avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Epidemia de Aids completa 30 anos com queda nas infecções



O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, Unaids, informou que o número de novas infecções caiu cerca de 25%, entre 2001 e 2009. O Unaids lançou um relatório em Genebra e Nova York, para marcar os 30 anos da epidemia. O primeiro caso de Aids foi notificado em 5 de junho de 1981. Segundo a agência, 34 milhões de pessoas vivem com o HIV e cerca de 30 milhões perderam a vida, desde o surgimento da doença.

Acesso

Para as Nações Unidas, o acesso ao tratamento vai transformar a resposta à Aids na próxima década. O chefe do Unaids, Michel Sidibé, disse que a terapia com antirretrovirais não só aumenta a sobrevivência, mas evita a transmissão do vírus para mulheres, homens e crianças.
Atualmente, mais de 6,6 milhões de soropositivos estão recebendo tratamento em países de rendas baixa e média. Mas no ano passado, cerca de 9 milhões de pacientes que tinham direito ao coquetel, ficaram sem o medicamento.

O médico da OMS, Marco Vitória, falou à Rádio ONU de Genebra, antes do relatório, sobre alguns desafios logísticos na cobertura universal.

“Em muitos países, apesar dos avanços, ainda existem muitas pessoas que não têm acesso ao tratamento em virtude de uma série de dificuldades estruturais. Apesar de ser um tratamento muito efetivo. Ele ainda é complexo para ser administrado por pessoas que não sejam médicos, ou especialistas em saúde, em áreas fora de centros urbanos”, afirmou.

África do Sul e Índia

Alguns países registram ganhos na luta contra o HIV. Na Índia, o índice de novas infecções caiu mais que pela metade, já na África do Sul, que viveu altas taxas de contaminação, a queda foi de 35%. Os dois países ainda concentram a maior parte de soropositivos nos respectivos continentes.

O fornecimento de antirretrovirais para crianças também aumentou mais de 50% desde 2008.
O relatório revela que após 30 anos, as pessoas estão se preocupando mais com segurança nas relações sexuais. Mas ainda há disparidades. Homens jovens têm mais acesso à informação sobre prevenção ao vírus que mulheres na mesma idade. Cerca de 74% dos homens conhecem o preservativo como método de prevenção. Entre as mulheres, este número baixa para 49%.

O tratamento para crianças também é menor que para adultos.

Direitos Humanos

As regiões da África Subsaariana e do sudeste da Ásia registraram quedas acima da média, já América Latina e Caribe tiveram reduções modestas de menos de 25%. O leste da Europa, Oriente Médio e o norte da África notificaram aumento dos casos de HIV.

O relatório “Estratégia Global do Setor de Saúde sobre HIV/Aids para 2011-2015” deverá conduzir as ações da OMS e dos países-membros para fortificar os sistemas de saúde e responder a violações de direitos humanos e desigualdades que impedem o acesso ao tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário