faso (País perseguido 32/2021)


Como é a perseguição aos cristãos em Burkina Faso? 

Depois de um 2019 brutal, quando os cristãos foram alvo dataques e assassinatos por militantes, houve menos ataques violentos de grande escala em 2020. No entanto, a violência continuou, apenas não tão visivelmente.  

Portas Abertas estima que  mais de 1 milhão de pessoas deslocadas internamente em Burkina Faso, e muitas são cristãs. Ataques extremistas expulsaram seguidores de Jesus das casas e aldeias, com muitos sendo forçados a ir para campos de refugiados. Parceiros da Portas Abertas em Burkina Faso relatam que não há igrejas abertas em partes do Nordeste do país. Os cristãos nessa área foram, em grande parte, forçados a fugir devido à violência de extremistas islâmicos. As chuvas baixas e a pandemia da COVID-19 pioraram a situação.  

Os cristãos que se converteram do islã também enfrentam pressão significativa e oposição da família e comunidade. A família pode rejeitar os cristãos ex-muçulmanos, e novos cristãos podem ser pressionados a renunciar à nova fé. Isso também significa que os novos convertidos vindos do islã são frequentemente relutantes em tornar a fé pública. Burkina Faso tem reputação de tolerância de várias crenças, mas essa reputação está cada vez mais em risco.   

“No Norte de Burkina Faso, enfrentamos ataques contra cristãos e contra nossas igrejas. Não sabemos quem são os agressores, nem sabemos quem os patrocina. Tudo o que sabemos é que eles atacam cristãos. Esses ataques destruíram a vida do nosso povo. Estamos preocupados e cheios de dor pela morte de nossos familiares.”  

Pastor Samuel, cristão perseguido em Burkina Faso 

  • Dados de Burkina Faso
  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, corrupção e crime organizado, hostilidade etno-religiosa
  • Capital: Uagadugu
  • Região: Oeste Africano
  • Líder: Roch Marc Christian Kaboré
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, animismo
  • Idioma: Francês e línguas nativas africanas

POPULAÇÃO
20,9 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
4,9 MILHÕES

O que mudou este ano? 

Burkina Faso caiu quatro posições na Lista Mundial da Perseguição 2021. No entanto, analistas da Portas Abertas acreditam que a perseguição se tornou um pouco pior no último ano. Felizmente, a violência diminuiu, mas à medida que os ataques mais ostensivos diminuíram, a crise em curso causada pelos ataques extremistas islâmicos continua a impulsionar o sofrimento e as dificuldades para a comunidade cristã em Burkina Faso. Cristãos ex-muçulmanos também são alvo. 

Quem persegue os cristãos em Burkina Faso? 


Quem é mais vulnerável à perseguição em Burkina Faso? 

As partes norte e leste de Burkina Faso são particularmente perigosas para os seguidores de Jesus, especialmente em áreas fora dos centros urbanos. Os ataques de extremistas islâmicos se concentraram nessa região. 

Além disso, os cristãos ex-muçulmanos também são vulneráveis à pressão e rejeição tanto da família quanto da sociedade mais ampla. Muitas vezes, isso pode levar ao medo de expressar publicamente a fé. 

Como as mulheres são perseguidas em Burkina Faso? 

Burkina Faso fica em uma região onde grupos islâmicos exercem uma enorme influência e o governo central é muito fraco. Como resultado, há sempre um alto potencial para meninas e mulheres serem sequestradas e/ou forçadas a se casar. As meninas cristãs são pressionadas, e às vezes forçadas, a se converter ao islã se o futuro marido for muçulmano.  

É possível que, à medida que mais pessoas sejam radicalizadas no Norte, elas também queiram se casar cedo para formar famílias – forçando as meninas a se casarem com aqueles que se juntam às fileiras de grupos extremistas. 

Uma das estratégias dos extremistas muçulmanos é casar-se com garotas cristãs. Recentemente, uma filha de um pastor foi levada à força e casada com um homem muçulmano, na capital Ouagadougou. Em outras situações, incidentes semelhantes são relatados.  

Como os homens são perseguidos em Burkina Faso? 

Grupos militantes islâmicos que operam na região do Sahel, no Oeste Africano, frequentemente recrutam membros de países como Níger e Burkina Faso. Homens e meninos cristãos podem ser alvo. É possível que, à medida que mais pessoas se radicalizem no Norte, seus familiares (irmãos, tios, etc.) sejam pressionados a se juntar às fileiras de grupos militantes islâmicos.  

Em áreas de conflito, os homens são vítimas de ataques físicos de extremistas islâmicos violentos. Quando homens e meninos cristãos são deslocados à força de suas casas e cidades por causa da fé, as famílias também são seriamente afetadas pela perseguição. Esses homens e meninos deslocados correm o risco de não receberem educação adequada, impedindo-os de se integrarem totalmente à sociedade. 

Pedidos de oração de Burkina Faso 

  • Ore pela provisão do Senhor na vida de nossos irmãos e irmãs deslocados em Burkina Faso. Peça para que eles não sejam governados pelo medo, mas experimentem a paz que só o Senhor pode dar, através de seu Espírito. 
  • De um pastor em Burkina Faso: Ore por Burkina Faso, para que a paz de Deus reine no país, e nosso povo volte para as aldeias e continue as atividades diárias. Clame também por nossos pastores que foram deslocados, que Deus os equipe e coloque as palavras de esperança em seus lábios enquanto ministram nas congregações”.  
  • Interceda por graça para que os cristãos permaneçam firmes na fé enquanto enfrentam crescente hostilidade. Muitas pessoas, incluindo os cristãos, foram severamente traumatizadas pela deterioração da segurança e pelo deslocamento que sofreram. Peça ao Senhor que trabalhe nas vidas para trazer cura e conforto.  
  • Agradeça ao Senhor pelos esforços da igreja para suprir as necessidades de outros cristãos locais através das doações.  
  • Clame pela provisão do Senhor para todos os deslocados nas necessidades físicas. Ore para que o governo tenha sabedoria à medida que busca criar ordem nas áreas afetadas.  
Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário