avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Evangélicos pedem ao ministro José Serra que Brasil mude voto em resolução da UNESCO que prejudica Israel

O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), recebeu um grupo de líderes evangélicos na última quinta-feira, 10 de novembro, no Palácio do Itamaraty. Na reunião, ele ouviu que é importante que o Brasil reveja sua postura em relação a questões que envolvem Israel, como a famigerada resolução da UNESCO sobre a relação dos judeus com o Monte do Templo, em Jerusalém.
O imbróglio é delicado de ser resolvido no âmbito diplomático, pois o governo petista já havia se comprometido a votar a favor da resolução, e ao longo deste ano, enquanto as discussões foram avançando, a postura do governo de Michel Temer (PMDB) foi mudando em relação ao assunto, mas ainda não é favorável a Israel.

No último mês de outubro, quando a votação mais recente foi realizada, o Brasil contestou pontos da resolução da UNESCO, e contribuiu – juntamente a outros países – para uma mudança significativa no texto, que passou a reconhecer a relação judaica com os lugares sagrados da “Cidada Santa”, e votou a favor. As autoridades de Israel consideram essa resolução, mesmo com mudanças, uma excrecência que ignora a história da região através de milênios.
O pastor e deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) intermediou os contatos com o ministro e conseguiu agendar a reunião. Na ocasião, ele destacou que o assunto preocupa a maioria dos evangélicos brasileiros e disse a Serra que o objetivo daquele encontro era expressar esse sentimento em relação à postura adotada pelo país na votação.
“Viemos aqui para afirmar que 1/4 da população brasileira é composta de cristãos evangélicos e que essa parcela significativa da população deseja ser ouvida neste tema tão sensível e importante para nós. Apoiamos este novo posicionamento do Brasil, reconhecemos o esforço que vem sendo feito, mas pedimos ainda mais empenho no sentido de que o texto continue evoluindo para o adequado e justo”, explicou Lucena.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do pastor e deputado, outras 20 resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) – entidade que comanda a UNESCO – prejudicam Israel. “Como evangélico, cristão e deputado, não posso compactuar nem apoiar qualquer governo que aprove textos parciais e desequilibrados, claramente prejudiciais a Israel”, destacou, pedindo ao ministro que o Brasil reveja sua posição também nessas questões.
Serra se comprometeu a estudar o caso e disse que irá se empenhar para encontrar uma saída, de forma que na próxima reunião da UNESCO, uma proposta melhor seja apresentada para a questão.
“Vamos nos mobilizar novamente acerca deste tema na próxima sessão deliberativa ano que vem”, disse, garantindo que o Brasil votará contra essa resolução que trata dos pontos sagrados de Jerusalém caso não existam avanços significativos no texto.
A 201ª Sessão Deliberativa do Comitê Executivo da Unesco está prevista para ocorrer em abril de 2017, e as lideranças evangélicas brasileiras continuarão acompanhando o caso.
Por Tiago Chagas - Gospelmais

0 comentários:

Postar um comentário